O turbo está em contagem decrescente

Arturval

New member
Boas,

Tenho em casa um 320d de 1998 com cerca de 285000km.

Sempre foi um carro relativamente fiavel, mas há cerca de 10000km precisou de uma bomba injectora, e o turbo, que já andava a assobiar um bocado (há mais de 1 ano) em 1ª e 2ª velocidade, começou recentemente a fazer um barulho estranho, tipo ventoinha, em qualquer velocidade, a qualquer rotação, sempre que se acelera, sem perda aparente de potencia.

Ou seja, parece-me que está a dar as ultimas

Como eu de mecanica não percebo nada, peço alguma orientação sobre a atitude a tomar, confirmando-se ser defeito do turbo:

- Substituir de imediato, evitando possiveis complicações de um turbo partido em andamento (se é que as há).

- Tentar reparar (acho que há umas casas especializadas nesse serviço)

- Andar até partir.

Cumprimentos

Last edited:
deixar andar ate partir penso que te pode fazer subir a factura. Há casas especializadas em reparar turbos talvez seja o melhor, se calhar um novo fica carote.

Felizmente ainda não tive nenhum problema desses com o meu.

O silvo que ouves vindo do turbo é causado pelo desequilíbrio do veio.

O que deves fazer é mandar reparar o turbo e aproveita também para mandar limpar os injectores e terás motor para outros 300 000kms. [;)]

Será mesmo do turbo?
Sei que é complicado distinguir o géenro de som, mas um silvo é diferente do som de uma ventoinha.
Quando existem sons tipo ventoinha, pode muito bem ser o alternador.

Será mesmo do turbo?
Sei que é complicado distinguir o géenro de som, mas um silvo é diferente do som de uma ventoinha.
Quando existem sons tipo ventoinha, pode muito bem ser o alternador.

Eu associo ao turbo.

Não é um carro que use intensamente, já não lhe pegava há 4 semanas; andei nele ontem e notei que alguma coisa não estava bem.

O som que ouvi é como uma ventoinha ou silvo abafado, que não fazia. Surge apenas quando se acelera e não faz, por exemplo, às 1100rpm, mas começa por volta das 1500rpm, quando se começa a sentir o turbo.

Cumprimentos

Last edited:
também nao sou muito entendido de mecânica
nao poderá ser um tubo do intercooler com alguma fuga??

Isso agora é rapidamente mandar fazer uma revisão ao turbo.

Existem casas especializadas nisso, que te deixam o turbo pronto para mais uns quantos kms.

Não tentes adiar ou esperar que parta. Pode partir "bem" e só estragar irremediavelmente o turbo, como pode partir mal e mandar-te o motor para o lixo (tenho um amigo a que aconteceu isso).

Por isso, repara o turbo o quanto antes que ficas com carro para muitos mais kms.

Aliás, esse turbo já devia ter sido revisto há uns bons kms.

Aproveitando o assunto, uma revisão ao turbo custará em média quantos €€€s ?

Na zona do Algarve ou zona de Coimbra, alguém sabe de casas competentes e sérias, para o fazer?

Obrigado.
cumps

Como já disseram atrás, o silvo que ouves normalmente está associado a um desequilíbrio do veio do turbo.

No Porto há uma casa excelente de reparação (e até mesmo transformação) de turbos. E, pelo que descreves, deve ser arranjo para 150 a 200€ no máximo.

Como não sei se posso pôr aqui o nome da casa, mando-te por PM.

Como já disseram atrás, o silvo que ouves normalmente está associado a um desequilíbrio do veio do turbo.

No Porto há uma casa excelente de reparação (e até mesmo transformação) de turbos. E, pelo que descreves, deve ser arranjo para 150 a 200€ no máximo.

Como não sei se posso pôr aqui o nome da casa, mando-te por PM.

O assobio do turbo nem sempre é sinónimo de problemas..o assobiar do turbo é considerado normal, quase todos os carros com turbo transmitem um ligeiro silvo, correspondente á descarga do mesmo...agora depende do tipo de assobio, quando é problemático pode significar o caracol partido ou folga acentuada do mesmo..o que sinceramente não me acredito que seja porque associado a isso está a perda de potência (que não é o caso)..portanto creio que isso poderá vir de outro orgão que não o turbo...

O assobio do turbo nem sempre é sinónimo de problemas..o assobiar do turbo é considerado normal, quase todos os carros com turbo transmitem um ligeiro silvo, correspondente á descarga do mesmo...agora depende do tipo de assobio, quando é problemático pode significar o caracol partido ou folga acentuada do mesmo..o que sinceramente não me acredito que seja porque associado a isso está a perda de potência (que não é o caso)..portanto creio que isso poderá vir de outro orgão que não o turbo...

Claro que o silvo do turbo é normal. Porém o que aqui se fala e que o Arturval notou é um silvo mais audível do que o habitual, daí as sugestões dadas.

Eu arrisco 99% que é o veio do turbo desequilibrado.

Quando a minha começou a assobiar mais do que o normal, tambem tratei rapidamente de o substituir, pois se isso parte em andamneto é uma icognita total de arranjo posterior a começar no muito caro...

Eu aconselhava a mudar o turbo... se é o de origem, já cumpriu o seu proposito [;)]

Aí em cima há uma casa que eu tenho referenciada como bastante profissional no tratamento de turbos.. acho que é a turbotec... senao, uma bosch car service que foi onde me dirigi e não tive qualquer tipo de complicações.

[;)]

Quando a minha começou a assobiar mais do que o normal, tambem tratei rapidamente de o substituir, pois se isso parte em andamneto é uma icognita total de arranjo posterior a começar no muito caro...

Eu aconselhava a mudar o turbo... se é o de origem, já cumpriu o seu proposito [;)]

Aí em cima há uma casa que eu tenho referenciada como bastante profissional no tratamento de turbos.. acho que é a turbotec... senao, uma bosch car service que foi onde me dirigi e não tive qualquer tipo de complicações.

[;)]
turbotec é para os lados de Sintra, e fazem reprogramações ;)

Bem Arturval…
Se precisares de um turbo para esse carro, nem que seja para testar, apita!
Tenho um na minha garagem ainda por estrear, que era para colocar num 320d do mesmo ano que o teu, só que infelizmente devido a um acidente que teve, decidi despachar o carro e entretanto fiquei com o turbo na garagem a estorvar.
Cumprimentos

Claro que o silvo do turbo é normal. Porém o que aqui se fala e que o Arturval notou é um silvo mais audível do que o habitual, daí as sugestões dadas.

Eu arrisco 99% que é o veio do turbo desequilibrado.

Explica-me como associado a isso não se sente a perda de potência (segundo o autor)..o assobiar pode ser muita coisa..antes de mudar o turbo faz um teste e vê a taxa de compressão?

O carro será entregue na BMW para reparar esta semana.

Em principio será para tentar recuperar o turbo ( ainda de origem).

Back