O TLEBS

dudinha

New member
E agora perguntam vocês: o que é o TLEBS?
Pois é a sigla do seguinte: Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário.
Descobri esta semana a ler o expresso que está em curso uma proposta de uma nova gramática em que, por exemplo, cão deixa de ser um substantivo masculino singular para passar a ser 'nome comum, contável, animado e não humano'.
Confesso que me assustei!
Alguém sabe dizer-me se isto está adiantado, se vamos todos ter que aprender a gramática outra vez???!!!!!!!

Pois, e eu vou ter que passar por essa evolução.[xx(]

Parece que vai haver um choque gramatical. E acho que vai haver aí pessoal a "malhar-se" na gramática em português...[8)]

É a maior aberração que surgiu na Língua Portuguesa! Complicaram aquilo que era muito simples de explicar e que agora vai ser um bico de obra para ensinar e explicar! Enfim, mais uma obra de "pensadores de gabinete".

Este foi o tema do fórum na RTPN, faz hoje exactamente 8 dias. A senhora do ME que lá foi falar... enfim. O presidente da associação de professores de português... enfim. Gostei de ouvir o Dtr. Salvato Trigo. Disse lá uma barbarida qq da qual já não me lembro, mas no geral, até nem falou mal. A minha visão aproxima-se mais da do Dtr. Morais Barbosa que era o representante da facção "contra" a TLEBS.

Já agora deixo o link que, por acaso, já é a minha mensagem de apresentação no MSN há uma semana http://dn.sapo.pt/2006/11/22/opiniao/a_autopsia_tioneu.html

Enfim, em Portugal continua a preferir-se combater a doença do que impedir as causas!!! Para todos os efeitos a TLEBS é o máximo e mais não digo [}:)][}:)][}:)][8][}:)][}:)][}:)]

Já tive oportunidade de ficar a conhecer alguma pérolas desse bixo do TLEBS, e realmente só à cabeçada. Eu até tenho pena dos professores e dos alunos, pq isto de certeza que vai dar uma granda salada.

citação:Originalmente colocada por AMR

Já tive oportunidade de ficar a conhecer alguma pérolas desse bixo do TLEBS, e realmente só à cabeçada. Eu até tenho pena dos professores e dos alunos, pq isto de certeza que vai dar uma granda salada.

Está a dar salsada[xx(]...eu estou no 10º ano e está difícil...até o prof se vê grego...:D:D:D

Pois vai...:D

citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

Está a dar salsada[xx(]...eu estou no 10º ano e está difícil...até o prof se vê grego...:D:D:D

Estás como eu, a minha prof há 36 anos que está naquilo e confessa que o pior que podiam ter feito era a TLEBS.

Esta 3ª fiz um teste com a nova gramática e aquilo foi do piorio.

[8]

A gramatica que leccionam á minha prima já é assim
Ela pediu-me para a ajudar, fiquei a olhar paquilo feito parvo, nunca tinha visto tal aberraçao [xx(]

citação:Originalmente colocada por Der Teufel

Ela pediu-me para a ajudar, fiquei a olhar paquilo feito parvo, nunca tinha visto tal aberraçao [xx(]

Apesar do que eu disse no meu reply, aquela terminologia linguística não é, de forma alguma, uma aberração, antes pelo contrário.
O que é aberração é querer ensiná-la aos alunos do ensino básico em vez de lhes ensinar a chamada gramática tradicional.

Basicamente o que o ME é ensinar os alunos a descrever a língua (gramática descritiva consubtanciada na TLEBS) sem que tenham a mínima noção das suas estruturas (gramática normativa consubtanciada na gramática tradicional que todos vocês conhecem).
A gramática descritiva é, quanto muito, para ser introduzida aos alunos do secundário e, acho muito bem, obrigatória para os alunos do superior.

Mais uma aberração de quem manda nestas coisas.

Se correr mal ( o que me parece mais que provável) a culpa será dos suspeitos do costume: os malandros dos docentes e os preguiçosos dos alunos...

Por aqui se percebem as razões do insucesso do sistema educativo: estamos nas mão de gente alucinada que só tem olhos para o próprio umbigo!

citação:Originalmente colocada por RedHeart

citação:Originalmente colocada por Der Teufel

Apesar do que eu disse no meu reply, aquela terminologia linguística não é, de forma alguma, uma aberração, antes pelo contrário.
O que é aberração é querer ensiná-la aos alunos do ensino básico em vez de lhes ensinar a chamada gramática tradicional.

Basicamente o que o ME é ensinar os alunos a descrever a língua (gramática descritiva consubtanciada na TLEBS) sem que tenham a mínima noção das suas estruturas (gramática normativa consubtanciada na gramática tradicional que todos vocês conhecem).
A gramática descritiva é, quanto muito, para ser introduzida aos alunos do secundário e, acho muito bem, obrigatória para os alunos do superior.

se calhar exprimi-me mal, disse aberraçao no sentido de nunca ter visto nada semelhante, sinceramente.
Agora se é a forma mais correcta de ensinar gramatica, nao faço ideia ;)

Voltar
Superior