Certo, mas então vamos pensar no seguinte, se eu não posso confiar nos Omega 3 que têm certificação IFOS, posso confiar mais nos outros?
Está aí a resposta.
Há uns que falam que não têm metais pesados, mas certificação IFOS nem vê-la, depois há outros que nem referem nada, é Omega 3 e siga, e quantidades de óleo vegetal absurdas para pouquíssimo EPA e DHA.
Eu faço a minha parte, que é analisar a descrição dos ingredientes e sua biodisponibilidade, compro de consciência tranquila.
E depois é a tal coisa, dizem que supostamente poderá não ser o que está descrito, mas ninguém testou e afirmou categoricamente que marca X aldraba a composição do que vende, e se vamos entrar em suposições, não se toma nada.
O Problema é esse, é que se não houver sentido crítico de quem toma, nunca vamos ter um mercado de suplementos bem regulado e confiável. A certificação IFOS vale 0, porque não é feita com amostragem aleatória e ao longo do tempo, como devem ser feitas todas as certificações.
Para teres um certificado HACCP em Portugal, sujeitas-te a visitas regulares com relatórios do que está errado por parte de entidades terceiras.
O mesmo deveria ser para os suplementos. Se quiseres fabricar medicamentos sujeitas-te a visitas regulares à unidade de produção por parte do INFARMED, obrigação de manutenção de lotes por 5 anos com possibilidade de requisição de amostras destes em qualquer altura por parte do INFARMED. Possibilidade de amostragem aleatória junto do fim da cadeia de venda em qualquer altura, registo por parte dos profissionais de saúde e por parte da população em geral dos efeitos adversos, com garantia de tratamento dos dados a nível central europeu.
OS suplementos não têm NADA disto! É um mercado em que te baseias na fé de que determinada empresa não te está a enganar! Ora, obviamente que quem não tem interesse em enganar, tem a informação disponível para todos verem! É isso que tens de procurar, não a lista de ingredientes.
A primeira coisa que tens de procurar é se a empresa é fidedigna, depois, sem, de dentro das fidedignas, vais procurar qual tem melhor formulação.
Repara que não é um ataque pessoal e, como já disse n vezes, sou a favor da suplementação e é fundamental em determinadas áreas, aliás, em faço supementação 3/4x por ano porque tenho deficit de magnésio (não faço absorção correcta do mesmo no intestino grosso).
Mas não podemos é continuar a comer o que nos dão só porque dizem que sim. Temos de exigir qualidade no que colocamos dentro do nosso corpo e, ou o estado regula ou o mercado se tem de auto-regular e só é possível isso acontecer se o consumidor for exigente na informação do produto e na existência de certificação randomizada por entidades terceiras.