Óleo Renault Clio

aidos

New member
Boa tarde! Gostaria de poder tirar algumas dúvidas caso fosse possível. Já andei a pesquisar algumas coisas aqui no fórum, mas acho que ainda tenho algumas dúvidas.Tenho um Renault Clio 1.9 série II de 1999 com 400 mil km. Queria agora mudar-lhe o óleo. Como já li existe o óleo sintético, semi sintético e sintético. O fabricante diz que se deve por um 15w40 que supostamente é óleo mineral. Mas então quer dizer que não posso por um sintético para fazer mais km?Os sintéticos são mais viscosos? É que o carro verte um pouco de óleo e apesar de todos os mecânicos que já fui me disseram que não vale a pena tentar reparar isso, penso que talvez um óleo mais viscoso diminua o problema. Muito obrigado por tudo e peço desculpa pelo texto grande!!!

Tenho um igual, desconheço a utilização do 15W40, ou é 10W40 ou 5W40.

Meti-lhe este e já no 1.5dci também anda com este: 5W40 Oil - Synthetic Engine Oil EVOLUTION 900 SXR - ELF

https://www.autopartslogistic.com/e...elf-z-es_id-34_cat-70_pid-ELF5W40EVO*5_ta-ELF

Com a troca do filtro, tens de colocar 5,5L.

Boa noite!
Desde já agradeço bastante a sua resposta. Pode-me esclarecer mais algumas coisas se faz favor?
Esses óleos dão para fazer 10000 ou 20000 km? Aconselha-me marca Elf?
Ah! Já agora, tenho ouvido falar que neste carro é normal verter óleo? O seu também tem o mesmo problema? Acho que é um pouco mentira.
Quando é que costuma mudar o filtro do gasóleo?
Contudo apesar de verter óleo este carro é uma máquina de guerra!!!!

Última edição:
15mil kms máximo, óleo e filtro do óleo. Qualquer marca, desde que sejam óleos de qualidade.
Filtro do gasóleo dura 60mil kms, mas vou trocá-lo aos 30mil, um aditivo a cada 7500kms, combustível de qualidade e nunca deixar o carro chegar à reserva.
Verter/babar, pode ser alguma junta a ceder, isto se o parafuso do carter (onde sai o oleo do motor), ou o filtro do oleo, estiverem apertados como deve ser.

15mil kms máximo, óleo e filtro do óleo. Qualquer marca, desde que sejam óleos de qualidade.
Filtro do gasóleo dura 60mil kms, mas vou trocá-lo aos 30mil, um aditivo a cada 7500kms, combustível de qualidade e nunca deixar o carro chegar à reserva.
Verter/babar, pode ser alguma junta a ceder, isto se o parafuso do carter (onde sai o oleo do motor), ou o filtro do oleo, estiverem apertados como deve ser.

Muito obrigado por toda a paciência para me tirar estas dúvidas!
Adoro o meu carro. Como sou um pouco leigo nestas coisas nem sabia dessa parte de nunca deixar ir à reserva!!!
Se fosse você, acha que valia a pena tentar insistir para me tratarem deste problema do óleo? O carro também já tem muitos km������

Esse motor é básico,10w40, ou 5w40 com norma ACEA A3/B4.

Como referido anteriormente e bem,mudas no máximo a cada 15kkm.

Se fizeres trajetos curtos que o motor não atinja a temperatura de funcionamento ideal,encurta as mudas para cada 10kkm.

Esse motor muda anticongelante a cada 48meses,o recomendado é a norma Renault Type D.

Óleo da caixa salvo erro a cada 36meses.

Muda do filtro de gasóleo a cada 30kkm.

Fluído dos travões a cada 24 meses/40kkm,o que vier primeiro.

Filtro de ar muda no máximo a cada 30kkm,filtro de habitáculo (se tiver),muda a cada 15kkm/1 ano.

O óleo da caixa usa um 75w80.

O indicado pela é o Elf NFJ 75W80,mas outro qualquer que cumpra viscosidade e normas servirá perfeitamente.

O óleo da caixa usa um 75w80.

O indicado pela é o Elf NFJ 75W80,mas outro qualquer que cumpra viscosidade e normas servirá perfeitamente.

Viva amigo Psoares!
Será que me pode tirar uma dúvida? Quantos litros dele leva a caixa? Já sinto um pouco de dificuldade em por as mudanças!

Muito obrigado

3,4 litros de oleo na caixa de velocidades.
O 5W40 para o motor 1.9D não é recomendado pela marca.

Desde já muito obrigado pela resposta amigo BlackDrako.
Aconselha e remover todo o óleo da caixa de velocidades ou só repor o que falta?
Relativamente ao óleo do motor, posso estares enganado, mas no livro de instruções acho que diz que pode ser 5W40. Eu já tiro foto e já ponho aqui!

Desde já muito obrigado pela resposta amigo BlackDrako.
Aconselha e remover todo o óleo da caixa de velocidades ou só repor o que falta?
Relativamente ao óleo do motor, posso estares enganado, mas no livro de instruções acho que diz que pode ser 5W40. Eu já tiro foto e já ponho aqui!

Eu guiei-me pelo AutoData..

Deduzo que coloquei o modelo e motor correcto, Clio II, motor 1.9D
Mas pode não estar correcto, se o teu manual diz que o teu motor pode levar 5W40, então é a informação do teu manual que conta.
Quanto ao oleo de caixa, eu faria as coisas em condições, tirava o óleo da caixa todo e punha novo obviamente.

Eu guiei-me pelo AutoData..

Deduzo que coloquei o modelo e motor correcto, Clio II, motor 1.9D
Mas pode não estar correcto, se o teu manual diz que o teu motor pode levar 5W40, então é a informação do teu manual que conta.
Quanto ao oleo de caixa, eu faria as coisas em condições, tirava o óleo da caixa todo e punha novo obviamente.

Acho que é isto! Eu também não percebo lá muito disto🤣😂🤣

Não existe nenhum óleo que dê para 20000 KM para este carro?
Muito obrigado

Não estiques a corda, até poderás meter um 5W30, percursos 90% auto estrada, a 90/120, no período de 1 ano, acho que não haverá problema, mas ter a noção que se fizer 50% cidade, só aí, as horas que o motor fica a rolar, aumentam, sem grande acumulação de KMS.

Mas troca a cada 15 mil.

Assim a minha dúvida já está tirada! Pensava que era o óleo que colocavamos que mandava!
Muito obrigado pela ajuda.
O mesmo óleo pode fazer 10000kms ou 50000kms conforme o motor onde é aplicado.

Um motor antigo, suja mais que um novo. Logo, há mais sujidade suspensa no óleo do motor antigo que num novo (mais eficiente, folgas menores, ...).

Voltar
Superior