Óleo da direção assistida

jmralves

New member
Quais são os sintomas de um óleo da direção assistida que necessita de ser mudado?

Já li que este óleo é vitalício, já li também que é necessário mudar quando a direção fica pesada e/ou a bomba de direção fica com um trabalhar ruidoso, etc.

Alguém com experiência pode relatar a sintomatologia associada e que implica mudança?

Obrigado.

Quais são os sintomas de um óleo da direção assistida que necessita de ser mudado?

Já li que este óleo é vitalício, já li também que é necessário mudar quando a direção fica pesada e/ou a bomba de direção fica com um trabalhar ruidoso, etc.

Alguém com experiência pode relatar a sintomatologia associada e que implica mudança?

Obrigado.

Fazes a pergunta e dás a resposta. É necessário a troca para substituir os aditivos que conservam as borrachas e orings e manter o sistema limpo. Os sintomas são esses que falas.

Vê lá se não tens pouca pressão dos pneus para a direcção ficar pesada.

A direção não está pesada.

Tenho dois sintomas no carro, o óleo está castanho (não sei qual era a cor original...) e tenho um ruído extra no funcionamento do motor.

Este barulho extra não sei se vem da bomba de óleo da direção ou se vem de um dos rolamentos das correias de acessórios (mais provável, na mudança que efectuei ficou um dos rolamentos velhos. Pedi o material na ford e só vi que faltava um dos rolamentos já com o motor "desmanchado", optei por deixar ficar o velho) ou da correia da distribuição (aqui mudei todos os rolamentos).

O que acham, qual deve ser a fonte do ruído extra?

Boas,

Embora seja um oleo com uma duração bastante elevada o Eblase tem razão, as propriedades do lubrificante vão-se perdendo com o tempo de qualquer forma se tens o oleo castanho possivelmente tens um problema no circuito, em regra geral e a maioria dos carros usa o ATF que tem uma cor avermelhada tipo tinto embora exista também o verde mas castanho não me recordo de ver para DA...quanto ao barulho se o faz ao ralenti sem mexeres na direcção, podes sempre tirar a correia que acciona a bomba DA(*possivelmente passará por outras polys que podem ser a origem do ruido) e ligares o carro para ver se o barulho se ausenta e caso isso aconteça terás a tua resposta quanto ao ruido...

Abraço...

Rambado,

Agradeço a resposta.

Já mudei o óleo da direção assistida.

Saiu um óleo castanho mas de base verde quando em filme (um resto num garrafão de recolha).

Levou motul HF com especificação FORD M2C204-A, líquido verde.

Ouve-se a bomba mas considero que seja um ruído interno do normal funcionamento.

Está tudo bem portanto.

A direção assistida é de base hidráulica, ou seja, a óleo.

Bomba de óleo acionada pela correia de acessórios.

Back