O que se passa com a fiabilidade Alemã?

Militaogtc

New member
Como todos sabem a fiabilidade sempre foi uma das bandeiras dos Alemães com carros míticos como o Beetle (carocha), os TDI's que fizeram juntamente com a Mercedes milhares de km e mais recentemente os BMW como carros de "gente rica" e com estatuto.
Curiosamente de à uns anos para cá têm vindo a deitar por terra tudo aquilo que demorou anos a construir como as correntes de distribuição nos N47, os Mercedes que se auto-destroem os TDI/TSI/GTI que rebentam com as cabeças do motor etc. Casos que todos nós conhecemos deste mesmo forum e que alguns não querem ver ou simplesmente alegam que existem outros problemas idênticos noutras marcas.

Não tomem este tópico como ofensivo até porque eu próprio tive e tenho carros alemães.

A minha ideia com este tópico é perceber se ainda existe fiabilidade nos carros Alemães e se "poderei comprar um e andar 150 mil sem problemas de maior"

O que se passa com a fiabilidade alemã é o que se passa com a generalidade das marcas, os carros são cada vez mais eficientes e mais complexos e por consequente mais passiveis de avariar, não me parece que seja um caso isolado dos alemães.

Para além disso, os japonese sempre estiveram um patamar acima no que à fiabilidade diz respeito, logo não me parece que este factor seja cartaz dos alemães, mas sim carros globalmente muito bons e competentes.

Last edited:
Não isso hoje em dia é impossível de acontecer. Antigamente nenhum carro (desde que fosse alemão) tinha qualquer problema, hoje em dia, é exactamente o contrario, se for alemão é certinho que irá para a sucata em menos de 150000kms.

ironic mode off...

Não dava para colocar esta pergunta num dos outros 2000 tópicos que existem sobre problemas nos carros alemães? É que de certeza, criar um tópico para falar disto, vai dar raia mais tarde ou mais cedo

A publicidade, o aspecto de robustez e sobretudo o status sobrepõem-se à fiabilidade, é o que se passa. [:D]

Este parece me um tópico pertinente. A ideia que tenho e que as marcas, sobretudo as alemãs, entraram numa competição desenfreada por potência e baixo consumo que levou a uma diminuição da fiabilidade.
Nao esta tanto em causa fazeres 150 mil kms. Isso faz se sem grandes problemas. Agora 300/400 mil ja sao barreiras difíceis de atingir, quando antes os carros faziam quilometragens bem superiores.

mas a questão tambem e muito social. Antes comprava se um carro para a vida, a marca que fizesse carros mais fiáveis sobressaia. Hoje em dia, queremos trocar com frequência de carro, e no fundo as marcas dão o que a maioria das pessoas procura, carros novos, cheios de tecnologia, potentes e económicos... Não sao tao fiáveis, mas nao se pode ter tudo...[:D]

Com os alemães que se encontram próximos de mim, está tudo a funcionar como suposto.

A4 1.9 TDI 2004 com 275.000 kms
A3 2.0 TDI 2006 com 90.000 kms
Focus 1.6 Tdci 2010 com 75.000 kms

Nenhum deu problemas até agora.

O que se passa com a fiabilidade alemã é o que se passa com a generalidade das marcas, os carros são cada vez mais eficientes e mais complexos e por consequente mais passiveis de avariar, não me parece que seja um caso isolado dos alemães.

Para além disso, os japonese sempre estiveram um patamar acima no que à fiabilidade diz respeito, logo não me parece que este factor seja cartaz dos alemães, mas com carros globalmente muito bons e competentes.
Esta é precisamente a minha opinião e acresentava que cada vez mais as marcas optam por peças/acessórios/equipamento exterior à marca em que se calhar o controlo de qualidade não será tão competente.

Igualmente se pode perguntar o que se passa com a fiabilidade japonesa. [;)]

Mas sim, os alemães têm vindo a desiludir muita gente, e com razão. :sh)

Os alemães são muito bons a fazer o que o mercado quer. E o mercado quer carros potentes e com bom aspecto, no fundo querem status, e quando compram pouco ligam à fiabilidade.
Portanto os alemães só estão a fazer o que o mercado quer, e a prova disso é as vendas que continuam a aumentar ano após ano.

Mas sim, os alemães têm vindo a desiludir muita gente, e com razão. :sh)

Mas a fiabilidade japonesa continua no topo. Pode haver um modelo ou outro com alguns problemas, especialmente aqueles que são feitos fora do Japão, mas sempre houve modelos com alguns problemas, nunca foram completamente isentos de problemas.
Mas as marcas japonesas continuam a ser muito fiáveis e a estar no topo da fiabilidade.

Como já foi dito por 3 ou 4 users, não acho que seja um problema exclusivo dos Alemães.

Simplesmente têm-se destacado e sido "melhores" a fazer isso mesmo - o que o mercado europeu/principalmente nós queremos.

Pessoalmente não acho que seja o melhor, mas eu sou uma minoria...nós no fórum somos uma minoria de um país ou continente.

Em todo o mundo a filosofia vigente é mais pelo descartável e pela inovação a qualquer custo, e isso implica rapidez no ciclo de produto e inovação o que leva a menor fiabilidade pelo "tried and tested".

Basta ver aqui no fórum e as conversas de café que importa mais os números, que tem x de potência e binário, que gastou só y na viagem à terra e que papa tudo (sempre pessoal com fome [:D])...há que dar o que o mercado quer, depois não se queixem.

Isto passa-se com Alemães, Italianos, Japunas, Coreanos, etc.

As pessoas olham para carros alemães com 20 -30 anos que ainda circulam por aí e, acham que se comprarem hoje um carro de uma dessas marcas ele vai durar tanto como os carros dessa época. Poucas pessoas reparam que a durabilidade está ligada à simplicidade. Hoje, com a quantidade de tecnologia que tem um automóvel, se ele não falhar por causas mecânicas vai falhar pela eletrónica (que hoje representa a maior causa de avarias em qualquer carro).
Olhar para um carro alemão e pensar que a sua nacionalidade lhe confere qualidade, é ignorar que hoje em dia os fabricantes trocam entre si toda a espécie de componentes, veja-se os mercedes com motor renault. Embora já me tivesse sido afirmado que um motor renault num mercedes é muito melhor que um motor renault num renault.

Eu acho que aquilo que se passa é a queda de um mito.......os carros na década de setenta e oitenta eram mais fiáveis?? - Sem dúvida, e não eram só os alemães, existiam muitos peugeot 504, citroen cx e outros a passarem a mítica barreira do milhão de km......

O que eu acho é que, só há poucos anos, o grosso dos portugueses começaram a ter acesso a carros ditos premium e começaram a ver que na realidade eles não são aquela vaca sagrada com que lhes acenaram.....ainda por cima, tendo dinheiro para a compra, muitos descuram a manutenção, com resultados desastrosos.....

Os carros alemães são o que sempre foram, tão fiáveis como os outros.....a grande diferença, e aqui estou plenamente de acordo com as opiniões dominantes, é que têm uma qualidade de construção/materiais acima da média.....de resto a porcaria é a mesma em todas as marcas!

Já a Francesa nunca nos lembramos porque nunca foram mesmo grande coisa [:D]

A verdade é que já comprei 4 carros franceses novos com os quais fiz cerca 1.100.000km no total. Nunca tive razões de queixa. O 1º fez-me 400.000km e tenho um que está com 375.000. Ou tenho sorte ou não são assim tão maus.

Discordo, apesar dos japoneses actualmente usarem muitos componentes fabricados na Europa para reduzir custos de produção, a fiabilidade continua de topo, principalmente a nível mecânico, motores como o 1.2i VTEC 1.4 D-4D, 1.3 VVT-i, 1.8i-VTEC, e os não tão conhecidos motores Mazda, Mitsubishi, Suzuki e Nissan, continuam a ter uma fiabilidade referencial.

Como já foi dito por 3 ou 4 users, não acho que seja um problema exclusivo dos Alemães.

Simplesmente têm-se destacado e sido "melhores" a fazer isso mesmo - o que o mercado europeu/principalmente nós queremos.

Pessoalmente não acho que seja o melhor, mas eu sou uma minoria...nós no fórum somos uma minoria de um país ou continente.

Em todo o mundo a filosofia vigente é mais pelo descartável e pela inovação a qualquer custo, e isso implica rapidez no ciclo de produto e inovação o que leva a menor fiabilidade pelo "tried and tested".

Basta ver aqui no fórum e as conversas de café que importa mais os números, que tem x de potência e binário, que gastou só y na viagem à terra e que papa tudo (sempre pessoal com fome [:D])...há que dar o que o mercado quer, depois não se queixem.

Isto passa-se com Alemães, Italianos, Japunas, Coreanos, etc.

Acho que é isto mesmo, concordo contigo: a procura por novo produto é tão desenfreada, que as marcas não precisam de construir bem para venderem. É o que mercado pede! Além disso, a pressão para reduzir custos também tem um "custo"... materiais mais descartáveis são cada vez mais utilizados e a qualidade empregue nos mesmos não me parece ser o que de melhor já se fez.

No entanto reparem: os carros são mais bonitos (na generalidade das marcas acho que houve grandes evoluções), são mais leves, mais potentes e mais económicos.

É balançear tudo e escolher o melhor binómio "fiabilidade" vs tempo que se pretende ficar com a viatura! [;)]

Com os alemães que se encontram próximos de mim, está tudo a funcionar como suposto.

A4 1.9 TDI 2004 com 275.000 kms
A3 2.0 TDI 2006 com 90.000 kms
Focus 1.6 Tdci 2010 com 75.000 kms

Nenhum deu problemas até agora.
Há aí um "alemão" com sotaque de vários paises.[:p] Mas o que interessa é que se está portar bem, tal como a da minha Maria[;)].
Já a Francesa nunca nos lembramos porque nunca foram mesmo grande coisa [:D]
Que mauzinho[:D].

As pessoas olham para carros alemães com 20 -30 anos que ainda circulam por aí e, acham que se comprarem hoje um carro de uma dessas marcas ele vai durar tanto como os carros dessa época. Poucas pessoas reparam que a durabilidade está ligada à simplicidade. Hoje, com a quantidade de tecnologia que tem um automóvel, se ele não falhar por causas mecânicas vai falhar pela eletrónica (que hoje representa a maior causa de avarias em qualquer carro).
Olhar para um carro alemão e pensar que a sua nacionalidade lhe confere qualidade, é ignorar que hoje em dia os fabricantes trocam entre si toda a espécie de componentes, veja-se os mercedes com motor renault. Embora já me tivesse sido afirmado que um motor renault num mercedes é muito melhor que um motor renault num renault.

Então não lhe disseram?????

A estrela da grelha dos mercedes é concebida especialmente para eliminar o campo magnético gerado pela fricção do ar na carroçaria, anulando assim as forças negativas que se geram na carroçaria do carro tornando assim o motor muito mais fiável......toda a gente sabe disso.!

Back