Opel Corsa B 1.5TD

ElComandante67

New member
Boa noite.

Tirei a carta recentemente e, para conduzir, terei à disposição um Opel Corsa 1.5TD (carro da família, uma vez que estando a estudar, é impossível pensar em adquirir carro próprio).

Gostaria que me dessem uma opinião sobre o mesmo, principalmente sobre o que posso ou não esperar.

Eu já li algumas coisas sobre o carro, nomeadamente a fraca travagem, no entanto gostaria de saber até que ponto isso pode ser crítico. O modelo em questão ainda não tem ABS (é de Julho de 97, nível de equipamento ECO).

Até agora tive oportunidade de o conduzir poucas vezes, o que aliada à minha pouca experiência, não dão para tirar conclusões objectivas. O único ponto de referência que tenho é o carro da escola de condução (Toyota Yaris D4D 90cv), e em relação a este noto um motor mais lento e uma estabilidade menor em curvas (em rotundas feitas à mesma velocidade em ambos os carros, sente-se muito mais a força centrífuga no Corsa).

E até ver é isto.

Cumprimentos a todos.

Para aprender a conduzir serve. O motor é fiável, anda razoavelmente.

Não tem a suavidade dos carros modernos, mas para começar é honesto, poupado e tem espaço que chega perfeitamente para afinfares a garina as vezes que quizeres! :) LOL

Comecei as aulas de condução num Opel Corsa B 1.5 TD e devido a uns problemas no carro estou actualmente num Toyota Yaris D4D.. isto há coisas do demóino!!! [:D][:p]

Na minha opinião (que vale o que vale), o Corsa é um carro bem porreiro.. no entanto, és capaz de o estranhar um pouco (de certa forma, andas-te de cavalo para burro). Ainda assim, é um carro bastante jeitoso..

[;)]

Last edited:
Economico e fiavel (o radiador é o unico ponto fraco) com atitude ao estilo dos utilitarios dos anos 80,90. Tem um comportamento timido, mas serve para uma utilização normal.

Quem dera a muito português ter para o dia a dia um veículo que como esse consiga aliar manutenção acessível e consumos baixos.

Se não tens pontos de comparação sem ser o veículo de condução, parabéns, vais achar o corsa fantástico! [:D][:D]
O corsa B, na minha opinião, só tem dois grandes defeitos. A travagem abaixo da média do segmento na época e um comportamento que alinha pela mesma bitola com a desvantagem que nem o facto de ser rijo no amortecimento compensa. No entanto o motor 1.5 TD, desde que mantenhas o sistema de refrigeração ok (e o resto também), em principio terás com que contar por muitos kms.

É um carro agradável de conduzir e se tiveres os devidos cuidados com ele vais ver que não te deixa ficar mal [;)]

Boa noite.

Tirei a carta recentemente e, para conduzir, terei à disposição um Opel Corsa 1.5TD (carro da família, uma vez que estando a estudar, é impossível pensar em adquirir carro próprio).

Gostaria que me dessem uma opinião sobre o mesmo, principalmente sobre o que posso ou não esperar.

Eu já li algumas coisas sobre o carro, nomeadamente a fraca travagem, no entanto gostaria de saber até que ponto isso pode ser crítico. O modelo em questão ainda não tem ABS (é de Julho de 97, nível de equipamento ECO).

Até agora tive oportunidade de o conduzir poucas vezes, o que aliada à minha pouca experiência, não dão para tirar conclusões objectivas. O único ponto de referência que tenho é o carro da escola de condução (Toyota Yaris D4D 90cv), e em relação a este noto um motor mais lento e uma estabilidade menor em curvas (em rotundas feitas à mesma velocidade em ambos os carros, sente-se muito mais a força centrífuga no Corsa).

E até ver é isto.

Cumprimentos a todos.

Como já foi dito, para aprender a conduzir serve

foi também o meu primeiro carro, é economico, anda qb para o dia a dia.

A travagem é pessima, convém ter algum jeito para travar com o motor. Adorna muito, a medida de pneus é muito fraca, tem um turbo lag um bocado exagerado, só temos turbo às 2800rpms e é um pouco desconfortavel.

em compensação, como já disse, é economico, barato em peças, mecanica muito simples, é pratico, até tem um andamento engraçado porque tem uma caixa curta e o melhor de tudo, é muitissimo fiavel, estamos a falar de motor para 500.000kms, já vi 300, o meu tinha 220, ja vi 600, ja vi 800.000 (1.5D)

se estás a pensar gastar uns trocos nele, investe logo em barra AA, molas ou travões

Para aprender a conduzir serve. O motor é fiável, anda razoavelmente.

Não tem a suavidade dos carros modernos, mas para começar é honesto, poupado e tem espaço que chega perfeitamente para afinfares a garina as vezes que quizeres! :) LOL

achas mesmo [:D][:D]

eu não achei, dos carros que ja "testei" era o que tinha menos espaço, mas dá para safar no inverno [:D]

Quem dera a muito português ter para o dia a dia um veículo que como esse consiga aliar manutenção acessível e consumos baixos.

Se não tens pontos de comparação sem ser o veículo de condução, parabéns, vais achar o corsa fantástico! [:D][:D]
O corsa B, na minha opinião, só tem dois grandes defeitos. A travagem abaixo da média do segmento na época e um comportamento que alinha pela mesma bitola com a desvantagem que nem o facto de ser rijo no amortecimento compensa. No entanto o motor 1.5 TD, desde que mantenhas o sistema de refrigeração ok (e o resto também), em principio terás com que contar por muitos kms.

Não acho que na epoca tenha sido tão mau, o corsa_td só tem 67cvs, havia ESis de 125cvs com tambor atrás ...

O ter tambor ou discos é indiferente.
Era dos veículos de segmento com piores travões, melhoraram um pouco relativamente ao anterior, mas mesmo assim abaixo de clios, Puntos, 106, etc

Obrigado pelas opiniões. De certa forma vieram confirmar aquilo que achava do carro.

KPT, eu na prática só o conduzirei no fds, visto estudar fora, por isso, e também por o carro não ser meu, esses upgrades, apesar de também os achar importantes, não cabe a mim decidir fazê-los, e, mesmo que coubesse, não tenho disponibilidade orçamental para o fazer (ser estudante sucks...).

Em relação ao que foi dito, confere em tudo. O motor é algo amorfo até entrar na zona de actuação do turbo e, após entrar, o motor também esgota bastante depressa. Apesar de tudo, é fácil não se ser nenhum estorvo para os restantes condutores.

E é como dizem, para começar está bastante bom. Apesar de não participar muito no fórum, costumo lê-lo bastante (sou mais um apaixonado por este mundo) e não é raro encontrar tópicos de pessoas cujo primeiro carro é pior que este.

No futuro, depois de começar a trabalhar, lá pensarei num melhorzito.

Back