[Sa?de] O Tópico dos Suplementos

Diamondplus recomendo-te este vídeo sobre suplementos:

https://www.vitamaniathemovie.com

Sim, há muita coisa no mercado perigosa, mas pronto, na actualidade é praticamente impossível evitar pagar a factura, é tentar minimizar ao máximo, escolhendo os suplementos menos prejudiciais.

Infelizmente quando estamos a comprar uma vitamina qualquer, vêm uma série de porcarias junto, é escolher as que trazem menos aditivos agregados.

Se tens colosterol e és medicado, estuda o jejum (intermitente) e alimentação sem hidratos. É incrível o que o jejum pode regredir.

O problema é que o meu colesterol é genético, não tem nada a ver com a alimentação.

Podia só comer folhinhas verdes 😂, que ele mantinha-se lá bem no topo na mesma, só lá vai com a pitavastatina, e só posso tomar da marca Livazo, que as outras marcas mais baratas dão-me dores musculares, é os tais efeitos secundários dos produtos menos bons.

Para mim suplementos tem de ser baratos e eficazes:
Tomo diariamente

1- Zinco (25mg)
2- Vit d3
3 - Magnesio (cloreto)

O zinco é excelente para a memória.
É incrível, parece que dupliquei a minha capacidade para reter informação.

Para mim suplementos tem de ser baratos e eficazes:
Tomo diariamente

1- Zinco (25mg)
2- Vit d3
3 - Magnesio (cloreto)

O zinco é excelente para a memória.
É incrível, parece que dupliquei a minha capacidade para reter informação.
Eu fiz uma análise quântica ( nada de bruxarias,dispositivo aprovado pela ciência ) mas vou confirmar por análises ao sangue para perceber o quão grave está o défice.

E no resultado da análise quanto aos minerais:tenho falta de vitamina c,d, e zinco

Mas isso dos suplementos faz me confusao.
Devo tomar zinco a vida inteira ? Qual o teu plano com o zinco ? Parares de tomares quando ?

Last edited:
O problema é que o meu colesterol é genético, não tem nada a ver com a alimentação.

Podia só comer folhinhas verdes 😂, que ele mantinha-se lá bem no topo na mesma, só lá vai com a pitavastatina, e só posso tomar da marca Livazo, que as outras marcas mais baratas dão-me dores musculares, é os tais efeitos secundários dos produtos menos bons.
Pois quando o problema é genético é mais complicado

Eu sou da opinião que quando não é genético é fácil baixar o colesterol mas os médicos metem se logo a receitar medicamentos sem perceber a causa
Acho que apesar de teres esse problema do colesterol genético o Omega 3 que falei atrás te ia ajudar..pesquisa sobre o Omega 3 e o que falei atrás é de alta qualidade
Já agora na parte do colesterol o que eu penso que seja mais preocupante são os triglicéridos e o colesterol mau tipo LDL se não estou em erro

Last edited:
Como é óbvio não tenho conhecimento nenhum científico sem ser pesquisa por minha autoria, ler alguns livros e ver alguns vídeos e no final tentar filtrar. Mas cheguei há conclusão que há muita coisa que nos é vendida como genética e não é. E isso do colesterol genético pelo que tenho lido tem muito que se lhe diga.
Uma coisa é certa, até agora a ferramenta mais poderosa que experimentei até hoje foi o jejum. Não tinha noção do que é capaz o nosso corpo desde que não esteja sobrecarregado, principalmente de comida.

Pois quando o problema é genético é mais complicado

Eu sou da opinião que quando não é genético é fácil baixar o colesterol mas os médicos metem se logo a receitar medicamentos sem perceber a causa
Acho que apesar de teres esse problema do colesterol genético o Omega 3 que falei atrás te ia ajudar..pesquisa sobre o Omega 3 e o que falei atrás é de alta qualidade
Já agora na parte do colesterol o que eu penso que seja mais preocupante são os triglicéridos e o colesterol mau tipo LDL se não estou em erro

Eu já tomava Omega 3 e julgo que o efeito sobre o colesterol não era nada significativo, com a toma da Pitavastatina é que realmente baixou, por sorte basta-me tomar 2mg, senão com uma dose maior ainda me retirava mais energia do corpo.

Depois também já descobri que andava a tomar um Omega 3 da treta, aliás, estou a descobrir que se calhar quase tudo o que comprava na Prozis é uma bela treta, e depois o barato sai caro. O Omega 3 tem de ter o certificado IFOS ou o MEG-3 por exemplo, que dão mais garantias acerca de possíveis contaminações com metais pesados e outras coisas.

Bem bom, um shake feito com a proteína da ON + leite dá 30g, ok que tem os bcca´s e a glutamina, mas daí fazer muito mais sentido beber no pós treino, qualquer que seja o desporto praticado, é mesmo para recuperação. Depois ao longo do dia convém ingerir proteína, e esses yogurtes dão muito jeito pela quantidade de proteína, até aquele deles de 20g de mirtilo sem lactose é suficiente.

Outra coisa, uma dieta rica em proteína sacia a fome de doces, por exemplo.

Referes que tomas uma proteina whey pela sua pureza e andares a comeres destes iogurtes…não sei se faz muito sentido no que toca a pureza, muitos ou quase todos têm essa quantidade de proteína porque têm whey na composição, e certamente não è a mais pura….

Como é óbvio não tenho conhecimento nenhum científico sem ser pesquisa por minha autoria, ler alguns livros e ver alguns vídeos e no final tentar filtrar. Mas cheguei há conclusão que há muita coisa que nos é vendida como genética e não é. E isso do colesterol genético pelo que tenho lido tem muito que se lhe diga.
Uma coisa é certa, até agora a ferramenta mais poderosa que experimentei até hoje foi o jejum. Não tinha noção do que é capaz o nosso corpo desde que não esteja sobrecarregado, principalmente de comida.

Colesterol e hipotiroidismo são genéticos por exemplo, já o meu avô tinha colesterol bastante alto, independentemente da alimentação, o meu pai também, e eu tenho colesterol elevado desde criança, sempre foi assim.

Hipotiroidismo, a minha avó tinha, as irmãs do meu pai têm, a minha mãe também tem, era muito difícil escapar, apesar de ser mais um doença que afecta as mulheres, pode também aparecer nos homens.

O jejum que fazes é tipo o 16/8? Dizem que é óptimo para "limpar" o fígado.

Referes que tomas uma proteina whey pela sua pureza e andares a comeres destes iogurtes…não sei se faz muito sentido no que toca a pureza, muitos ou quase todos têm essa quantidade de proteína porque têm whey na composição, e certamente não è a mais pura….

Então teria de comprar uma proteína mais simples, porque a minha tem bcca´s e glutamina, não sei se é muito aconselhável consumir mais do que um batido destes por dia.

Se tens colosterol e és medicado, estuda o jejum (intermitente) e alimentação sem hidratos. É incrível o que o jejum pode regredir.

Numa alimentação sem hidratos tens tendência a comer mais proteína/gordura, o que faz todo o sentido, caso contrário comes a cada hora….mas no entanto o LDL irá subir. O jejum tem muito impacto sim em baixar a gordura no sangue, e até a “ensinar” o corpo a gerir a glucose, principalmente se fizermos uma alimentos cheia de hidratos rápidos…

O jejum é potente sim, mas deve ser bem feito para não fazer mais mal que bem, principalmente no que comemos após fazer jejum.

Então teria de comprar uma proteína mais simples, porque a minha tem bcca´s e glutamina, não sei se é muito aconselhável consumir mais do que um batido destes por dia.

Mas porque sentes que precisa de tomar mais suplementos? Estás a competir para algum desporto que assim te obrigada a isso? Fica mais fácil subires a toma(carne/peixe) da proteína nas refeições do que andares a tomar mais “coisas” processadas.

Colesterol e hipotiroidismo são genéticos por exemplo, já o meu avô tinha colesterol bastante alto, independentemente da alimentação, o meu pai também, e eu tenho colesterol elevado desde criança, sempre foi assim.

Hipotiroidismo, a minha avó tinha, as irmãs do meu pai têm, a minha mãe também tem, era muito difícil escapar, apesar de ser mais um doença que afecta as mulheres, pode também aparecer nos homens.

O jejum que fazes é tipo o 16/8? Dizem que é óptimo para "limpar" o fígado.
Faço 16/8 diariamente e sempre que possível faço mais.
Só quando vou treinar de bicicleta é que arranco em jejum e a meio do treino é que como qualquer coisa.
Vou fazer análises em novembro e aí vou tirar mais a limpo como está tudo. Mas a realidade é que nunca me senti tão fresco.
Mas sim, para perder gordura visceral todos os estudos indicam que o jejum é a melhor coisa.
Numa alimentação sem hidratos tens tendência a comer mais proteína/gordura, o que faz todo o sentido, caso contrário comes a cada hora….mas no entanto o LDL irá subir. O jejum tem muito impacto sim em baixar a gordura no sangue, e até a “ensinar” o corpo a gerir a glucose, principalmente se fizermos uma alimentos cheia de hidratos rápidos…

O jejum é potente sim, mas deve ser bem feito para não fazer mais mal que bem, principalmente no que comemos após fazer jejum.
Como disse, em novembro vou fazer análises para ver como está tudo. Mas a verdade é que me sinto super bem. Perdi a gordura abdominal que eu achava quase impossível perder mesmo quando treinava muito e agora pouca gordura abdominal tenho e consegui ganhar massa magra.
Claro que tento quebrar o jejum sempre sem comer porcaria ou coisas muito processadas.
Perdi 11kg e não quero perder mais, de vez em quando quando tenho uma festa ou assim abuso um pouco nos açúcares mas a facilidade com que recupero desse excesso com jejum é brutal.
E a nível energéticos comprovei que a gordura da mais energia do que hidratos. Tenho muito menos fome e menos “craving”.

Edit: outra coisa muito importante que me fez ter mais cuidado foi a qualidade do meu microbioma, manter o intestino saudável tem sido a minha prioridade. Não tinha a noção que o nosso bem estar vem muito do intestino permeável ou não permeável. Quanto menos permeável melhor!

Last edited:
Faço 16/8 diariamente e sempre que possível faço mais.
Só quando vou treinar de bicicleta é que arranco em jejum e a meio do treino é que como qualquer coisa.
Vou fazer análises em novembro e aí vou tirar mais a limpo como está tudo. Mas a realidade é que nunca me senti tão fresco.
Mas sim, para perder gordura visceral todos os estudos indicam que o jejum é a melhor coisa.

Como disse, em novembro vou fazer análises para ver como está tudo. Mas a verdade é que me sinto super bem. Perdi a gordura abdominal que eu achava quase impossível perder mesmo quando treinava muito e agora pouca gordura abdominal tenho e consegui ganhar massa magra.
Claro que tento quebrar o jejum sempre sem comer porcaria ou coisas muito processadas.
Perdi 11kg e não quero perder mais, de vez em quando quando tenho uma festa ou assim abuso um pouco nos açúcares mas a facilidade com que recupero desse excesso com jejum é brutal.
E a nível energéticos comprovei que a gordura da mais energia do que hidratos. Tenho muito menos fome e menos “craving”.

Percebo o que dizes, tendo já passado por
essas fases todas, digo que a gordura dá niveis mais estáveis de energia, e o hidratos dão mais explosão. Acho que o ótimo disto tudo è teres a capacidade de tirares o melhor dos dois “mundos” tendo em conta o que pretendes fazer ou treinar. Estando neste momento já há umas boas semanas a fazer entre 100/150gramas de hidratos lentos diários, posso-te dizer que estou a gostar bastante dos resultados🤗.

Percebo o que dizes, tendo já passado por
essas fases todas, digo que a gordura dá niveis mais estáveis de energia, e o hidratos dão mais explosão. Acho que o ótimo disto tudo è teres a capacidade de tirares o melhor dos dois “mundos” tendo em conta o que pretendes fazer ou treinar. Estando neste momento já há umas boas semanas a fazer entre 100/150gramas de hidratos lentos diários, posso-te dizer que estou a gostar bastante dos resultados🤗.

Sim hidratos de absorção lenta tem muitos benefícios também. As poucas vezes que como hidratos tento escolher sempre desse tipo.
Só meto hidratos de absorção rápida quando vou treinar de bicicleta, como faço 2h30, 3h normalmente como um bolo, mas isso é como cair uma folha de papel numa fornalha gigante, alimenta ali algum tempo mas desaparece num instante, para o bem e para o mal.

Nesses treinos longos è de evitar esses picos, tinhas mais benéficos se fossem lentos. E sempre antes do treino para estares “cheio”. Porque sentir quebras no meio desses treinos è muito penoso.

Nesses treinos longos è de evitar esses picos, tinhas mais benéficos se fossem lentos. E sempre antes do treino para estares “cheio”. Porque sentir quebras no meio desses treinos è muito penoso.

Aí é que está o que eu pensava que iria acontecer, as tais quebras, mas o que tenho notado é que não sinto essas quebras. Até digo mais, ontem parei de comer ás 16H e só voltei a comer hoje ás 11h, tinha 2h de bicicleta e até comer tive zero quebras. Mas uma coisa é certa, não estou a fazer picos de séries nos treinos, eu chamo-lhe treinar mas de momento é mais desfrutar da bicicleta, ando um pouco a baixo do limiar anaerobico. Se andasse a fazer grandes cargas de treino, tinha de ter um plano alimentar mais especifico.

Alsstarfabio o que é isso do jejum 16/8..
Não percebi
Nem sabia que o jejum era bom para limpar o fígado.
Vou me informar sobre isso porque jejum é comigo,eu consigo passar na boa 1 dia sem comer se for preciso lol
Esse jejum nem água podes beber ?

O ideal no jejum secalhar é iniciar à noite para não custar tanto diria eu..
Já agora não faço desporto,vocês falam aí de treinar..só estou interessada no jejum para limpar o fígado e pelos vistos vais benefícios que isso deve ter

Tendo em conta a foto,prefiro limpar o fígado com jejum... é mais prático para mim
84585260e48f6112e284c97fe79b3883.jpg

712a30b2b2b0aba31d5c292a7193ffcd.jpg

Last edited:
Alsstarfabio o que é isso do jejum 16/8..
Não percebi
Nem sabia que o jejum era bom para limpar o fígado.
Vou me informar sobre isso porque jejum é comigo,eu consigo passar na boa 1 dia sem comer se for preciso lol
Esse jejum nem água podes beber ?

O ideal no jejum secalhar é iniciar à noite para não custar tanto diria eu..
Já agora não faço desporto,vocês falam aí de treinar..só estou interessada no jejum para limpar o fígado e pelos vistos vais benefícios que isso deve ter

Há alguns bons livros para ler sobre isso e muita informação na internet, faz uma pesquisa e filtra informação e vais ter um resultado interessante.
Sim, para começar o jejum o melhor é começar depois de jantar, tipo 20h e voltar a comer ao meio dia do dia seguinte(regra das 16/8). Para testares podes fazer dia sim dia não.
Mas claro que se pode beber líquidos, desde que não tenham calorias. Muita água, chás sem açúcar claro e café sem exageros. Beber um café em jejum de manhã é muito bom mesmo para aumentar o cortisol e não ter sonolência.

Back