Oficina destrói Mini Cooper

A mulher vê um carro em excesso de velocidade e põe-se à frente? anda a dar na TV mais uma rerun do highlander, mas não é preciso levar isso tão a peito...

Vamos cá ver as coisas.
A oficina subcontratou o serviço de levar o carro à IPO a quem não o podia prestar. Para prestar esse serviço, a senhora teria que ter seguro de carta, seguro de RC para a actividade, e talvez até outros.
Se fosse dos quadros da oficina, estaria de facto coberta pelo seguro da oficina.

Para estarem a fazer propostas dessas, é porque não têm onde se agarrar nem como se defender. Tivessem pensado nisso antes, os seguros não servem oara enfeitar um dossier.

Para além de um carro igual (ou valor equivalente a um carro no estado do teu, kms semelhantes, etc), terias ainda direito a um valor pelos dias de imobilização da viatura (tempo em que não tens acesso a ela). Só que pelos vistos isto não envolve nem gente séria nem seguradoras. 4500€ não cobre nem uma coisa nem outra, portanto podes ser simpático e aceitar algo como 10mil€ para evitar problemas legais para o lado deles.

O carro é teu e será teu até dares ordem de abate ou venderes e receberes por isso. Não deixes que a oficina fique com o carro, naturalmente vão tirar peças para diminuir as perdas, ou tentar reparar. Tens pena deles? eu não teria...

Depois há ainda outra coisa. Não havendo seguro de carta nem RC, quem é que assume a reparação do mercedes?
Quem tem que assumir é o seguro de carta da senhora. Não tem, tivesse.
Vê bem se não vais ter nenhuma surpresa quando fores fazer outro seguro, não vás tu ficar a pagar pelos erros dos outros.

Foi o que eu disse, se o Mini ficou assim, o Mercedes também deve ter ficado maltratado e o dono deve querer o carro arranjado, seja quem for que tem que pagar. E é aí a minha dúvida, pois deve ter metido PSP / GNR ao barulho, como é que preencheram a declaração amigável? a srª usando os dados do Mini?

Este tipo de situações é que me faz pensar que nunca na vida me apanham nesses serviços de "cortesia" de deixar o carro numa oficina para fazer serviços de IPO, sabendo que vai andar em mãos alheias a fazer trajetos. Faz-me lembrar a situação que o meu pai viveu com a Feuvert de Portimão, quando um anormal que lá trabalha lhe rebentou a lateral toda, depois não quiseram assumir que tinham sido eles mas quando viram o caso mal parado, já sugeriam o meu pai trazer o carro para Lisboa e depois deixar na Feuvert de Sintra, indo um empregado deles depois com o carro para uma oficina de bate-chapa na Terrugem. O meu pai mandou-os logo para todo o lado e disse que a reparação era na Honda que ele quisesse e ele levava o carro, mas nem pensar dar as chaves a 3ºs para depois acontecer algo pelo meio e ninguém se responsabilizar.

Fala com a tua seguradora, se tiveres mediador ainda melhor. A oficina tem que te pagar a ti o valor justo (que em ultima analise ou será o valor de mercado ou o valor segurado na tua apólice), e tão ou mais importante tem que pagar ao outro interveniente no acidente.

Se a tua seguradora não tiver para te ajudar neste processo perde o amor a 500€ e contrata um advogado para escrever uma cartinha em condições à oficina

Foi o que eu disse, se o Mini ficou assim, o Mercedes também deve ter ficado maltratado e o dono deve querer o carro arranjado, seja quem for que tem que pagar. E é aí a minha dúvida, pois deve ter metido PSP / GNR ao barulho, como é que preencheram a declaração amigável? a srª usando os dados do Mini?

Este tipo de situações é que me faz pensar que nunca na vida me apanham nesses serviços de "cortesia" de deixar o carro numa oficina para fazer serviços de IPO, sabendo que vai andar em mãos alheias a fazer trajetos. Faz-me lembrar a situação que o meu pai viveu com a Feuvert de Portimão, quando um anormal que lá trabalha lhe rebentou a lateral toda, depois não quiseram assumir que tinham sido eles mas quando viram o caso mal parado, já sugeriam o meu pai trazer o carro para Lisboa e depois deixar na Feuvert de Sintra, indo um empregado deles depois com o carro para uma oficina de bate-chapa na Terrugem. O meu pai mandou-os logo para todo o lado e disse que a reparação era na Honda que ele quisesse e ele levava o carro, mas nem pensar dar as chaves a 3ºs para depois acontecer algo pelo meio e ninguém se responsabilizar.

Não me admiraria nada que a condutora terá procedido dessa forma, preenchendo a DA com os dados da viatura em si...

Portanto:
  • O carro foi deixado na oficina para ser levado á IPO
  • O mecânico pôs o carro nas mãos da mãe, para esta o levar á IPO
  • Ocorreu o acidente neste âmbito
  • A mãe do condutor não é funcionária da oficina, nem tem seguro de carta

Sinistro:
  • A responsabilidade foi da senhora, pelo que a seguradora do terceiro, nada paga
  • Atenção: convém informares o quanto antes a tua seguradora, pois a mesma não tem nada a ver com este assunto
  • Legalmente, o teu seguro não é válido nessas circunstâncias (veiculo a cargo de oficina para reparação/manutenção)

Resolução:
  • O carro é teu, e só teu, não é o mecânico que lhe faz o valor, apesar de, aparentemente, estar a basear-se no valor orçamentado pela seguradora
  • Perante isto, só há 2 opções:
    • O mecânico está de boa fé, tentam chegar a um entendimento de valores, e ele paga o valor devido (ficando o carro contigo, ou com ele, isso vocês decidem)
    • O mecânico vai tentar pagar pelo mínimo, que é o que parece estar a acontecer, pelo que acho que deves colocar, o quanto antes, um advogado a comunicar com o mecânico. Não digo avançar já para a via judicial, mas começar a comunicar oficialmente, e de forma registada, através de um advogado, pois não me parece que haja outra solução.

Provavelmente, como já vi acontecer N vezes, "esqueceu-se" de dizer que não podia estar ao volante daquele carro e qual era a sua função ali. Normalmente quem faz este tipo de serviços está habituado a ser aldrabão a vida toda, sabe-se desenrascar muito bem e tem a conversa toda feita assim que sai do carro. Identifica-se como condutora, assina como condutora, está feito.

O policia, sem ter nada para desconfiar, nem sequer foi procurar.

Provavelmente, como já vi acontecer N vezes, "esqueceu-se" de dizer que não podia estar ao volante daquele carro e qual era a sua função ali. Normalmente quem faz este tipo de serviços está habituado a ser aldrabão a vida toda, sabe-se desenrascar muito bem e tem a conversa toda feita assim que sai do carro. Identifica-se como condutora, assina como condutora, está feito.

O policia, sem ter nada para desconfiar, nem sequer foi procurar.

E condutora o era de facto...

Apenas não disse foi a que título. [:D]

Penso que é para este tipo de casos com contornos mais insólitos que o melhor é mesmo pedir ajuda a um advogado para não se sair enganado. Dado que já houveram várias ilegalidades e facilitismos desde o principio do processo eu não confiaria que a oficina estivesse a operar nos melhores interesses do cliente.

preencheu os dados muito caladinha e siga, quer tenha feito por bem ou por mal. o polícia tomou conta da ocorrência e foi à vida dele fazer outro serviço.

Claro... obvio que como condutora, teria de ser a mesma a preencher a dita...

Mas aí está, a nivel de seguro, se o user não se acautelar, é o mesmo que arca com os custos da reparação da outra viatura... além ainda, de eventuais custos de mazelas até que a condutora possa ter tido e accionado o seguro nesse sentido.

Como referido e claro está, ver a situação com advogado, não será de descurar de todo, bem pelo contrário.

Bom, não havendo nada a acrescentar ao que já foi dito sublinho apenas a despreocupação e a leviandade com que o responsável da oficina trata dum assunto desta gravidade.

Aparentemente pela posição da oficina o problema é teu e não deles. Como já disseram e bem, começa a tratar do assunto com um advogado.

Oficina destrói Mini Cooper

Realmente ainda não me tinha ocorrido esse detalhe do agravamento do seguro.
O melhor será mesmo um advogado, visto que a oficina não está a ser justa.
O Mercedes também ficou bem danificado, não devendo ser um arranjo leve
Obrigado a todos

Sent from my iPhone using Tapatalk

Claro... obvio que como condutora, teria de ser a mesma a preencher a dita...

Mas aí está, a nivel de seguro, se o user não se acautelar, é o mesmo que arca com os custos da reparação da outra viatura... além ainda, de eventuais custos de mazelas até que a condutora possa ter tido e accionado o seguro nesse sentido.

Como referido e claro está, ver a situação com advogado, não será de descurar de todo, bem pelo contrário.

há 2 ou 3 semanas uma tipa bateu no carro de uma colega minha, quando esta vinha para o trabalho. a mulher vinha sem a carta com ela (foi o que percebi, pois penso que sempre tinha carta válida) e tinha o seguro pago, mas pelos vistos não estava no vidro. a minha colega chamou a GNR e a tipa disse que ia preencher os dados da folha de sinistros com os dados do marido. imaginem a lata, só não se lembrou foi de preencher isso sem dizer nada e se o fizesse, se calhar teria passado sem darem conta na hora. :sh) curiosamente, a companhia de seguros era a mesma para os dois.

entretanto no dia seguinte passo em sentido contrário numa curva e quem é que aparece a cortar a mesma? o tipo que tinha batido na minha colega, com a frente um bocado amassada e matrícula dentro. eram mais 2mt e se calhar tinha-me batido também! foi uma questão de 2 seg de diferença! [8b]

Aqui na cidade onde moro há uma senhora de uns 55/60 anos com um Fiat 500. Há tempos vim atrás dela por uns 2km e por pouco ela não causou 3 acidentes.
Sexta vinha a circular numa estrada de dois sentidos e na outra faixa estava uma carrinha a descarregar. Aparece-me o Fiat em velocidade desenfreada. Não sei como couberam 3 carros em toda a largura da via porque a senhora não quis saber que tinha a faixa interrompida. Levou uns berros e ficou a olhar para mim com o ar mais inocente do mundo tipo "mas eu fiz alguma coisa errada?"

Esse 500 é grande maquina até tem codigo estrada especial so para ele/ela =)

Só tenho pena é que essas pessoas nunca são apanhadas em flagras, é sempre o zé povinho que ao mandar uma pequena acelaração para limpar uma FAP/EGR é apanhado no radar :S:S (sim ja ma aconteceu)

Voltar
Superior