Olham para o conta-RPM com frequência ??

paulinhuu

Banido
Boas... tenho reparado que em alguns tópicos , surge a discussão sobra o Conta-RPM.... o que é que vocês acham deste ponteirozinho tão engraçado e , que muitas vezes, dá muito jeito ?

Nem sequer imagino um carro sem conta-RPM… curiosamente nunca tive nenhum sem… até o saudoso golf I tinha! ;)

Dá-me bastante jeito, não implicando que conduza pior ou melhor sem ele… mas, é um facto que dá jeito! ;)
E nem sempre uso o conta-rpm para dar gaz… nem para andar devagar… nem que seja por info… mas olho bastante para ele… talvez menos (em condução normal) do que para o odometro… mas olho bastante… tipo 60-40...

Costumo usá-lo bastante para saber exactamente em que altura devo mudar de velocidade para aproveitar o binário máximo, etc...

Na minha opinião acho que ter ou não, vai dar ao mesmo, visto que quando não tem dá para perceber quando o motor já vai para lá das ????rpm, mas é uma coisa na qual dá para ter uma noção sobre a velocidade atingida a certa rotação... Voto na 3ª opção.

Prefiro o conta rotações ao conta km. Na maioria das motas e em carros desportivos o conta rotações vem ao centro e é bem maior que os outros ecras e conta km.

Digo isto pq é util saber quando trocar de mudança quando se puxa um carro no limite e para controlar as rotações do carro em viagens na AE.

Fazia-me muita confusão não ter conta-rotações.
Não que precise dele para conduzir, mas porque gosto de conhecer o
carro, a caixa, as zonas onde ele puxa mais, onde gasta menos, etc...
É indispensável, até mesmo como forma de diagnóstico nalguns casos.

prefiro um carro com ponteiro das rpm, dá mt jeito pós consumos e pá "condução desportiva"...

com o ponteiro das rpm é uma boa ferramenta para nos ajudar a tirar melhor partido da máquina...

citação:Originalmente colocada por chasdegua

prefiro um carro com ponteiro das rpm, dá mt jeito pós consumos e pá "condução desportiva"...

com o ponteiro das rpm é uma boa ferramenta para nos ajudar a tirar melhor partido da máquina...

mas actualmente o meu fiat uno n tem e passo bem sem ele... dps de se conhecer o carro, kuase n faz diferença... mas é uma coisa k da smp jeito ;)

cumps

Feito por quem sabe:

996GT24.gif

Logo para alguma coisa serve. [:p]

porsche-05-911-4.jpg

Certo certo é que olho mais vezes para as rotações do que para a velocidade.

Edit: Em especial nos Turbo Diesel em que conto com ele para saber se vou poder contar com uma "turbada" imediata ou se vou ficar pregado ao chão.

fs4.jpg

mr1yam7.JPG

Agora até há carros e motas que vem com a luz que acende para nos indicar quando trocar de mudança. São programadas para piscar quando o condutor quiser. :)

citação:Originalmente colocada por Boxer

Fazia-me muita confusão não ter conta-rotações.
Não que precise dele para conduzir, mas porque gosto de conhecer o
carro, a caixa, as zonas onde ele puxa mais, onde gasta menos, etc...
É indispensável, até mesmo como forma de diagnóstico nalguns casos.

Sem dúvida, esta é a minha resposta também ;)

Voltar
Superior