O Siluro e o seu impacto na fauna nativa e autóctone...

É bom para comer, já comi, mas a maioria das pessoas não é fã de peixe de rio, muitas vezes até por desconhecimento...

Quando era mais miúdo, fui tantas vezes à pesca para o Tejo e pescava-se sobretudo barbo, mas também bogas, algum sável ou tainha.

Agora praticamente desapareceu tudo!

PS: isto muito acima de Alhandra e já bem mais perto de Espanha...

É bom para comer, já comi, mas a maioria das pessoas não é fã de peixe de rio, muitas vezes até por desconhecimento...

para mim tanto faz ser do rio ou do mar

simplesmente a maioria têm tantas espinhas e fininhas que nem os consigo comer, não faço ideia se são todos assim

outros tipos de peixe que nunca provei foram enguias e lampreias, e imaginar que existem "excursões" para comerem isso da lampreia

as enguias se der para comer tudo ainda era capaz de comer

Já se comeu peixe gato lá em casa, mas a malta não aprovou.

Eu por mim, tudo o que vai ao prato é para comer !

Mas com a tecnologia atual, algum tempo e mão de obra, limpava-se o bicho do rio. Até porque está confinado a uma zona bem definida, por sinal a que eu mais frequento.

Se me emprestarem material eu posso dedicar algum tempo nessa tarefa, preciso de um barquito, pode ser com motor elétrico e umas redes.

ao lado do tópico: A praia de Ortiga tem 2 problemas, o siluro e os lelos.

Mas com a tecnologia atual, algum tempo e mão de obra, limpava-se o bicho do rio. Até porque está confinado a uma zona bem definida, por sinal a que eu mais frequento.

Se me emprestarem material eu posso dedicar algum tempo nessa tarefa, preciso de um barquito, pode ser com motor elétrico e umas redes.

Se te referes à Praia da Ortiga, junto a Belver, então diria que nao é bem assim. Há anos que são apanhados exemplares bem mais a jusante, como Santarém, Muge e Azambuja.

realmente quando se metem as coisas em perspectiva, o siluro acaba por não ser assim tão mau.

Se te referes à Praia da Ortiga, junto a Belver, então diria que nao é bem assim. Há anos que são apanhados exemplares bem mais a jusante, como Santarém, Muge e Azambuja.

Nem é preciso ir tão longe! O que comi foi pescado nas Mouriscas, apenas meia dúzia de km's abaixo da Barragem de Belver!

É virtualmente impossível de erradicar este peixe! Basta pensar que em muitos pontos do Tejo nem dá para armar redes de pesca e sei do que estou a falar! Entrar na culinária será uma boa ajuda, como aconteceu com o lúcio-perca, mas este último é bem melhor, pelo menos para o meu paladar! O siluro come-se, mas não achei nada de especial...

Um exemplo da dificuldade de erradicação: basta pensar em vários pontos a sul da muralha, junto da barragem, onde nenhum barco de pesca consegue fazer nada e não dá para colocar redes! Mesmo que desse, a fertilidade do siluro, ou peixe-gato, é medonha e bate tudo!

Por último, alguém referiu que os peixes do rio têm muitas espinhas e é parcialmente verdade. Para mim o pior é o barbo (de que gosto muito) e chega a ser perigoso e implica muito cuidado ao comer, mas o siluro não é assim, pelo menos deste que comi...

A ver se no verão, durante as férias, arranjo tempo e companhia para fazer uma pescaria dessas...

Ja comi savel com açorda de ovas em Ortiga.

Agora têm um restaurante de cabrito muito porreiro por lá , penso que também servem peixe!

Era sugerir aos proprietários servirem esta nova espécie, seria win win (se a CM ou JF ajudasse com alguns subsidios, por exemplo, a incentivar a pesca e comercialização)

Lugar Ortiga Rest

image.png

Uma dos melhores pratos de peixe gato que comi foi na Florida e há quase mil e uma receitas para peixe gato, mas a minha preferida é mesmo Southern Fried Catfish.

Há milhares de receitas na net desde o estilo cajun até receitas para para a air fryer.

Só não tentem apanhar o peixe gato à moda dos Rednecks.

Isso nao vai acontecer porque esse peixe tem uma dentiçao minuscula, por isso, nao vai haver problemas desses

Sim pode não aleijar mas morder em alguns casos morde. Há notícias sobre isso noutros países. É um animal territorial.

A questão dos ataques é um não assunto. Há coisas bem mais prováveis de acontecer a um humano do que ser atacado por este peixe, cujos casos são absolutamente residuais e sem nenhuma morte confirmada a nível mundial. Diria que é 1000 vezes mais provável levar com um raio na cabeça no caminho para a praia, ou ser picado por abelhas, do que ser atacado por um destes peixes.

Ja comi savel com açorda de ovas em Ortiga.

Agora têm um restaurante de cabrito muito porreiro por lá , penso que também servem peixe!

Era sugerir aos proprietários servirem esta nova espécie, seria win win (se a CM ou JF ajudasse com alguns subsidios, por exemplo, a incentivar a pesca e comercialização)

Bom, bom, era o Kabra's, tínhamos era que nos alhear do aspecto exterior.[br:)][:D]

Fiquei com curiosidade de provar.

Têm aparecido muitas notícias sobre o tema e há quem diga em comentários que é bom...

Alguém já provou?

A questão dos ataques é um não assunto. Há coisas bem mais prováveis de acontecer a um humano do que ser atacado por este peixe, cujos casos são absolutamente residuais e sem nenhuma morte confirmada a nível mundial. Diria que é 1000 vezes mais provável levar com um raio na cabeça no caminho para a praia, ou ser picado por abelhas, do que ser atacado por um destes peixes.

Não é questão de aleijar mas ninguém gosta de ser mordido por um bicho de 2 metros mesmo que não faça ferimentos. Simplesmente se estes peixes começarem a ser agressivos como noutros países podem causar medo principalmente para as crianças, só isso.

Fiquei com curiosidade de provar.

Têm aparecido muitas notícias sobre o tema e há quem diga em comentários que é bom...

Alguém já provou?

Acho que não é exatamente a mesma espécie, mas tens peixe gato (filetes) congelado à venda na maioria das grandes cadeiras de supermercados. Pouco sabor e mole.

Há alguns chefes de cozinha a fazer bom trabalho com espécies de peixe de rio, como por exemplo o Rodrigo Castelo no Ó Balcão, em Santarém (incluindo o siluro), mas normalmente são curados antes, o que lhes confere mais sabor e textura mais agradável.

Back