O Topico tão esperado . . . Nós e a Cerveja

Fonix! Nem imaginava, por acaso até soube bem. Para o meu gosto acho-a superior às portuguesas.
E não levo a mal, um fórum é mesmo para isto! Para discutir opiniões e conhecimento.
😉

Não quiz dizer nada que parecesse desagradável e também sou da opinião que o mais importante é a cerveja nos agradar.

Também costumo consultar o RateBeer e BeerAdvocate e por norma evitar as cervejas com baixa pontuação. Para as nacionais artesanais não serve de muito pois estão frequentemente omissas ou com poucas reviews.

O RateBeer concorda que a Moretti (5/100) é melhor que a Sagres e SuperBock (3/100). Mas são todas péssimas :rolleyes: para os avaliadores.

No mínimo, estes sites são úteis para escolher entre várias cervejas desconhecidas.

Não quiz dizer nada que parecesse desagradável e também sou da opinião que o mais importante é a cerveja nos agradar.

Também costumo consultar o RateBeer e BeerAdvocate e por norma evitar as cervejas com baixa pontuação. Para as nacionais artesanais não serve de muito pois estão frequentemente omissas ou com poucas reviews.

O RateBeer concorda que a Moretti (5/100) é melhor que a Sagres e SuperBock (3/100). Mas são todas péssimas :rolleyes: para os avaliadores.

No mínimo, estes sites são úteis para escolher entre várias cervejas desconhecidas.
Quando entre amigos e conhecidos afirmava que a Sagres e Superbock sao intragaveis, por parecia que me queriam inforcar. Era um sacrilegio.
So da para beber essas 2 cervejas se tiverem a uma temperatura inferior a 4 graus celsius.
Tanto portugues convencido que as Sagres e Superbock sao das melhores cervejas do mundo, deve ser por causa das medalhas no mundo, deve ser por causa das medalhas no rotulo.

Uma das gradnes vanatgens do turismo e do numero de residentes estrangeiros foi ter gerado uma maior oferta de cervejas, ainda ha 10 anos atras a oferta era muito pobre.

Última edição:
Quando entre amigos e conhecidos afirmava que a Sagres e Superbock sao intragaveis, por parecia que me queriam inforcar. Era um sacrilegio.
So da para beber essas 2 cervejas se tiverem a uma temperatura inferior a 4 graus celsius.
Tanto portugues convenciso que as Sagres e Superbock sao das melhores cervejas do mundo, deve ser por causa das medalhas no mundo, deve ser por causa das medalhas no rotulo.
Eu era um desses portugueses! Só que numas férias a Espanha em que fiquei alojado numa cervejaria em Santiago de Compostela é que fiquei a saber o que era cerveja! A 1906 era a minha preferida lá! E depois desse dia a cerveja portuguesa foi para o fundo do baú.
É como dizes: só muito gelada e em dia de grande calor é que me sabe bem.
As melhores neste momento para mim são:
Celebrator
Erdinger
1906
Até em dias frios marcham!
Depois para poupar, bebo "a minha" do Mercadona.

Eu era um desses portugueses! Só que numas férias a Espanha em que fiquei alojado numa cervejaria em Santiago de Compostela é que fiquei a saber o que era cerveja! A 1906 era a minha preferida lá! E depois desse dia a cerveja portuguesa foi para o fundo do baú.
É como dizes: só muito gelada e em dia de grande calor é que me sabe bem.
As melhores neste momento para mim são:
Celebrator
Erdinger
1906
Até em dias frios marcham!
Depois para poupar, bebo "a minha" do Mercadona.

Epah, a 1906 ainda está longe de ser considerada boa! (RateBeer) [;)]

Exceções artesanais à parte, a generalidade da boa cerveja europeia vem da Alemanha e Bélgica.

Conheces a Franziskaner (já que gostas da Erdinger)?

Conheço o preço na origem, é escandalosa a diferença, roça o dobro, já com a carga fiscal, e outro pormenor, a oferta é básica (resume-se grosso modo, a dois maltes).

Na Bélgica uma Duvel custa ~1,50€ (link), mas um Mateus Rosé "vale" 6,50€ (link) [;)]

As cervejas belgas são vendidas muito caras em Portugal. Não vês a Leffe por 1,99€?

Em Espanha já se consegue a Duvel por 2€ (link). E no caso deste site com envio para Portugal (5,99€ ou grátis em encomenda de 85€).

Belgas a bom preço por cá, é no Lidl nas cervejas Van Steenberge (Bornem, Gulden Draak, Piraat) e agora também a exclusiva Crius.

Última edição:
Epah, a 1906 ainda está longe de ser considerada boa! (RateBeer) [;)]

Exceções artesanais à parte, a generalidade da boa cerveja europeia vem da Alemanha e Bélgica.

Cuidado com essas generalizações, excelente cerveja, mas excelente mesmo, *também* vem do Reino Unido, países nórdicos com Dinamarca à cabeça, Holanda, República Checa, Rússia etc.

Depende do estilo que procuras, ninguém faz imperial stouts como os russos, bitters como os britânicos, stouts como os irlandeses, pilseners como os checos.

Última edição:
Da cevada vá 😅😉

Devia estar a pensar em weissbier [:D] (que também leva cevada)

Cuidado com essas generalizações, excelente cerveja, mas excelente mesmo, vem do Reino Unido, países nórdicos com Dinamarca à cabeça, Holanda, República Checa, Rússia etc.

Depende do estilo que procuras, ninguém faz imperial stouts como os russos, bitters como os britânicos, stouts como os irlandeses, pilseners como os checos.

Estava a pensar no que geralmente se encontra à venda por cá.

Tens toda a razão, no reino unido e irlanda há stouts e porters fenomenais, bem além da famosa Guinness (conheço Fuller's e Samuel Smith). E na Holanda encontram-se cervejas semelhantes às belgas (conheço La Trappe). Os outros estilos que mencionas pouco ou nada explorei pois são difíceis de obter por cá e ainda não visitei os países com o devido tempo ou de todo.

Update: Também conheço cerveja russa, as Baltika que se vendem cá no Mix Markt. Nada de extraordinário, devem ser a Super Bock de lá. :)

Última edição:
Na Bélgica uma Duvel custa ~1,50€ (link), mas um Mateus Rosé "vale" 6,50€ (link) [;)]

As cervejas belgas são vendidas muito caras em Portugal. Não vês a Leffe por 1,99€?

Em Espanha já se consegue a Duvel por 2€ (link). E no caso deste site com envio para Portugal (5,99€ ou grátis em encomenda de 85€).

Belgas a bom preço por cá, é no Lidl nas cervejas Van Steenberge (Bornem, Gulden Draak, Piraat) e agora também a exclusiva Crius.

Como sou um consumidor distraído, vá fui ao Lidl ver o preço de uma belga Leffe, 2,69€, bem quando a mesma apresenta um preço no mercado doméstico a 1,10€, em garrafa, :o é óbvio que nem os apreciadores estrangeiros pagam esse valor absurdo, mas vejamos outros pormenores para vermos o contexto da coisa.

Tendo em conta o disparo do preço do alumínio, vidro e o estrangulamento do acesso ao trigo vindo do Leste, nem no pico inflacionário, o preço base no mercado doméstico destas cervejas artesanais oscilou em demasia no preço final de um cabaz, aqui há uma óbvia sobrevalorização do preço final, é simplesmente absurdo estes preços finais.

Parem de falar em trigo pá, as cervejas são feitas com cevada! Repitam comigo, cevada, cevada, cevada! 🤣🤣

Algumas (poucas) cervejas levam algum trigo na sua composição, tal como algumas levam milho, arroz, sorgo etc, mas são excepções, a cerveja é feita essencialmente de cevada!

Tanto portugues convencido que as Sagres e Superbock sao das melhores cervejas do mundo, deve ser por causa das medalhas no mundo, deve ser por causa das medalhas no rotulo.

Uma das gradnes vanatgens do turismo e do numero de residentes estrangeiros foi ter gerado uma maior oferta de cervejas, ainda ha 10 anos atras a oferta era muito pobre.

Resultado, este sim, bombástico: "Medalha de ouro para uma zurrapa de 2,50 euros: está a dar que falar!". É assim que a RTBF (Radio-télévision belge de la Communauté Française) e o "Não somos pombinhos" está a divulgar a reportagem, de Samy Hosni, que já anda nas bocas do mundo. E a amargar, certamente, as bocas de muita gente pelo mundos dos vinhos e dos seus concursos.

Enviaram uma zurrapa a concurso de vinhos. Resultado: ouro

Parem de falar em trigo pá, as cervejas são feitas com cevada! Repitam comigo, cevada, cevada, cevada! 🤣🤣

Algumas (poucas) cervejas levam algum trigo na sua composição, tal como algumas levam milho, arroz, sorgo etc, mas são excepções, a cerveja é feita essencialmente de cevada!

[8b]

Eu até gosto dum bom pedaço de trigo para molhar no azeite!😁

Não gozes, que a tua Erdinger leva trigo! [:p]
image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	280.5 KB ID:	14317012

Mas de facto a cerveja é feita com (malte de) cevada.

Algumas levam também trigo (ex: weissbiers alemãs, witbiers belgas), aveia (ex: Tripel Karmeliet, oatmeal stouts) ou outros cereais.

P.S. Também gosto de molhar pão num bom azeite :)

Voltar
Superior