Oleos Ecauto?!??!

UnDeRScOr3

New member
Boas ppl, venho relatar algo que se passou comigo... e que achei por bem, partilhar convosco, bem como recolher outras opiniões sobre este produto...

Ora bem, em Fevereiro deste ano, comprei um 307 1.4HDi com 60 000km, como é hábito em todos os carros que compro, a primeira coisa que procuro fazer, é mudar logo o óleo e respectivo filtro. Desloquei-me então á Roady de Abrantes, os €€ não abundavam, e como o óleo Ecauto 5w40 cumpria com a norma B4 que este HDi exige, optei por esse óleo. Fiz quase 10.000km, e fui novamente mudar o óleo... como estava satisfeito com o Ecauto, fui novamente a um Centro Roady, desta, a um da Margem Sul, onde referiram que o Ecauto era na verdade, da marca Sunoco(bastante conhecida no Nascar)... mudou-se óleo e filtro, tudo certo, segui viagem. No dia seguinte fui a Abrantes, e começei a notar algo de diferente no carro... achava-o mais lento a desenvolver, quando lhe subia um pouco mais as rotações, o ponteiro da temperatura, saltava logo dos 80º(onde costuma andar sempre), com tendência a manter-se sempre acima desse valor... só baixando para velocidades a rondar os 80/90km/h é que estabilizava nos 80º novamente. Depois foi o consumo... as minhas médias andam sempre nos 4/4,5L, e nos quase 400km de ida e volta, consegui fazer 5,4L... estranho, não!! Até o trabalhar do motor, quando pisava(pouco) estava mais metálico e ruidoso que o habitual...
Enfim, juntando tudo isto... e como a unica coisa que tinha feito, que pudesse provocar isto, era a mudança de óleo... desloquei-me ao Roady de Setúbal, a fim de tentar encontrar uma solução... provavelmente, a troca do óleo Ecauto, por outro de melhor qualidade.
Tudo o que vos expliquei aqui, foi dito ao Chefe de Oficina e ao "mecanico" que efectuou a mudança do óleo... o qual me disse, que o óleo em nada influencia os consumos do carro, bem como o seu desempenho, e que como tinha a norma B4, podia ficar descançado que não ia estragar o carro... disseram ainda, e com razão... "...está a comprar um óleo Ecauto, é lógico que não pode ter a qualidade de um BP, ESSO, etc..."
Nunca foi referido em momento algum, a troca do óleo por outro. Não pedi o livro de reclamações... mas devia de o ter pedido... falha minha!!

Acabei por deslocar-me ao Jumbo, onde comprei o BP Visco7000 por 12€ numa promoção... e já está mudado, posso dizer que está como estava antes de ter colocado o Ecauto desta ultima vez... muito mais silencioso, menos vibração, e por incrivel(NOT) que parece... os consumos baixaram, para o que costumo fazer... 4,5L

Acho estranho, o Ecauto da 1ª vez ter-se portado bem... e ter notado tanta diferença(para pior), quando coloquei o mesmo(supostamente) óleo novamente...

Desculpem o testamento, mas fiquei bastante indignado e surpreso com o comportamento e maneira como a Roady lidou com esta situação... deviam ter mudado logo o óleo novamente, assim que lhes disse que não estava satisfeito com o produto que eles comercializam. Uma coisa, eu sei... centros Roady, NUNCA MAIS.

E vocês... que experiência têm com esta marca?

Cumprimentos

Verificaste se o óleo cumpria mesmo todas as especificações das 2 vezes?

Quanto ao consumo, pode não ser do óleo. A temperatura e humidade podem provocar diferenças significativas no consumo de combustível

Sim, foi exactamente o mesmo óleo... Ecauto 5w40 que cumpre a norma B4, exigida para o 1.4HDi... agora se colocaram o mesmo óleo das duas vezes?? Não me parece, de maneira nenhuma... mas supostamente deveria de ser o mesmo.
Quanto ao consumo, e essas condicionantes que referes... já fiz várias vezes essa viagem a Abrantes, sempre pelo mesmo percurso, mesma condução, e cheguei a fazer médias abaixo dos 4,5L... não se compreende, quase 1L a mais que o que costumo fazer.

se o óleo não influencia o consumo porque é que há um oleo para baixo consumo? [8b][8b]

O óleo influencia o consumo, dado que é responsável pelo atrito entre as peças. Agora, cerca de 1l de diferença também me parece exagerado. Mas se foi a única coisa que mudou no carro e fizeste bem os cálculos, não há como negar.

Em relação à diferença entre os óleos supostamente iguais, viste de onde o tiraram? Eram embalagens novas, era do bidon...? Ou o óleo era novo e "igual" mas a fórmula mudou de um ano para o outro ou não meterem o que disseram. Ou coisa mais remota, ao mudar o óleo deixaram alguma coisa desligada ou assim e quando fizeste outra vez a muda, ficou resolvido.

Durante a conversa com o suposto "mecanico", frisei... que existiam entidades que testavam os óleos acerca da capacidade de economia de combustivel... ao que o mesmo respondeu... "Não, não... o óleo n tem nd a ver com o consumo do carro!" Enfim... ainda falei nisso 2 ou 3 vezes, mas com gente ignorante n vale a pena insistir...

Quanto ao que se puderá ter passado... n faço a minima ideia... a unica diferença, é que em Abrantes tiraram o óleo pelo bujon, e na margem sul, foi por aspiração... de resto, veio do bidon em ambos os locais, supostamente deveriam ser óleos iguais, visto ter escolhido o mesmo óleo em ambos os centros... mas não são iguais, nem pensar. E continuo bastante revoltado e indignado com toda esta situação... ainda posso lá ir e pedir o livro vermelho? Ou tinha que ser na altura?
O BP Visco está a portar-se muito bem... está muito melhor em todos os aspectos que referi.

Last edited:
Também do Ecauto para o BP Visco..é tipo Tata para Mercedes. Estavas à espera do quê? Não sei para que metem essa porcaria dentro do motor. Gostavas de levar com sangue velho e coalhado no teu organismo?

Os Ecauto é tudo por acordos e o mais barato é o que enche os bidons por isso não é de admirar que umas vezes o óleo seja mais ou menos e outras uma autêntica porcaria.

Cuidado com o que metes no motor, continua com o BP Visco daqui para a frente que é o melhor que fazes.

Cumprimentos.

Por isso é que nessas coisas prefiro que seja de garrafa/garrafão, assim sei o que lá estão a meter e eu acompanho a "operação", da última vez (tb num roady) se não tivesse lá para chamar à atenção tinha posto o óleo da caixa errado no carro!

Tem piada que a mim na Roady de Viseu disseram-me que o Ecauto era um óleo da cepsa "CEPSA XTAR TDI 5W40" e até me mostrou uma folha com as especificações.
O óleo é este:

CEPSA -Gama CEPSA Xtar

Até ao momento não tive qualquer problema com ele.

EDIT: já vi que a outro utilizador disseram que era da marca motul!!! É ao gosto do freguês!!!

Last edited:
Eu tenho dúvidas que consigas provar que o problema seja do óleo Ecauto.

Sim, tb tenho a certeza que n vou conseguir provar nada... mas n entendi a atitude e postura da Roady em relação á minha insatisfação... ora, se chego lá, explico tudo como deve ser, se vêm que o cliente não está mesmo nada satisfeito com um produto vendido unicamente por eles... só tinham que me trocar o óleo... Só demonstra que não há qualquer preocupação pós-venda, e muito menos com a satisfação do cliente... sitios destes para mim, NUNCA mais. Nem se tiverem óleo a 10€, acabou...
Por quase metade do dinheiro que gastei na Roady, meti o Visco7000. Foram 11€ do filtro, mais 11,5€ do óleo, e 10€ de mão de obra... é o que levam na oficina do Jumbo. Ou seja, na Roady, para meter óleo Fula, gastei 62€, e para o Visco, gastei 32,5€. Agora vou sempre ao Jumbo, pronto... tb tem boas promoções de óleos, como este Visco7000 que comprei.

ciber007 A primeira vez que meti o Ecauto, estava um pouco apertado de dinheiro... disseram que o óleo cumpria a norma exigida pelo meu motor... e então, meti... notei melhorias no carro... o óleo portou-se bem, quando voltei a colocar o mesmo óleo, que supostamente deveria ser igual... tudo mudou. E não, n é igual... Sei que BP n tem nd a ver com o Ecauto, e nunca fui de poupar nos óleos para os meus carros... mas como costumo comprar vários produtos comercializados pelas marcas que os vendem, e n tenho ficado insatisfeito... arrisquei... sofri as consequencias, e aprendi a lição.

Eu tb acompanho sempre estas operações nos carros, e realmente, o óleo ecauto vem de um bidon que nem sequer o vemos, pois o óleo vem por umas mangueiras extensiveis.

Enfim, Ecauto e óleos que n conheça, nunca mais.

Sim, tb tenho a certeza que n vou conseguir provar nada... mas n entendi a atitude e postura da Roady em relação á minha insatisfação... ora, se chego lá, explico tudo como deve ser, se vêm que o cliente não está mesmo nada satisfeito com um produto vendido unicamente por eles... só tinham que me trocar o óleo... Só demonstra que não há qualquer preocupação pós-venda, e muito menos com a satisfação do cliente... sitios destes para mim, NUNCA mais. Nem se tiverem óleo a 10€, acabou...
Por quase metade do dinheiro que gastei na Roady, meti o Visco7000. Foram 11€ do filtro, mais 11,5€ do óleo, e 10€ de mão de obra... é o que levam na oficina do Jumbo. Ou seja, na Roady, para meter óleo Fula, gastei 62€, e para o Visco, gastei 32,5€. Agora vou sempre ao Jumbo, pronto... tb tem boas promoções de óleos, como este Visco7000 que comprei.

ciber007 A primeira vez que meti o Ecauto, estava um pouco apertado de dinheiro... disseram que o óleo cumpria a norma exigida pelo meu motor... e então, meti... notei melhorias no carro... o óleo portou-se bem, quando voltei a colocar o mesmo óleo, que supostamente deveria ser igual... tudo mudou. E não, n é igual... Sei que BP n tem nd a ver com o Ecauto, e nunca fui de poupar nos óleos para os meus carros... mas como costumo comprar vários produtos comercializados pelas marcas que os vendem, e n tenho ficado insatisfeito... arrisquei... sofri as consequencias, e aprendi a lição.

Eu tb acompanho sempre estas operações nos carros, e realmente, o óleo ecauto vem de um bidon que nem sequer o vemos, pois o óleo vem por umas mangueiras extensiveis.

Enfim, Ecauto e óleos que n conheça, nunca mais.

Mas deste 11.5€ por Litro do Visco? Ou os 4l? :confused:

Relativamente ao Ecauto, a impressão que tenho é mesmo o que descreves, o que faz mais barato é o que marcha, tanto pode calhar bem como não...

E não acho que os 10€ mais baratos no garrafão que sejam motivo para optar por óleos desses [;)]

Sim, foi 11,50€ os 4L... BP Visco 7000 Sport, que cumpre a norma B4. Parece irreal, mas é verdade... devia ter comprado logo mais 1 ou 2... mas pronto. Agora tá tratado para mais 10.000km, dps logo se vê... eles andam sp com promoções.

Sim, foi 11,50€ os 4L... BP Visco 7000 Sport, que cumpre a norma B4. Parece irreal, mas é verdade... devia ter comprado logo mais 1 ou 2... mas pronto. Agora tá tratado para mais 10.000km, dps logo se vê... eles andam sp com promoções.

É muito estranho esse preço isso é o preço por litro... Em que Jumbo é que isso foi? E esse óleo é para 15mk e não 10mk.

Back