Obras/Remodelações em casa

Micky

New member
Boa tarde,

Procurei e não encontrei nenhum tópico específico para este tema (ou então a busca do site funciona mesmo mal:rolleyes:)

Recentemente (e infelizmente) herdei um apartamento em Lisboa e quero fazer vários melhoramentos como pintar tudo, colocar soalho flutuante, trocar caixilharia, renovar cozinha e casas de banho.
Reparações propriamente ditas não são necessárias. O prédio tem menos de 40 anos e está tudo bom.

Gostaria de ter opiniões de quem já fez remodelações na sua casa e saber os desafios que se avizinham, assim como aconselhar-me sobre materiais e até onde os comprar.

A casa tem 5 assoalhadas, 2wc, terraço com cerca de 100m2 e área coberta de cerca de 180m2.

Que valores posso esperar? Muito, imagino..:(

Depende muito do que quiseres fazer. Tanto te pode ficar por 500 euros como por 50000.
Se fores tu a fazer por tua mão poupas logo muito dinheiro.

Tudo bem limpinho e desinfetado, uma boa pintura com tinta de qualidade, um soalho flutuante e por fim alguma mobília nova e ficas com uma casa em bom estado.

Não esquecer de tratar as madeiras

Tudo vai depender muito dos materiais que vais escolher.

Só para o pavimento que referes de flutuante, tens desde 5€ o m2 a 50€ o m2...

Se tem 40 anos o ideal seria mudar tudo o que é canalizações e electricidade. POr isso para 180m2 podes começar a contar com bastante nunca menos de 30.000€.

Não pretendo ser eu a fazer a maioria das coisas por falta de tempo e paciência e também porque levaria uma eternidade.
Coisas mais pequenas e pontuais serei eu a fazer, mas o "grosso" quero que outros façam [:D]

Já contactei três empresas que me ficaram de fazer orçamentos ainda esta semana.

Não estava a pensar trocar canalizações e electricidade, mas pensando bem, pelo menos electricidade creio ser boa ideia.
De qualquer forma nunca esperei nada inferior a 20/25k euros.

Última edição:
Não pretendo ser eu a fazer a maioria das coisas por falta de tempo e paciência e também porque levaria uma eternidade.
Coisas mais pequenas e pontuais serei eu a fazer, mas o "grosso" quero que outros façam [:D]

Já contactei três empresas que me ficaram de fazer orçamentos ainda esta semana.

Não estava a pensar trocar canalizações e electricidade, mas pensando bem, pelo menos electricidade creio ser boa ideia.
De qualquer forma nunca esperei nada inferior a 20/25k euros.

Se tem tudo 40 anos, e vais remodelar cozinhas, wc, pavimentos etc etc, eu renovava tudo, sem dúvida.

Há um aspeto fundamental a considerar no meio disso tudo: o que queres fazer com a casa? É para morar lá? Para alugar? Para vender?

Parece uma pergunta inocente, mas não é. De todo.

Antes de fazeres o quer que seja, acho que vale a pena falar com um arquiteto ou um engenheiro civil.

Não sendo propriamente o meu ramo, mas tendo presente as áreas, diria que uma coisa mais ou menos como deve ser facilmente chegar aos 40.000 ou mesmo 50.000, mas sem grandes luxos! Não é apenas pintura e chão, há muito mais coisas que devem ser mexidas desde os alumínios aos wc...

sim, não mudes canalizações e depois de teres tudo pronto rebenta-te um tubo...
obras numa casa com 40 anos é mudar sempre sistema electrico e canalizações. é o meu conselho.

Há um aspeto fundamental a considerar no meio disso tudo: o que queres fazer com a casa? É para morar lá? Para alugar? Para vender?

Parece uma pergunta inocente, mas não é. De todo.

Antes de fazeres o quer que seja, acho que vale a pena falar com um arquiteto ou um engenheiro civil.

Não sendo propriamente o meu ramo, mas tendo presente as áreas, diria que uma coisa mais ou menos como deve ser facilmente chegar aos 40.000 ou mesmo 50.000, mas sem grandes luxos! Não é apenas pintura e chão, há muito mais coisas que devem ser mexidas desde os alumínios aos wc...

A pergunta é muito pertinente e é uma pergunta que ainda me faço.
Para já é para morar. Daqui a uns tempos será possivelmente para alugar. Vender não equaciono nos próximos largos anos.

Se fosse mesmo para ficar para mim, gostaria de mandar abaixo uma parede (que não tem tubagens de gás nem outras) entre a cozinha e o "quarto de empregada" para fazer um espaço grande para refeições e evitando assim a necessidade de ter uma sala de jantar.
Ao mesmo tempo aproveitar melhor o espaço da marquise para aumentar a cozinha, mas para isso tenho de mudar as janelas da marquise e talvez até a parede exterior que dá para o terraço.

No resto da casa é só chão e pintura fresca.
Os 2 WC é só trocar louças e pintar. E trocar as banheiras por duches.

Gostava de meter o chão da cozinha num material semelhante ao resto da casa (claro que tem de ser diferente) para não destoar da zona de refeições e o resto das janelas trocar tudo também, mas esta última parte não é essencial para já. Se o orçamento ficar curto posso deixar para mais tarde.

Acham que ao mandar abaixo uma parede e perder essa divisão extra vou tirar valor à casa? Vai continuar com 3 quartos e uma sala grande. Aliás, todas as divisões são bastante razoáveis.

Felizmente tenho um grande amigo arquitecto e um tio na construção civil/remodelações [;)]

sim, não mudes canalizações e depois de teres tudo pronto rebenta-te um tubo...
obras numa casa com 40 anos é mudar sempre sistema electrico e canalizações. é o meu conselho.

Concordo que a instalação eléctrica merece ser trocada até porque não há-de ser assim tanto dinheiro, mas as canalizações não sei...
Quando dizes mudar canalizações referes-te a quê mais especificamente?

Pessoalmente e por ter já passado por parecido digo, a fazer faz tudo, se não podes espera mais tempo ou mete materiais que sejam bons mas não muito caros.
A parte dos Alumínios é conveniente mudar já também visto que trocando por uns de qualidade ou PVC com cortes térmicos e por aí notarás bastante no conforto térmico interior, a par dos estores ou portadas.
Canalização e Electricidade também, não queiras ter chão novo, pinturas novas e depois um problema nos canos, e porquê os canos? Porque se fores para lá morar irão ter uma utilização mais intensiva e com isso sendo que têm ~40 anos não estão nas melhores condições(esta parte da canalização sei do que falo, a casa onde estou quando vim para cá morar não tinha grande uso, e a qualidade da canalização não era a melhor, passámos uns maus bocados com isso) a electricidade não tanto pelo uso mas pela segurança.
Ambos hoje em dia já há melhores técnicas de montagem e uma significativa melhora na qualidade dos materiais.

Lembrei-me ainda de acrescentar, por ter alguém perto a passar por uma situação parecida, em que até as áreas devem ser parecidas e em lx:

Andar mais recente (terá talvez uns 20 ou 25 anos) pelo que não vai tocar nas canalizações, nem (profundamente) na parte elétrica.

Remodelar os 3 wc, a cozinha, substituir todas as madeiras do chão, mudar os estores (vão passar a ser elétricos), as janelas vão ficar que já são de vidro duplo, pintar tudo, reparar algumas rachas, colocar focos de luz nas áreas comuns, ac em algumas divisões...

Falou-me que tem vários orçamentos (não sei se já entregou a obra ou não) entre os 25 e os 35 mil aéreos, dependendo sobretudo dos materiais a aplicar. Tempo previsto para a execução da obra: 3 meses.

A minha teoria é se é para mexer que fique mesmo bem feito!

as canalizações devem ser mudadas e por uma razão mais importante que o estado delas. é que muito provavelmente se nunca foram mudadas desde a construção o mais certo é serem canalizações com chumbo!

Tenho vários orçamentos para picar, rebocar e pintar uma parede de cerca de 7 metros de largura por 1 e pouco de altura (por baixo das janelas) com valores entre os 550 e os 650 euros.
Estão-me a tentar roubar, não estão?

Última edição:
A pergunta é muito pertinente e é uma pergunta que ainda me faço.
Para já é para morar. Daqui a uns tempos será possivelmente para alugar. Vender não equaciono nos próximos largos anos.

Se fosse mesmo para ficar para mim, gostaria de mandar abaixo uma parede (que não tem tubagens de gás nem outras) entre a cozinha e o "quarto de empregada" para fazer um espaço grande para refeições e evitando assim a necessidade de ter uma sala de jantar.
Ao mesmo tempo aproveitar melhor o espaço da marquise para aumentar a cozinha, mas para isso tenho de mudar as janelas da marquise e talvez até a parede exterior que dá para o terraço.

No resto da casa é só chão e pintura fresca.
Os 2 WC é só trocar louças e pintar. E trocar as banheiras por duches.

Gostava de meter o chão da cozinha num material semelhante ao resto da casa (claro que tem de ser diferente) para não destoar da zona de refeições e o resto das janelas trocar tudo também, mas esta última parte não é essencial para já. Se o orçamento ficar curto posso deixar para mais tarde.

Acham que ao mandar abaixo uma parede e perder essa divisão extra vou tirar valor à casa? Vai continuar com 3 quartos e uma sala grande. Aliás, todas as divisões são bastante razoáveis.

Felizmente tenho um grande amigo arquitecto e um tio na construção civil/remodelações [;)]

Falas ai de várias coisas e o ideal será mesmo convidares o teu amigo arq para um café. [;)]
Ele vai-te ajudar a ver se vale a pena abrir o quarto da empregada para a cozinha ou não. E o tal fecho da marquise.

Atenção que falas ai em alguns pontos "ilegais". O fecho da marquise é ilegal, todos o fazem, mas é. Falas em mexer numa parede exterior, também é ilegal sem projecto aprovado. E falas em mudar as banheiras para duches, se forem todos é ilegal e não o podes fazer em projecto a aprovar.

Quanto ao valor da casa com menos esse quarto, depende de muita coisa, pelo que conheço de tipologias de casas com quarto da empregada, não deverás perder muito, por norma é um espaço de tralha porque ou é interior, ou dá para a marquise ou para a cozinha. E se a cozinha é pequena poderá ser uma boa adição.

Tenho um orçamento para picar, rebocar e pintar uma parede de cerca de 7 metros de largura por 1 e pouco de altura (por baixo das janelas) com valores entre os 550 e os 650 euros.
Estão-me a tentar roubar, não estão?

Se vais picar é pq tem infiltrações quase de certeza não é?

Por isso tb depende do tratamento que vão dar/fazer. Se for picar, impermeabilizar, rebocar, estucar e pintar. é diferente de picar rebocar e pintar.
Mas é preciso ter a ideia que algo assim poderá implicar uns 4 ou 5 dias (secagens) e deslocações. E isso custa.

Mas sim é caro.

Se vais picar é pq tem infiltrações quase de certeza não é?

Por isso tb depende do tratamento que vão dar/fazer. Se for picar, impermeabilizar, rebocar, estucar e pintar. é diferente de picar rebocar e pintar.
Mas é preciso ter a ideia que algo assim poderá implicar uns 4 ou 5 dias (secagens) e deslocações. E isso custa.

Mas sim é caro.
Sim, é aquela parede da minha sala, por baixo das janelas.
Á conta do condomínio já deram uma impermeabilização no exterior e agora falta arranjar por dentro.
Vou tentar falar com um biscateiro de confiança.
Se conheceres alguém apita.
Thanks [;)]

Voltar
Superior