O sofrimento

nunomplopes

New member
YouTube - FILOSOFIA. Nietzsche e o Sofrimento 1/3

http://www.youtube.com/watch?v=NZ52920PX_Q
http://www.youtube.com/watch?v=CLGajtQlRjE

YouTube - FILOSOFIA. Nietzsche e o Sofrimento 3/3

Todos nós passamos por estes momentos nas nossas vidas, a dor, angústia que nos causa, o seu desalento, mas superar tudo isto e extrair e ver a vida de uma perpectiva diferente e dos nossos ganhos perante o fracasso.

Tudo o que conseguimos alcançar faz parte do nosso percurso e vivencia, o que sendo assim alcançamos a nossa maturidade e o desenvolvimento humano.

Ninguém o deseja ou passar por ela, mas faz-nos dar o valor e real significado á nossa vida.

A vida é por isso mesmo, perante o nosso sofrimento, é o que conseguimos extrair de positivo e gratrificante.

[;)]

Última edição:
Eu gosto de sofrimento...

mas em circunstâncias muito particulares! [:D]

"It is always by way of pain one arrives at pleasure." [:p]

Última edição:
“A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos”. (Shaw, George)

Ninguém gosta de falar de sofrimento, pois ele faz parte de uma porção da vida que todos gostaríamos de evitar. Mas quantas não são as vezes que só depois de passarmos por uma situação sofrida é que realmente damos valor ás pequenas coisas da vida? De certa forma explica a elevada taxa de suicídios nos países mais desenvolvidos: pela desvalorização que se dá àquilo que temos de bom e pela dificuldade de enfrentar as adversidades por muitas vezes não estarmos preparados para as encarar.

Todos os problemas que surgem na nossa vida trazem-nos sempre uma lição. O que sucede depois é a forma como cada um lida com essa nova situação.
Todos estamos sujeitos ao aparecimento de problemas que estarão presentes no caminho que iremos percorrer ao longo da estrada da vida. Mas por mais que pensemos estar preparados para os enfrentar, a realidade é que não estamos: por isso mesmo se afiguram como problemas. E é essa incapacidade de lidar com a nossa própria incapacidade que nos traz sofrimento.

As pessoas nunca souberam lidar com a felicidade como algo natural, mas sim como fases passageiras entre espaços de aprendizagem. Por isso, se fala tanto da busca da felicidade; do caminho para a felicidade. Mas como dizia Gandhi “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.” E seremos constantemente desafiados a lidar com as dificuldades e o sofrimento que causam. E fiquem a saber que quando falo de sofrimento sei muito bem aquilo que ele significa e a forma como me colocou à prova como nunca sequer imaginei ser possível. Tornou-me mais forte num mundo onde dou muito mais valor aos pequenos detalhes da vida.
Se me perguntarem se gostaria de voltar a sofrer assim? Claro que a reposta é não. Ninguém gosta. Ainda convivo mal com o sofrimento e travo uma luta existencial com ele sempre que surge. Mas tenho na minha existência o maior trunfo para o vencer, pois sou indispensável vivo e alegre para não causar sofrimento a quem amo. E isso traz-me felicidade e dá-me força para vencer o sofrimento sempre que ele surge e me desafia.

Ninguém julgue que a saúde, a riqueza ou a fé poderão apartar o sofrimento, pois ele faz parte da existência de todos os seres humanos.
Muitas vezes temos consciência de que esse sofrimento é fruto de injustiça e não sabemos explicá-lo procurando por esse ser ausente chamado de Deus para nos consolar a revolta que desassossega o nosso espírito. Mas a resposta está sempre em nós mesmos. Por mais que queiramos compreender, muitas vezes o sofrimento é apenas algo inexplicável e injusto que nos vai abrindo os horizontes do mundo.

É como a evidência de que “todos nós, cedo ou tarde, vamos morrer. E só quem aceita isso está preparado para a vida.”1 Assim temos de encarar aquilo que não gostamos para sabermos dar o real valor aos momentos de felicidade e à própria vida.
Pelas palavras que proferi, pode não parecer, mas sou das pessoas que pior lida com o meu próprio sofrimento e com o dos outros. Mas tendo a noção de que não estou num paraíso tento aproveitar o melhor da vida vivendo e sonhando com tudo aquilo que o sofrimento jamais será capaz de me tirar: a alegria de viver.

1(Coelho, Paulo)

Última edição:
Pois é meus caros, tristezas não pagam dividas, eu não devo nada a ninguém e qualquer contribuição é bem vinda. :) [:D]

Eu questiono-me se relamente viram o filme e interpretaram bem a mensagem, como assim algo que eu já tenha dito.

Vocês negam o sofrimento?

Não terá todo o direito e o dever de a filosofia abordar isto?

Será que por ser um sentimento negativo não mereça dar-lhe o seu real significado?

E no papel de um médico não se questionará sobre isso?

E além, como é que percepcionamos o mundo?

Pois, ele faz sempre parte das nossas vidas... (directa ou indirectamente).[;)]

(Elogio um bom post que li aqui)

E fiquem a saber que quando falo de sofrimento sei muito bem aquilo que ele significa e a forma como me colocou à prova como nunca sequer imaginei ser possível. Tornou-me mais forte num mundo onde dou muito mais valor aos pequenos detalhes da vida.
Se me perguntarem se gostaria de voltar a sofrer assim? Claro que a reposta é não. Ninguém gosta. Ainda convivo mal com o sofrimento e travo uma luta existencial com ele sempre que surge. Mas tenho na minha existência o maior trunfo para o vencer, pois sou indispensável vivo e alegre para não causar sofrimento a quem amo. E isso traz-me felicidade e dá-me força para vencer o sofrimento sempre que ele surge e me desafia.

Essa é que é a mensagem de Nietzsche! O sofrimento faz-nos apreciar as coisas boas da vida, prepara-nos para os embates, ensina-nos a engolir sapos, torna-nos mais fortes para os desafios da vida. E todas as grandes conquistas são precedidas de períodos de grande sofrimento.

Hoje em dia estou muito bem de vida. Mas houve uma altura em que sentia estar num banco de areias movediças em que, quanto mais me mexia para sair, mais me afundava. E tudo no final resolveu-se com muito esforço, preserverança, luta, sofrimento e fé.

E sobretudo esqueçam todos aqueles que adoram dar-vos pontapés quando vocês estão em baixo; todos aqueles que cospem nos frutos do vosso esforço. São esses os verdadeiros falhados.

Essa é que é a mensagem de Nietzsche! O sofrimento faz-nos apreciar as coisas boas da vida, prepara-nos para os embates, ensina-nos a engolir sapos, torna-nos mais fortes para os desafios da vida. E todas as grandes conquistas são precedidas de períodos de grande sofrimento.

Hoje em dia estou muito bem de vida. Mas houve uma altura em que sentia estar num banco de areias movediças em que, quanto mais me mexia para sair, mais me afundava. E tudo no final resolveu-se com muito esforço, preserverança, luta, sofrimento e fé.

E sobretudo esqueçam todos aqueles que adoram dar-vos pontapés quando vocês estão em baixo; todos aqueles que cospem nos frutos do vosso esforço. São esses os verdadeiros falhados.

São as palavras dele e que muitos não o compreenderam, e que muitos evitam-no logo, pois sabemos bem que ninguém gosta de passar por eles e é natural, mas sabemos que para podermos alcançar algo temos de sofrer e dar muito de nós, e ao alcançarmos os nossos objectivos seremos recompensados pelo melhor e mais valor daremos pela causa que passamos.

O sofrimento transmite-nos uma má sensação mas dá-nos o pronuncio que cada coisa e obejctivo prendido a alcançar nos transforma e nos torna mais fortes quando sabendo lidar com ele, preenche a nossa vida de valor e significado.

Mas que é isso que nos faz valorizar as coisas e direi na minha pessoa que o valor que dou á vida é por tudo o que passei e o que me fez ver cada coisa e momento que alcancei e o que presentemente como pessoa me fez crescer perseguido por algum sofrimento, fez-me crescer e valorizar as coisas e ver de uma perpectiva positiva.

Por assim direi que dessa forma positiva vejamos o sofrimento como algo natural conjugando com os objectivos que pretendemos alcançar e não nos deixemos vencer por ele.

E respondendo a uma pergunta que coloquei, sabemos o sofrimento presente no nosso mundo, mas valorizemos quem dá tudo de si e por boas acções fazem por atenuar esse sofrimento.

Voltar
Superior