Oleo no sistema de refrigeraçao!

Bj40

New member
Boas! Algo de muito estranho esta a acontecer na minha VW Passat TDI 1.9 115cv de 1999... HA coisa de 20 dias descobri que o deposito de agua de refrigeraçao do motor estava completamente cheio de oleo. Mas de tal forma que se formou uma pasta no depostio da agua. Pesquisei logo na internet e pensei k fosse o radiador do oleo segui po mecanico e ele disse que devia ser msm isso, pois nao ha outros sintomas. Nao ha agua no oleo do carter, nao ha perda de potencia nem fumos! A temperatura tao pouco sobe. Ele disse tb k como era o radiador oleo podia andar com a carrinha. Ontem foi para arranjar mas afinal o problema nao é do radiador do oleo, esse esta impecavel!

Alguem me pode dar uma dica? Sobre o k sera? Pq nao ha quaisquer sintomas de outras coisas cm ja disse. Apenas oleo na agua! Se fosse a colaça nao deveria haver abaixamento do nivel de agua e perdas de potencia? MAs nao ha!! :S

Obrigado e se puderem ajudar... Abraços

Boas! Algo de muito estranho esta a acontecer na minha VW Passat TDI 1.9 115cv de 1999... HA coisa de 20 dias descobri que o deposito de agua de refrigeraçao do motor estava completamente cheio de oleo. Mas de tal forma que se formou uma pasta no depostio da agua. Pesquisei logo na internet e pensei k fosse o radiador do oleo segui po mecanico e ele disse que devia ser msm isso, pois nao ha outros sintomas. Nao ha agua no oleo do carter, nao ha perda de potencia nem fumos! A temperatura tao pouco sobe. Ele disse tb k como era o radiador oleo podia andar com a carrinha. Ontem foi para arranjar mas afinal o problema nao é do radiador do oleo, esse esta impecavel!

Alguem me pode dar uma dica? Sobre o k sera? Pq nao ha quaisquer sintomas de outras coisas cm ja disse. Apenas oleo na agua! Se fosse a colaça nao deveria haver abaixamento do nivel de agua e perdas de potencia? MAs nao ha!! :S

Obrigado e se puderem ajudar... Abraços

Salvo erro pode ser a junta da cabeça queimada

Salvo erro pode ser a junta da cabeça queimada

Pois, por aquilo que vou lendo na net e o que o mecanico me diz pode ser! Mas nao era suposto haver perdas de agua? Perda notoria de rendimento? Fumos? Aquecimento? Ess é o meu dilema, tambem ja me disseram que a bomba de agua tem uma passagem para oleo, mas nao estou a ver que seja isso.. So espero que nao seja bloco partido.
Obrigado pela resposta! Abraços

Nem sempre tem que haver esses sintomas todos que apontaste, embora normalmente um ou outro estejam presentes, porque depende em que zona a junta cedeu.

Além dos que já referiste, pode acontecer (vê aí nos tópicos mais recentes pois ultimamente tem-se falado imenso de juntas de cabeça e sistemas de arrefecimento, tanto que até já ando com medo de ligar o carro!):

- Espumação ou borbulhar no vaso de expansão (o líquido pode até saltar pela tampa)

- Excesso de pressão no tubo superior do radiador (fica muito duro), mesmo com o motor ainda frio

- Fumo branco pelo escape (sem ser na fase inicial de arranque nem em dias extremamente frios e/ou húmidos), mesmo que seja apenas intermitente

- Água no óleo, normalmente formando uma mistela acastanhada tipo meia-de-leite (mas uma fuga na junta do colector de admissão, em alguns carros, fará o mesmo)

- Óleo na água (caso presente, mas que também pode ser originado no radiador do óleo) ou apenas uma "nanhazita" parecida com farripas de maionese acastanhada

- Baixa compressão pelo menos num dos cilindros (fazer teste de compressão)

- Elevado teor de CO2 e hidrocarbonetos na água (fazer os respectivos testes, mas nesse caso nem é preciso porque o óleo tem hidrocarbonetos)

- Sistema de arrefecimento não mantém a pressão quando se faz o respectivo teste (mas a fuga pode ser por outro lado qualquer que não a junta da cabeça)

É capaz de haver mais indícios (vê os tais tópicos recentes aqui nas "Boxes") mas não me lembro agora de mais. Pelo teste de compressão e pela medição de CO2 no vapor do líquido já dará para retirar alguma conclusão.

Pois so espero que seja da junta da colaça! Mal o menos porque se for colaça estalada ou assim, motor novo! :S Bgd pela ajuda...

A cabeça estalada ainda nem é o pior, embora já seja mau, porque se não der para soldar sempre se pode arranjar uma nova, mas mau mesmo era o bloco...

Na volta é do radiador de óleo ou outra coisa m€nos má.

Boa sorte com isso. [;)]

Bloco?? Nem kero pensar nisso. Mas tb do radiador do oleo ja sei que nao é. O ensaiador ja fez o teste e diz que esta impecavel. Agora é preciso partir para as outras hipoteses, muito pouco apelativas.

Bem vindo ao "clube da junta queimada" [:D]

A semana passada foi eu mas com sintomas um pouco diferentes. não tinha óleo no radiador mas o carro tava a aquecer e não teve perda de rendimento.

No teu caso, em principio, com a junta queimada tá a fazer com que (com a pressão do oleo) o oleo passe para o circuito de refrigeração (àgua). Penso que se "apertares" mais com o carro vais ver que atemperatura vai subir.

Boa sorte com isso

Today-tomorrow-toyota.gif

Pronto... Nao ha que enganar mais entao, hehe. Ja vi que nao me livro de gastar 500-700 €... So espero que n seja mais senao compro uma bicicleta. lool Abraços

Pronto... Nao ha que enganar mais entao, hehe. Ja vi que nao me livro de gastar 500-700 €... So espero que n seja mais senao compro uma bicicleta. lool Abraços

Consulta um bom mecanico e pede-lhe para verificar a junta. No caso de ser, não gastas tanto dinheiro.

Só amanha levanto o meu carro mas penso que vou gastar por volta de 200 euros. No teu caso, penso que no maximo 400 euros

Today-tomorrow-toyota.gif

Junta da cabeça do motor queimada ou cabeça rachada ou fissurada.

Mas não sejamos precipitados, deverá ser apenas a junta com uma passagem.

Num mecânico convencional, deverás resolver isso na ordem dos 500€. Na VW conta com o triplo.:sh)

Ha makinas para testar a pressao do circuito de refrigeração e nao é um teste caro e é simples! Se houver fuga é facil de ser detectada... estranho é nao passar agua para o circuito do oleo... fumos brancos.

Pois, mas nada de nada de diferente a nao ser claro o óleo na agua. Entretanto hoje soube o resultado definitivo do teste ao radiador do oleo e confirma-se... Esta novo logo a fuga tem que ser por outro lado. Gostava de saber mais sobre esse teste ao sistema de refrigeração, será que me pode ajudar Nheknhek? Obrigado

Num Passat de um colega, modelo 6, o 2.0 Tdi, tem uma menbrana qquer q num certo ponto, é a única separação entre os istema de refrigeração e o de lubrificação, n sei mais pormenores, mas pelos vistos neste motor, n sendo uma avaria regular já aconteceu por diversas vezes.
N sei se no 1.9 da geração anterior isto tbem acontece, mas no concessionário o 1º sitio q foram procurar foi nessa passagem e foi aí q estava o problema e o carro n perdia potência, n fazia mais fumo, apenas acendeu a luz do nivel do óleo.

O meu teve a junta queimada, Opel Astra G 1.4 16V, só tinha 2 sintomas, agua que desaparecia muito lentamente e um barulhinho ao ligar. Paguei 520€ no meu mecanico já com rectificação da cabeça. Na Opel pediam-me 1200€ + trabalho na cabeça (250€) ou cabeça nova 400€. Na Opel tudo preços sem Iva (ainda estou para descobrir porque, se calhar digo que não quero o iva..)

Back