Opel Vectra 1.6S

VWPoloNorte

New member
Boas pessoal!
Gostava de saber a vossa opinião (caso tenham conhecimento do assunto), sobre o Opel Vectra A 1.6S de 1990. Infelizmente perdi o meu num acidente a semana passada e encontrei este baratinho!
Aparentemente o carro está bom mas não conheço este motor.
Obrigado desde já a quem possa dar uma opinião fiável. 😁😁

Boas pessoal!
Gostava de saber a vossa opinião (caso tenham conhecimento do assunto), sobre o Opel Vectra A 1.6S de 1990. Infelizmente perdi o meu num acidente a semana passada e encontrei este baratinho!
Aparentemente o carro está bom mas não conheço este motor.
Obrigado desde já a quem possa dar uma opinião fiável. 

É o 1.6 de 82cv.

Aqui fica um ensaio que em tempos coloquei da época, em que entra o Vectra com esse motor:

https://forum.motorguia.net/forum-geral/31022-opel-desde-1862-a-39.html#post1069015708

Opel Vectra 1.6 GL, Peugeot 405 GL, Renault 21 GTS
0bsRa9W.jpg

x1mhzqg.jpg

VlWTLmO.jpg

l3Y1D4P.jpg

xvTdU17.jpg

c2HMT6r.jpg

dIpIl9p.jpg

Existe apenas no nível de equipamento, incluindo eventualmente a qualidade dos estofos. Em termos mecânicos é igual.

Curiosamente, em Portugal havia o 1.4 GL, com 70 e qualquer coisa CV (não sei se era 72 ou 75) e depois este 1.6 já com 82 CV.

Na Alemanha e outros países, a base era um 1.6 com 75 CV.

Este tá em excelente estado de conservação. Era de garagem. 150 mil kms. Com todos os extras, 4 vidros eléctricos, antena do rádio eléctrica, encosto de braço, bancos em tecido tipo veludo super confortáveis. E o motor é bastante sonoro e rotativo.
Quando está a quente, engasga ali um bocadinho a pegar mas arranca.

Existe apenas no nível de equipamento, incluindo eventualmente a qualidade dos estofos. Em termos mecânicos é igual.

Curiosamente, em Portugal havia o 1.4 GL, com 70 e qualquer coisa CV (não sei se era 72 ou 75) e depois este 1.6 já com 82 CV.

Na Alemanha e outros países, a base era um 1.6 com 75 CV.

Correcto.

Sendo que este 1.6 de 82cv era a carburador e o 1.6 de 75cv, já era a injecção

Mas e como curiosidade ao contrário da diferença de potência possa fazer parecer, o andamento do 1.4 e do 1.6 de 82cv... Era bem diferente mesmo.

Existiram ambos na família e um ao pé do outro, parecia outro carro mesmo

Última edição:
É.
Nessa altura o salto entre 1.4 e 1.6 era bem notório, tal como 1.1/1.2 VS 1.4 no segmento A e B.

Lembro-me de que quando se falava em 1.6, as pessoas diziam logo que já era outra loiça.

Tal como os diesel com Turbo....que faziam um Corsa 1.5 TD 65cv parecer 1 foguete ou um 309 TD ( ? ) 1 mini canhão [:D]

É.
Nessa altura o salto entre 1.4 e 1.6 era bem notório, tal como 1.1/1.2 VS 1.4 no segmento A e B.

Lembro-me de que quando se falava em 1.6, as pessoas diziam logo que já era outra loiça.

Tal como os diesel com Turbo....que faziam um Corsa 1.5 TD 65cv parecer 1 foguete ou um 309 TD ( ? ) 1 mini canhão [:D]

O 1.5 do Corsa, tinha 67cv. [;)]

Quanto ao 309TD, tinha 78cv.

Mas a questão que quis realçar, era que no Vectra à época, é que apesar da diferença de cavalagem entre o 1.4 75cv e o 1.6 82cv ser de poucos cavalos de diferença, o andamento era totalmente diferente. [;)]

O 1.5 do Corsa, tinha 67cv. [;)]

Quanto ao 309TD, tinha 78cv.

Mas a questão que quis realçar, era que no Vectra à época, é que apesar da diferença de cavalagem entre o 1.4 75cv e o 1.6 82cv ser de poucos cavalos de diferença, o andamento era totalmente diferente. [;)]
Sim mas em % ainda é considerável, e portanto qq turbito ou 1 pouco mais de cilindrada fazia logo uma diferença considerável, dependendo dos casos é certo, mas fazia.

Sim mas em % ainda é considerável, e portanto qq turbito ou 1 pouco mais de cilindrada fazia logo uma diferença considerável, dependendo dos casos é certo, mas fazia.

Sim claro.

Mas aí está, à época quem comprou o dito Vectra 1.4 que referi acima, podia muito bem ter adquirido o Vectra 1.6, mas pela diferença "mínima" de 7cv, achou que não valia a pena... certo é, que em pouco tempo se arrependeu. Porque tinha familiar com o dito Vectra 1.6 e bem via que andamento de um e de outro, era bem diferente.

Se calhar a relação de transmissão também não era a mesma... digo eu!
Sim, tambem pode acontecer, e essa era outra coisa que fazia muita diferença.
Numa época sem turbos para motores " normais " , uma caixa mais curta fazia milagres.

Por curiosidade diria que nessa época, já no Golf III, devia ser o caso de maior diferença 1.4i face a 1.6i em PT, já que eram 60cv monoponto ( diferente do motor do Polo ) e multiponto 100cv !!

Quanto ao topico e o autor que me desculpe o offtopic, já conheces os segredos do Vectra 1.6, ora nada melhor para experimentar esse que andas a ver, para detectares facilmente o estado dele.

Sim, tambem pode acontecer, e essa era outra coisa que fazia muita diferença.
Numa época sem turbos para motores " normais " , uma caixa mais curta fazia milagres.

Por curiosidade diria que nessa época, já no Golf III, devia ser o caso de maior diferença 1.4i face a 1.6i em PT, já que eram 60cv monoponto ( diferente do motor do Polo ) e multiponto 100cv !!

Quanto ao topico e o autor que me desculpe o offtopic, já conheces os segredos do Vectra 1.6, ora nada melhor para experimentar esse que andas a ver, para detectares facilmente o estado dele.

Como curiosidade e mais uma vez, no caso do Golf III, também existia o 1.6i de 75cv, mas que em Portugal não era comercializado.

Porque aí está, a nível de impostos, o 1.6 de 75cv pagava o mesmo que o 1.6 de 100cv e assim sendo, o importador só disponibilizava a versão mais potente.

Ora e segundo as cábulas, o Vectra A 1.4 tinha a caixa F10 com desmultiplicação 4.29.

O Vectra A 1.6, já tinha a caixa F13 com desmultiplicação 3.94

Voltar
Superior