Óleo da galp

O problema é que o carro sempre levou o 10w40 mesmo na pegeout
O carro não é meu o dono mostrou me as ultimas faturas
No manual tem que pode levar a3/b3 e A5/b5

Quais são todas as viscosidades permitidas que aparecem no manual para esse motor?

E normas o que aparece é apenas A3/B3 e A5/B5 ou há mais?

Sim so são esssas
Para esse motor o melhor que podes fazer é o que o eblase te indicou.

Acea A5/B5 ; Acea C2

Esse motor já recomenda PSA B 71 2290 (Total ECS 5W30)

E podes usar mesmo a PSA B 71 2312 ( Total Ineo First 0w30)

Não te preocupes com os consumos de óleo,se o motor estiver de boa saúde não se passará nada.

O 10w40 já nem é recomendado
e021fe2c861a7d85b2adb74aa66db2c5.jpg

Pessoal uma ajudinha pf.

Para um mitsubishi lancer 1.3 gasolina de 1999, o oleo original era 15w40.

na oficina colocaram 10w40, mas penso que nao tinha a norma API SG.

Neste caso em que duas das viscosidades permitidas/recomendadas são 5W30 e 5W40 quais os critérios que deverão ser tidos em conta para poder fazer a melhor escolha da viscosidade (5W30 vs 5W40)?
Óleos fuel economy,melhores amigos dos catalisadores e sondas lambda ACEA C2,os outros são full saps,ou seja maior percentagem de cinzas sulfatadas,que contaminam mais os já referidos catalisadores.

Sim so que este carro pelo que me disse a dona sempre bebeu um pouco de óleo com o 10w40 acho que da móbil se lhe pôr o 5w30 da opel tenho receio que beba muito

Não será por aí que tal acontecerá.... é uma ideia errada/mito.

A título de exemplo, o 1.4 VTI ali ao lado no tópico dos óleos, a marca queria colocar-lhe 10W60 (ou 10W50)... porque é o "recomendado".

Certo é que o user acabou por colocar um 0W30 que cumpre com o que o carro pede e ao fim destes anos, agora nem está a ter nenhum consumo de óleo.

Portanto e em jeito de conclusão... não é por colocar um óleo com graduação mais baixa, que irá ter consumo acrescido.

Mitos em que sentido?
Um 5W30 com homologação Dexos2 a nivel de valores NOACK é muito superior a qualquer 10w40 A3/B4 "universal".

Qualquer motor de boa saúde pode consumir um pouco de óleo.

Se me dizes que consome meio litro aos mil,aí digo-te para procurar desgaste mecânico a nivel de um/vários componentes do sistema de combustão.

Ao usar um 5w30 Dexos2 só estará a dar saúde ao motor e periféricos responsáveis pelo controle de poluição,tal como catalisador,egr,mesmona admissão estará menos contaminada.

Este tipo de óleos é superior a limpeza do motor,oxidação,etc.

Voltar
Superior