O Templo do Tuning Decente

jonny27

New member
Como complemento a este tópico

http://forum.autohoje.com/road-book/38956-o-templo-do-xuning-portugues.html

resolvi criar um sobre isto, porque verdade seja dita, nem tudo o que seja fora d'orige é mau/feio.

Portanto, dedica-se este tópico a todo o carro que foi vitaminado ou embelezado com pés e cabeça (ainda que sejam uma raridade, eles existem :sh))

Começo então com um projecto de trackday, o Integra JDM do pessoal da Trackfreeks:

img9926wy4.jpg

img9932ls8.jpg

DSC_0672.jpg

DSC_0683copy.jpg

Este topico promete !

Mais logo vou contribuir :) Felizmente ainda existe por ai tuning decente, embora seja raro

Bom tópico.

Contudo, acho que o tuning que não é considerado xuning, é associado a alterações que não visam modificações estéticas, mas sim mecânicas.

Um exemplo disso é o integra postado no primeiro post.

Autocolante de um Cisne no pára-choques
Autocolantes com o ... "nickname" do condutor na porta e vidro traseiro
Mangas prateadas no compartimento do motor
Chuventos nas janelas da frente (É carro de corrida mas não quero molhar o braço quando for a fumar o meu cigarrinho...)

Xuning.

Last edited:
Com uma breve pesquisa pela Net:

Audi A4 B6 Avant TDI by Karkov @ TOL e Audipt:
imagem063zr4.jpg

dsc06430mr8.jpg

img4530qp1.jpg

Actualmente já passou para "WHITE" [br:)]

Se o dono ou alguém esteja contra estar a postar as fotos, PM ME! [;)]

Este tópico vai ser lindo....

O mais engraçado é que vamos ver automóveis por aqui que bem podiam esta no tópico do lado, e vice-versa. [:D] [:D] [:)]

Afinal, o que é o "tuning decente" e o "xuning"? :confused:

Bom tópico, até porque faz bem lembrar que ainda há pessoal que sabe o que faz. Embora para mim o tuning será sempre com um propósito prático.

Autocolante de um Cisne no pára-choques
Autocolantes com o ... "nickname" do condutor na porta e vidro traseiro
Mangas prateadas no compartimento do motor
Chuventos nas janelas da frente (É carro de corrida mas não quero molhar o braço quando for a fumar o meu cigarrinho...)

Xuning.

Os autocolantes até podiam não estar lá, mas, parece-me que sendo um carro preparado para pista não ficam mal, é uma opção, até porque o tal cisne e o "nickname" não são nada disso que disses-te, são o nome e o logótipo da Spoon Sports, reconhecida marca de tuning japonesa.

[;)]

O mais engraçado é que vamos ver automóveis por aqui que bem podiam esta no tópico do lado, e vice-versa. [:D] [:D] [:)]

Pois é... Eu também pensei no mesmo quando li o tópico quando ainda só tinha 2 posts, mas decidi não dizer nada.:sh) Trata-se de uma questão de gosto pessoal: eu gosto das alterações feitas nos carros apresentados até agora, mas também pode aparecer aí "um" a dizer q o BM ficava à patrão com umas jantes cromadas e pintado de verde fluorescente e com umas chamas de lado...LOL[:D]

E aqui vamos nós...o que é o Tuning afinal?

Penso que podemos dividir as definições de Tuning que andam por aí em 3, da menos correcta para a mais correcta temos:

1ª - Definição

Esta definição é completamente errada.Chama-se tuning à personalização.Pintar o carro de verde, rebaixá-lo por razões estéticas e escurecer os vidros não é tuning, é mera personalização.

Em paises com os USA estas alterações são chamadas de costums e não de tuning.

2ª - Definição

A segunda definição é mais aceite e é a que se fala neste tópico, no entanto ainda não é tuning no seu estado puro são sim carros com upgrades com a finalidade de tornar o carro mais performante seja qual for o parametro

3ª - Definição

A palavra tuning tem o significado de afinação em Inglês.

Um exemplo simples esclarece qualquer dúvida:Um Civic Type R com vários upgrades da Mugen vai este fim de semana ao Estoril e passa a manhã a afinar a suspensão tendo em conta as caracteristicas da pista para que o carro tenha o melhor desempenho possível.

Uma semana depois vai ao Autodromo Internacional do Algarve e volta a afinar(fazer tuning) a suspensão para o esta corresponder às exigências do AIA.

Para separar por completo esta definição da 2ª, imagine-se um Performance Index(PI), os upgrades aumentam o PI e o tuning não.

Este é o verdadeiro Tuning, raríssimo mas o verdadeiro.

Last edited:
Então como classificas por exemplo esse BMW branco? Deduzo que tal como eu o conheças mais ou menos, pelo menos no "papel". (atenção que estou apenas a perguntar e não a pronunciar-me... que fique claro)

VW CrossPolo = Polo mais alto
Cromo com VW CrossPolo, mete-o mais baixo
Cromo paga mais 2000€ para ter Polo.

VW CrossPolo = Polo mais alto com body-kit diferente.

Se calhar o indivíduo gostava mais assim do que o Polo normal, mas queria o mais baixo. É cromo por isso? :sh) Eu não acho.

Pessoalmente não gosto do CrossPolo, mas nem vejo tuning nesse.

Eu pessoalmente gosto deste projecto e acho que está bem conseguido, tenho pena é que certas pessoas não usem a melhor forma de se exprimir para mostrar desagrado para com os gostos de outras....
enfim é o mundo que temos... :sh)

Back