O que ver em Roma?

Rodinhas1

New member
Boa tarde.
Preciso da vossa ajuda.
No fim deste mês, vou passar 4 dias a Roma...
O que ver por lá?
A cidade é segura?

Toda a ajuda será bem vinda.

[;)]

o aeroporto será de Ciampino, já li que o melhor para me deslocar até ao centro da cidade é o comboio..... mas também li que o melhor são os autocarros diretos...o que me dizem?

É a minha 1ª viagem de avião... e uma cidade que não conheço.....

sem o meu carro por perto, parece que vou ficar nú!!

o aeroporto será de Ciampino, já li que o melhor para me deslocar até ao centro da cidade é o comboio..... mas também li que o melhor são os autocarros diretos...o que me dizem?

É a minha 1ª viagem de avião... e uma cidade que não conheço.....

sem o meu carro por perto, parece que vou ficar nú!!

A estação de comboios não é mesmo no Aeroporto. Tens que apanhar um autocarro que faz a ligação. Há muitos, para aí de 15 em 15 minutos, e demoram uns 5 minutos a chegar à estação.

Se quiseres ir directo de Autocarro para Roma, há vários operadores (Atral, Terravision, Sit, etc). Provavelmente até podes comprar o bilhete previamente online.
Em princípio, seja de autocarro seja de Comboio, deves saír no Termini, que é um terminal de transportes públicos enorme dentro da cidade de Roma. A partir daí vais para qualquer lado de Metro ou de autocarro.

Este tópico interessa-me já que estou a pensar ir a Roma nas "férias" de Carnaval.
Que Hotel aconselham? A prioridade é ser perto dos transportes públicos de preferência do Metro, as premissas são ser limpo e barato, já que apenas será para dormir, algo tipo IBIS serve perfeitamente. Já estive a ver estes e não me parecem que sejam bem localizados para quem quer usar transportes.

A estação de comboios não é mesmo no Aeroporto. Tens que apanhar um autocarro que faz a ligação. Há muitos, para aí de 15 em 15 minutos, e demoram uns 5 minutos a chegar à estação.

Se quiseres ir directo de Autocarro para Roma, há vários operadores (Atral, Terravision, Sit, etc). Provavelmente até podes comprar o bilhete previamente online.
Em princípio, seja de autocarro seja de Comboio, deves saír no Termini, que é um terminal de transportes públicos enorme dentro da cidade de Roma. A partir daí vais para qualquer lado de Metro ou de autocarro.

O hotel é a 4 minutos a pé da estação Termini.

A principal ideia é saír de cá mais ou menos com o plano dos percursos a percorrer.....para não se perder muito tempo e aproveitar ao maximo.....

Acham que posso levar a minha canon d700?

será que é muito arriscado?

Este tópico interessa-me já que estou a pensar ir a Roma nas "férias" de Carnaval.
Que Hotel aconselham? A prioridade é ser perto dos transportes públicos de preferência do Metro, as premissas são ser limpo e barato, já que apenas será para dormir, algo tipo IBIS serve perfeitamente. Já estive a ver estes e não me parecem que sejam bem localizados para quem quer usar transportes.
Vou ficar perto da estação.
depois posso deixar o meu feedback.
mas para teres melhores preços, seria melhor marcar o mais depressa possivel...

A cidade é relativamente segura, mas atenção aos pertences quer no metro ou outros transportes, quer na zona de Termini e nas filas onde se acumule muita gente. Pode levar a máquina fotográfica, mas sempre atento a ela.

Em relação ao que visitar, há 2 locais de visita obrigatória e que ocupam bastante tempo - normalmente compram-se bilhetes conjuntos:
1 - Coliseu, fórum romano e monte Palatino - pode levar quase um dia inteiro a visitar e recomendam que seja logo o primeiro percurso histórico a fazer por se tratar da Roma antiga. Deve fotografar o Coliseu de dia e à noite iluminado, vale a pena.

2 - Museus do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de São Pedro - não se podem levar mochilas ou sacos muito grandes, tem que se levar identificação (pois é outro estado) e fazem controlo de segurança à entrada. O Vaticano é o mais caro local de interesse de Roma e a melhor forma de entrar sem filas e ter uma informação mais completa em pouco tempo, é reservar uma visita guiada ainda antes de ir através da net, não se perde tempo em filas enormes, ouve-se toda a explicação nos headphones - o tour guiado tem a duração de 3 horas. No dia da visita ao Vaticano aproveite para passar pelo Castel Sant Angelo, uma fortificação junto ao rio Tibre.

Aconselho à chegada ao aeroporto, comprar os bilhetes para o transfer para Termini ida e volta podem custar 9 euros por pessoa. é mais fácil, pois no mesma rua onde os autocarros do shuttle SIT deixam os passageiros, é onde terão de os ir apanhar no regresso e assim já terão o bilhete, basta estarem lá algum tempo antes do horário que precisam. O autocarro demora cerca de 45 minutos.

Atenção que em Roma paga-se entre 3 e 4 euros de taxa municipal por pessoa por noite, no dia do check out. Portanto, mesmo que o hotel já esteja pago antecipadamente, haverá mais esse custo a liquidar.

Ainda quanto a visitar a cidade, há pontos de interesse que se podem alcançar a pé, seguindo um mapa (pode pedir um grátis nos balcões do aeroporto de informação turística onde também se compram os bilhetes dos transfers) e que estão relativamente perto do Termini. Por exemplo, Fontana di Trevi, Piazza de Spagna, Panteão, Piazza Navona, Campo de Fiori, seguindo o rio encontra-se a ilhota no rio Tibre -a Isola Tiberina.
Quase todas as praças têm igrejas muito trabalhadas e lindas por dentro, em Roma há realmente muito que ver.

Quando usar o metro vai ser preciso ter trocos, moedas, pois as máquinas para comprar os bilhetes não aceitam notas supeior a 5 euros e se isso acontecer tem de se deslocar ao exterior em frente à estação de comboios de Termini aos quiosques para comprar os bilhetes com notas.

Alerto já que há bons ristorantes e tratorias para comer comida típica local italiana, vale a pena a experiência gastronómica e falam inglês, mas é caro e costumam ser cobrados uns euros apenas pela mesa estar posta e pelo serviço.

Cuidado nas passadeiras sem semáforos, por vezes os carros nem páram...
Espero ter ajudado e boa viagem!

Última edição:
Em relação à segurança, acho que é pior que Lisboa. Mas acho que não se deve deixar de lá ir por esse motivo.

Estive lá 2 vezes e sempre alojado junto a Termini e acho que não é uma zona muito segura. Muitos sem abrigo, gente desocupada, monhés chatos e alguns aglomerados de gente com ar pouco recomendável. É avançar sem dar conversa e mostrar naturalidade. E isto só ao anoitecer e noite.

Junto ao Vaticano vi um gajo a ser detido à minha frente por polícias em paisana, que estão nuns puntos ou 208 descaracterizados. Aí é mais provável seres roubado nos estabelecimentos. Cobraram-me 5€ por um cappuccino + 0,50 por terem vindo servir à mesa. Uns amigos comeram um terço de croissant por 4,30€.

Junto ao Coliseu quando eu lá estava um monhé roubou uma GoPro a um turista e depois foi a correr atrás dele, mas sem sucesso. A polícia não mexeu uma palha.

Mas não te quero assustar. Tem cuidado com as selfies e sê discreto com os valores.

Voltar
Superior