Opel Monterey 3.1

emanes

New member
Boa tarde,

Tenho um Opel Monterey 3.1, de 1994 e estou com alguns problemas no funcionamento da máquina. Quando está em andamento não desenvolve, parece "engasgado" e faz um fumo branca/preto.
Alguém me poderá dar umas dicas de qual será o problema?

Já me falaram que seria o turbo ou injectores.

Obrigado

Filtros de gasóleo, óleo, ar já mudei todos.

Tem 230.000 km. Limpeza de injectores poderá ajudar?

Tubos de retorno do combustível, eventualmente folga nas válvulas, bomba, etc
Pode ser muita coisa

Fumo branco costuma ser vapor de água. O nível do líquido de refrigeração tem descido? Aparece "maionese" no vaso de expansão?

O nível de líquidos continua sempre em nível.

É que o carro não desenvolve, para andar tenho de acelerar e ele começa aos "soluços" e a libertar grande quantidade de fumos pelo menos até embalar (sobretudo até meter a 3ª/4ª mudança).

Tenho o Jeep desde de 1996, mas nunca tive problemas.

À cerca de 2 anos mandei fazer uma revisão e mudar correia de distribuição e desde daí nunca mais ficou igual.

Mas está questão do fumo e dificuldade em "arrancar " tem vindo a agravar-se, até já fui a dois mecânicos mas nenhum deles me deu resolução ao assunto. E como é um carro secundário tem estado com menos utilização

Sim, basta trocar novamente a correia de distribuição, tendo especial atenção em colocar o motor no ponto.

Muitos mecânicos de esquina usam tinta para fazer umas marcações, mas para ficar bem feito deve ser usada ferramenta especial.

Sim, basta trocar novamente a correia de distribuição, tendo especial atenção em colocar o motor no ponto.

Muitos mecânicos de esquina usam tinta para fazer umas marcações, mas para ficar bem feito deve ser usada ferramenta especial.

Sim! A "ferramenta especial" essencialmente são uns ferros que impedem que as peças girem, trancando o motor numa dada posição (não roda nem cambota, nem árvore de cames, nem o diabo a sete). Depois é trocar a correia que é garantido que o sincronismo entre os elementos não mudou. O problema é que essas trancas mudam de motor para motor, e muitas oficinas não querem ou não se podem dar ao luxo de ter todo o stock de ferramentas para todos os motores.

Partindo do principio que a ultima substituição, não correu como esperado e alterou a posição normal do motor. Como se deve agora proceder para sincronizar correctamente uma vez que não basta manter a mesma posição?

Obrigado

Se o problema se tem vindo a agravar ultimamente e se a correia de distribuição já foi trocada há cerca de 2 anos, tem que ser colocado no "ponto" e tentar perceber o porquê de se ter agravado mais recentemente.

Um conselho que dou e que é barato, é tentar verificar o estado do escape, principalmente, o catalisador. Conheço "n" casos de carros com alguma idade em que o escape começou a ficar obstruído.

Quando faço acelerações em ponto morto, realmente espele pelo escape muito fumo preto e chega a sair "pedaços" de carvão.

já vi isso num corsa B que andava preso, era preciso acelerar e o mecânico atrás a bater no escape e a sair pedaços de ferrugem, fuligem e mais não sei o quê. isto praí há 12 anos, devia ser o corsa da idade do teu.

Back