O Templo do Tuning Decente

Fácil. A massa não varia, o peso sim. Física básica.

Eu disse "creio", visto que não tenho certeza.

E creio que toda a gente conhece o funcionamento de um difusor/aileron, que além de cortar o vento às fatias, exerce pressão na área onde está montado, aumentando (por norma) o peso do veículo naquela zona, aumentando a aderência.

Pelo menos, é a minha ideia.

Não sei até que ponto aqueles furos influenciam o aspecto que mencionei, mas isso deixo para os teóricos que afirmam o que desconhecem, típico da "burguesia". :rolleyes:

Ou então para quem realmente sabe. [;)]

O peso varia? Sim, se a aceleração gravítica variar o peso varia. Mas com um aleiron não me parece que varie, são forças independentes.

Mas eu percebi o que queres dizer, o que não percebi foi o funcionamento dos furos e até foi mais isso que perguntei. A única explicação plausível que encontro é uma que já disseram, diminuir a resistência aerodinâmica do para-choques. De resto não vejo onde é que aquilo possa criar um efeito de difusor.

E mesmo que seja para diminuir a força de arrasto, parecendo-me pelas fotos que não deve haver grande fluxo de ar naquela zona gostava de saber qual é o ganho disto. (penso estar barrado com algo, o pneu suplente talvez)

O peso varia? Sim, se a aceleração gravítica variar o peso varia. Mas com um aleiron não me parece que varie, são forças independentes.

Mas eu percebi o que queres dizer, o que não percebi foi o funcionamento dos furos e até foi mais isso que perguntei. A única explicação plausível que encontro é uma que já disseram, diminuir a resistência aerodinâmica do para-choques. De resto não vejo onde é que aquilo possa criar um efeito de difusor.

E mesmo que seja para diminuir a força de arrasto, parecendo-me pelas fotos que não deve haver grande fluxo de ar naquela zona gostava de saber qual é o ganho disto. (penso estar barrado com algo, o pneu suplente talvez)

Acredito que varie, já que é aplicada pressão nesse ponto. Penso que me entendeste, certo?

Na verdade, aquela zona tem ainda algum fluxo de ar que é "barrado".

Basta ver a forma interior do párachoques, melhor, imagina a pá de um bulldozer. Quando atiras água para lá, esta é "reflectida", causando resistência ao movimento. Abres uns buracos e tal é atenuado.

É assim que creio que funciona.

Agora, quanto ao downforce, não sei se altera, só supus.

O Peso não se altera, até podia ter uma asa ao estilo F1 e outra por cima do WRC. O carro tem uma massa que está sujeita à aceleração gravítica, dando origem ao peso e é sempre o mesmo quer esteja parado quer vá a 300 Km/h.

Mas eu não sou dos que realmente sabem, não quero ser dos teóricos que falam do que desconhecem e por isso deixo as explicações para quem saiba. Se calhar estou errado. E sim, percebi o que disseste. [;)]

Eu percebi a parte da pá.. O que eu disse é que pela foto, naquela zona parece ter muita trabalha imediatamente antes do pará-choques e não sei se chega assim tanto ar ao pára-choques.

E eu não conheço nem o modelo nem este carro em concreto mas se a ideia era essa, talvez se pudesse ter criado um género de fundo plano naquela zona e pronto, evitava-se aqueles furos.

Última edição:
O Peso não se altera, até podia ter uma asa ao estilo F1 e outra por cima do WRC. O carro tem uma massa que está sujeita à aceleração gravítica, dando origem ao peso e é sempre o mesmo quer esteja parado quer vá a 300 Km/h.

Mas eu não sou dos que realmente sabem, não quero ser dos teóricos que falam do que desconhecem e por isso deixo as explicações para quem saiba. E sim, percebi o que disseste. [;)]

Eu percebi a parte da pá.. O que eu disse é que pela foto, naquela zona parece ter muita trabalha imediatamente antes do pará-choques e não sei se chega assim tanto ar ao pára-choques.

E eu não conheço nem o modelo nem este carro em concreto mas se a ideia era essa, talvez se pudesse ter criado um género de fundo plano naquela zona e pronto, evitava-se aqueles furos.

No meu post tinha-me dirigido aos 2 tipos de users.

Ainda passa algum ar, mas normalmente tiram a roda suplente para "tirar" peso e acaba por passar ainda mais ar nessa zona.

Além disso, a base não é um fundo plano, nem o deveria ser, na minha opinião.

A ideia que eu tenho é que o peso se altera, visto que é exercida mais pressão para "baixo". Ou então estou a trocar termos.

Esta é mais pelo motor

18072012001d.jpg
[/URL][/IMG]

Preparação com mais de 300 cavalos, que deu para os ver ontem a puxar

Era uma generalização. O que o Ricardo quer dizer é que tendencialmente, quem faz as puxadas de ar, usa "bastante" o motor, caso contário não precisava de puxadas porque a respiração normal é suficiente. Usar "bastante" pode significar utilização extrema. É apenas um alerta para quem quer comprar, não significa que realmente aconteça, óbvio [;)]

Eu percebi, mas as generalizações dão sempre barraca porque o resultado é meter todos no mesmo saco: Os que tem a fama e o proveito e os que só tem a fama sem o proveito.
Posso dizer que no meu bastou mudar a TB e fazer uma puxada bem feita para notar o carro bem mais disponível em baixas rotações. Quando digo bem não é uma diferença brutal como se tivesse ganho uma imensidão de "cavalos" mas o carro tem uma resposta melhor.

646.jpg

Nunca pensei ver um user deste fórum a postar um video destes!!

Pseudo-tuners que por aqui andam vejam e absorvam este filme, uma das maiores concentrações mundiais de carros ridiculamente baixos e sem dinãmica do mundo... Não vejam só os carros, vejam todo o estilo e atitude que se vive na cena.

BTW, o Stance que vocês tanto falam sigifica ATITUDE, e não se atinje com um carro FDP de cair o queixo, mas com a atitude do condutor reflectida no carro, e isso é o que falta por aqui....

Última edição:
Este pessoal dos Hondas turbinados é mesmo crente[:D]

Não sei se são crentes se não, mas um B16 a fazer pressões "normais" faz 350 cavalos sem espinhas
Mas quem turbina estes atmosféricos de tracção à frente por norma é para fazer ponta ou ter perdas de tração constantes, porque em dinâmica e comportamento o carro fica inconduzível, se é que este termo existe. O preço é absurdo.

Gostava de saber como é que chegas a essas conclusões.. Pelos vistos ando nos picos e nem sei[:D]

É fácil, se tens um carro atmosférico com admissão trabalhada e gostas de low porfile e andar descansado, e também para não dizerem que és zé do boné ou andas nos picos, tens o cuidado de fazer uma puxada de ar discreta, não aquele bocal no para-choques.
Um furo daqueles no para-choques é mais de meio caminho andado para muitos compradores de um pequeno desportivo em bom estado não comprarem, como eu disse no primeiro post "faz adivinhar", generalizar era se eu dissesse que andava sem nenhuma margem para dúvida, mas que a probabilidade nestes casos é grande, é.

Veja-se o caso do 1.8 VTI que andava pelos DB.

Última edição:
Ver anexo 107272

Nunca pensei ver um user deste fórum a postar um video destes!!

Pseudo-tuners que por aqui andam vejam e absorvam este filme, uma das maiores concentrações mundiais de carros ridiculamente baixos e sem dinãmica do mundo... Não vejam só os carros, vejam todo o estilo e atitude que se vive na cena.

BTW, o Stance que vocês tanto falam sigifica ATITUDE, e não se atinje com um carro FDP de cair o queixo, mas com a atitude do condutor reflectida no carro, e isso é o que falta por aqui....
Já temos postado uns poucos vídeos destes por aqui [;)]

Gostava de ir em 2013 ou 2014, está a dar-me esse desejo e se a vida correr bem, melhorar.. Apenas não posso levar o meu brinquedo [s)] Na altura vou convidar os senhores do AutoHoje, a ver se gostam [:p]

Última edição:
Há coisas maravilhosas,não há???Sim, está alto que nem cornos!!! Se a casa de tuning que fez essa mer.., quer dizer, preparação, queria recriar um estilo em que um dos pontos mais importantes é o rebaixamento então sim, devia de estar a arrojar pelo chão!! Podia escrever um texto enorme sobre stance, fitment, flush, 3 step theory, etc... Mas que vale a pena quando se está a falar com alguém que NÃO FAZ A MINIMA IDEIA do estilo que o Bora está a tentar seguir??

Não há ignorante pior que aquele que fala sobre o que não sabe...

podes ate achar-te um grande sabichao, mas da forma como falaste, perdeste toda a razao... e nao preciso que venha aqui um artista dizer algo que ja sei, so para se armar em esperto...

se nao gostas, abstem-te de comentar, agora nao critiques os outros e mto menos o trabalho que algume teve!

Atitude do condutor reflectida no carro.................... [:D]

Temos poeta.

Não é poesia, é uma verdade he he! Porque mais que alterações automóveis, quem REALMENTE anda nessa cena não anda para ter um carro mais bonito que o vizinho, mas porque faz transparecer a sua atitude na maneira de alterar, é um modo de vida diferente do que se vê habitualmente!

Dan, andámos na escola para saberes se sou artista? Como disse um colega meu de outro fórum, vou começar a falar contigo em linguagem gestual, já que és surdo por escolha pode ser que assim compreendas algo!!

Este fórum só se pode fazer elogios? Pensei que um fórum fosse para dar opiniões, boas ou más!! Enquanto continuares a olhar para o Bora e vires um carro brutal e de topo na arte do euro\german lamento imenso mas ainda tens muito que crescer em termos de conhecimento na cultura da personalização automóvel.

Rotary, também adorava ir um ano destes! Não só pelos carros (até porque é um evento VAG) mas pelo ambiente que se vive lá!

Voltar
Superior