Oleo travões a pingar

Wheel18

New member
Boas Pessoal,

À pouco tempo fui à oficina para mudar as pastilhas ao carro. Tudo correu bem com a operação, porem passado algum tempo reparei que tinha oleo de travões a pingar do deposito. Deve ser normal porque tinha colocado um pouco à uns meses e agora com as pastilhas novas o excesso deve sair, é isso?

Porem, o que me preocupa mais é que o oleo é altamente corrosivo e não deve fazer bem nenhum às zonas do motor (cablagens, tubos, metais, etc...) por onde passou. O que fazer para minimizar os danos?

Obrigado a todos.

Boas,

Muito obrigado a todos. O motor é bem apertado e fechado (por baixo, etc...) será que a agua não vai danificar nada?

Obrigado.

Boas,

Estive a pulverizar a zona com um "degreasser" Dechatlon que utilizo na bicicleta (diz que não ataca juntas nem pintura... portanto deve ser seguro). Concluida a operação tudo ficou seco, sem qualquer vestigio do oleo... Será suficiente (queria ao maximo evitar a agua, pois vejo tantas fichas electricas na area)?
Porem durante a operação observei o circuito do oleo, constituido por plastico (deposito), borracha (tubos), metal (bomba), etc... então o oleo não danifica os materiais do circuito? Os que estão na zona onde pingou o oleo não são praticamente iguais?

Mais uma vez, muito obrigado a todos.

esse material nao sei o que faz. mas se quiseres uma limpeza mais profunda compra um spay de travões e força nisso...

óleo de travões não se acrescenta. Serve precisamente para monitorizar o desgaste das pastilhas...

Quando são colocadas pastilhas novas o nível retoma o máximo...

Por acaso quando troco as pastilhas dos meus carros nunca troco o liquido dos travões, é obrigatorio?

Creio que o oleo de travões dura bastante tempo, no meu caso 60.000km pelo que indica a marca.

o tempo de vida útil do óleo dos travões não se mede em km, mede.se mais em tempo , mas mesmo assim o ideal é realizar o teste, porque o liquido absorve agua, que por sua vez com a travagem pode ferver e perder eficácia, em conjunto com os travões...

o tempo de vida útil do óleo dos travões não se mede em km, mede.se mais em tempo , mas mesmo assim o ideal é realizar o teste, porque o liquido absorve agua, que por sua vez com a travagem pode ferver e perder eficácia, em conjunto com os travões...

A intensidade do uso do ciscuito de travagem também conta. Um uso frequente em estradas de montanha influencia negativamente as suas qualidades!

O meu carro tem 6 anos e nunca lhe mudei o óleo dos travões e não é por isso que não trava, no entanto tenho plena consciência que deverá estar na altura de mudar. [:D]

O meu carro tem 6 anos e nunca lhe mudei o óleo dos travões e não é por isso que não trava, no entanto tenho plena consciência que deverá estar na altura de mudar. [:D]

Pois a teoria é que nunca deixam de travar, apenas quando puxas bem por eles... Uma vez aconteceu isso num carro que o meu pai tinha a descer a serra da estrela... Pelo que aconteceu e pelo que sei hoje acho que foi mesmo isso...

durante a operação observei que o circuito do oleo é constituido por plastico (deposito), borracha (tubos), metal (bomba), etc... então o oleo não danifica os materiais do circuito? Os que estão na zona onde pingou o oleo não são praticamente iguais?

Boas pessoal,

Será que alguem consegue exclarecer esta duvida? O principal cuidado não será relativamente ao contacto com a pintura?

Muito obrigado.

Last edited:
Boas pessoal,

Será que alguem consegue exclarecer esta duvida? O principal cuidado não será relativamente ao contacto com a pintura?

Muito obrigado.

Correcto, a tinta em contacto com o oleo de travões enfola e sai.

È passar muita àgua nessa zona para anular o PH do oleo de travões.

Correcto, a tinta em contacto com o oleo de travões enfola e sai.

È passar muita àgua nessa zona para anular o PH do oleo de travões.

Então se cair em zonas sem tinta (caixa de velocidades, plasticos, etc...) não tem grande problema, correto?

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.

Back