O valor duma traição

LimaoAzedo

New member
O falso amigo é duplamente traidor: trai a amizade e trai-se a ela próprio, perdendo o valor que a dignidade e a honra representam na consciência humana.
Falo disto, porque contactei, recentemente e em circunstâncias trágicas, com um desses “amigos”.
O meu único filho, solteiro, comerciante em Angola, foi roubado e barbaramente assassinado, no passado dia 28 de Abril, na Namíbia, onde se deslocara em negócios.
O meu desgosto pela perda duplicou pela impossibilidade física, burocrática e financeira de o acompanhar à sua última morada.
Alguns dias após a sua morte, recebi as emocionadas condolências do seu amigo Jorge Pinto, residente em Luanda, oferecendo-se para tratar de tudo quanto era necessário tratar, em nome da velha amizade que o ligava ao meu falecido filho. Concordei.
A venda dos bens foi feita, mas o dito senhor não prestou contas e até alardeou, a quem o quis ouvir a atoarda de que me tinha enviado uma boa quantia em dinheiro.
Escusado será dizer que o sr. Jorge Pinto mudou os telefones e de residência, deixando de ser visto nos locais que habitualmente frequentara.
Não choro o dinheiro que não recebi; choro – isso sim! – a morte trágica do meu filho.
Não alimento ódios pelo Sr. Jorge Pinto.
De algum modo, ele inspira-me pena por ter traído a amizade por uma mão de cheia de valor nenhum.
- A mãe

Este texto foi escrito por uma mãe em que o filho foi assassinado como está descrito.
Se possível, partilhem esta mensagem para pessoas que estejam em áfrica ou luanda, angola...

Muito obrigado!

Não é por ser amigo que uma pessoa deixa de ser humana.

Acabaste de criar um vortex de incoerência no meu cérebro.

se por um lado a tua resposta roça o ridículo, de tão absurda, por outro só atesta para que rumo se dirige a humanidade, o que lhe confere lógica...

Blue screen

concordo, mas o contrário também é verdade...

não ser humano não significa que não se deixe de ser inimigo

Acabaste de criar um vortex de incoerência no meu cérebro.

se por um lado a tua resposta roça o ridículo, de tão absurda, por outro só atesta para que rumo se dirige a humanidade, o que lhe confere lógica...

Blue screen

Na parte do "humana" penso que se queria referir aos males do ser humano. Neste caso era amigo, mas a tentação falou mais alto. Não é humano errar-se, ter-se sentimentos maus de inveja e cobiça, etc.?

Quanto a esta história, tenho dúvidas que uma pessoa deixe tanto dinheiro seu nas mãos de um amigo do filho...

Na parte do "humana" penso que se queria referir aos males do ser humano. Neste caso era amigo, mas a tentação falou mais alto. Não é humano errar-se, ter-se sentimentos maus de inveja e cobiça, etc.?

Quanto a esta história, tenho dúvidas que uma pessoa deixe tanto dinheiro seu nas mãos de um amigo do filho...
Exactamente.
Para que a amizade funcione temos que ter a noção que toda e qualquer pessoa está longe de ser perfeita, pura e imune ao mal.

ok, estou a perceber. Portanto, e de forma resumida, podemos ter amigos mas temos der ter a consciência de que, a qualquer momento, devido ao facto de serem humanos eles podem esfaquear-nos nas costas, afinal faz parte da nossa natureza...

Vocês hoje não param de alegrar o meu dia...

ok, estou a perceber. Portanto, e de forma resumida, podemos ter amigos mas temos der ter a consciência de que, a qualquer momento, devido ao facto de serem humanos eles podem esfaquear-nos nas costas, afinal faz parte da nossa natureza...

Só hoje é que aprendeste isso? :sh)

Liga ja pra linha SOS amigos, descobriste algo horrível.[;)]

Back