O risco de ser fiador.

Então, mas hoje em dia acho que qualquer banco empresta dinheiro
para uma casa sem fiador, porque é que no caso do teu amigo é
diferente?
Quer pedir mais dinheiro do que a casa vale?
Não tem rendimentos provados que possam pagar o empréstimo?

Se for o unico comprador, é normal o banco requerer um fiador.

boas
1 bom amigo meu pediu-me para ser fiador dele na compra de uma casa. eu até quero aceitar mas tenho algum receio porque nao sei bem o que implica ser fiador.
imagine-mos que ele tem 1 acidente e deixa de pagar a casa, o que acontece? ele diz que vai fazer seguro e que se acontecer alguma coisa a casa fica paga.
obrigado

Tu foge disso. Fiador só da minha filha, e se ela se portar bem (só tem 6 anos).

A sério não te metas nisso, o mais certo é se surgir algum problema além de perderes um amigo podes perder o resto

Eu fui único e sou comprador do "meu apartamento" e se o banco me exigisse fiador eu simplesmente não comprava ou procurava outro banco.

Nem mais..essa foi a resposta que dei ao meu banco....passado uma semana aprovaram-me o credito...sem fiador

Abraços

ps: nao te metas amigo..

Eu fui único e sou comprador do "meu apartamento" e se o banco me exigisse fiador eu simplesmente não comprava ou procurava outro banco.

Tal como eu, mas nem precisei de fazer ameaças... nunca me falaram em tal coisa.

E se um dia tu precisares de um empréstimo para qualquer coisa? será que o facto de seres fiador de alguém não te vai prejudicar?

boas
1 bom amigo meu pediu-me para ser fiador dele na compra de uma casa. eu até quero aceitar mas tenho algum receio porque nao sei bem o que implica ser fiador.
imagine-mos que ele tem 1 acidente e deixa de pagar a casa, o que acontece? ele diz que vai fazer seguro e que se acontecer alguma coisa a casa fica paga.
obrigado
Se ele tiver um acidente(não mortal, Ex: desemprego, etc.) o teu património responde pela divida dele e nunca será nada teu :(

Nunca na tua vida te passe pela cabeça ser fiador de alguém pela qual não sejas capaz de dar a tua vida.

Muito resumidamente... um fiador serve para ficar e pagar um determinado bem quando alguém o deixa de pagar por problemas financeiros ou de outra natureza. Tenho e ando a pagar um carro que na altura não queria e foi relativamente facil mudar as posições contratuais. Fiador de alguém dificilmente!

Há mais um pormenor, antigamente ninguem sabia quem era fiador de quem. Hoje, sem certeza absoluta do que estou a dizer, acho que os bancos trocam informação e este nível através do Banco de Portugal e levantam dificuldades em créditos futuros.

Exacto, hoje em dia os bancos tem acesso às fichas interbancárias de empresas (e julgo que de particulares também).
Ou seja, se um cliente se porta mal fica logo marcado, e quando for bater à porta de outro banco eles sabem logo o histórico daquele cliente, se é bom pagador, se mau, etc.

Cumprimentos

O meu pai já teve problemas por ser fiador.

Foi fiador do irmão num empréstimo pequeno o meu tio não pagou a prestação e forma buscar o dinheiro a conta do meu pai sem ele saber, o meu pai passou um cheque a pensar que tinha la dinheiro, quando deu pela coisa já tinha com o nome a caminho da lista negra do banco de Portugal (isto já a alguns anos quando um cheque careca era um crime muito grave).

Actualmente foi fiador na compra da minha casa e do meu irmão e mais nada.

Outro dos problemas que ainda não foi referido de ser fiador e que tu podes aceitar ser fiador de um amigo que tu tens toda a certeza que ele vai pagar, e depois outro amigo não tão serio descobre e pede-te para seres fiador dele também, e desta e difícil de nos escaparmos.

Não te metas nisso.

Tive um "amigo", que em tempos quis comprar casa mais a mulher, e queriam que eu e a minha mulher fossemos os fiadores deles.
A minha mulher quase que se deixou enrolar, mas eu delicadamente disse-lhes que não.
Passado 2 anos, eles separaram-se, ele pirou-se para a Irlanda, a casa deixou de ser paga, e o resto nem vale a pena contar.

Foge disso..

Tenho um tio cujo fiador era o meu avo.. o meu tio zangou-se com a mulher,.. e nao pagou mais a casa.. quem ficou a pagar? o meu avo sem dinheiro para tal :sh). La se resolveu oc aso, mas caso se volte a repetir vai ter de lhe calhar o mesmo outra vez..

portanto foge mesmo disso

Nunca serei fiador de ninguem a nao ser da minha filha caso ela precise caso contrario é que é escusado sequer pedirem.

Ja dizia o ditado, Amigos, Amigos, negocios a parte

cumprimentos

Não te metas nisso!

Ainda bem que colocaste aqui este tópico...

Foge disso amigo, se acontece alguma coisa, vai sobrar pra quem não merece...[;)]

Parece ser a opinião geral dos utilizadores que é uma péssima ideia sermos fiadores seja de quem for, e eu concordo.
A opção final é claramente tua, no entanto aceita apenas se tiveres plena consciência do enorme risco que estás a correr.
Eu nunca o faria. [8b]

Cumps,

Nem penses nisso! É um risco grande demais. Ele que viva de acordo com as posses que já não lhe pedem fiador [:p]

Já diz o velhinho ditado: "Amigos amigos, negócios à parte".

Se fiador de alguém pode vir a implicar situações mto mto complicadas. E apesar de poderem ser pessoas em que confies minimamente poderá sempre acontecer um problema como um divorcio ou algo semelhante e depois quem fica com o Banco à perna és tu.

Back