Opel Vectra GTS - dúvidas

Carmaniaco90

New member
Ando de olho nos Vectras C GTS, principalmente os 2.2 DTI, para substituir o Clio dci, iria fazer relativamente poucos (12-13.000km/ano) km mas grande parte em AE, que é o ponto fraco do Clio (insonorização, conforto, estabilidade em velocidades mais elevadas...). E claro que grande parte dos GTS a venda têm na casa dos 200-250.000km.

Posto isto, quais os maiores defeitos, problemas comuns no DTI (sei que a bomba injetora poderá ser o maior problema)...

Tens aqui muita informação: https://forum.motorguia.net/forum-geral/85895-2-2-dti-bom-ou-mau.html

Glutão e barulhento.

Tive um frontera com esse motor e posso te dizer que foi o carro mais problemático que tive ate hoje, chegou a ir para a oficina 2 vezes na mesma semana.

Tenho um familiar que tem um Vectra com esse motor e já perdeu a conta das avarias que teve. Juntando ainda os problemas electronicos que tem tido dava para escrever um livro

Sempre ouvi dizer mal desse motor...

Tive um Vectra com esse motor e posso dizer-te que o Motor em si é muito bom, muito robusto e capaz de elevadas kilometragens. Este motor é conhecido por gastar muito oleo, apesar do meu não consumir uma gota de oleo entre mudanças (5 em 5 Mil).
O consumo tb era bom, posso dizer-te que gastava menos que o meu actual VW 2.0TDI de 140cv.

Agora tb te posso dizer k o despachei pk tinha um problema a nivél de electrónica (penso eu...) pk o carro sempre k ia para a auto estrada entrava em "Safe Mode". Na cidade andava normalmente....

Levei o carro á marca para fazerem o diagnóstico e nunca detectaram nada.

Resumindo, foge disso.

Se precisas de um carro confortável há por aí tanta escolha noutras marcas.

Ando de olho nos Vectras C GTS, principalmente os 2.2 DTI, para substituir o Clio dci, iria fazer relativamente poucos (12-13.000km/ano) km mas grande parte em AE, que é o ponto fraco do Clio (insonorização, conforto, estabilidade em velocidades mais elevadas...). E claro que grande parte dos GTS a venda têm na casa dos 200-250.000km.

Posto isto, quais os maiores defeitos, problemas comuns no DTI (sei que a bomba injetora poderá ser o maior problema)...
Já sabes que Vectras a diesel só com o 1.9.
Esses 2.2 são um cancro.

No teu caso ia logo à fonte: um 159 1.9 JTD.

Last edited:
Esses 2.2 são um cancro.

Esse motor 1.9 da Fiat é porreiro, se não fossem os motores da Fiat o que seria da opel?:sh) Mas continua com o problema dos periféricos da Opel que são problemáticos e os problemas eletrónicos também algo frequentes, tendo em conta que ele pretende um carro confortável há escolhas bem melhores

Como se os fiat fossem melhores

Injectores a berrar aos 150 mil kms é a mato, depois ha carros a mudar 2 e 3 vezes de alternadores e consequentemente as baterias, problemas em turbos tambem são comuns, não por causa do material em si, mas devido a fraca lubrificação

E os opel deram mais problemas quando começaram a usar motores fiat[;)]

Injectores a berrar aos 150 mil kms é a mato, depois ha carros a mudar 2 e 3 vezes de alternadores e consequentemente as baterias, problemas em turbos tambem são comuns, não por causa do material em si, mas devido a fraca lubrificação

É mato só se for por terras dos cucos.

Mentira os Fiat tiveram um período fraco no final dos anos 80/início de anos 90, tirando isso são carros mais fiáveis do que os opel, a Opel é uma marca que há muitas décadas depende de motores de outras marcas para sobreviver e hoje não passa de uma subsidiária da Psa, enquanto a Fiat/FCA é um dos maiores construtores de automóveis do Mundo e desenvolve e fabrica até motores para navios

Resumindo, não sabes do que falas [;)]

Esses 2.2 são um cancro.

No teu caso ia logo à fonte: um 159 1.9 JTD.
Um 159 não tem os mesmos valores de um Vectra GTS...

Contudo, há sempre os GTS 1.9 CDTI, mas ao contrário dos 2.2 que não ouvi falar mal, já os 1.9 sempre ouvi que eram problemáticos...

Estao-me a trocar todo [:D] atenção, não conheço pessoalmente (de ter usado) nenhum dos motores, estou a procura de informação.

Last edited:
Mentira os Fiat tiveram um período fraco no final dos anos 80/início de anos 90, tirando isso são carros mais fiáveis do que os opel, a Opel é uma marca que há muitas décadas depende de motores de outras marcas para sobreviver e hoje não passa de uma subsidiária da Psa, enquanto a Fiat/FCA é um dos maiores construtores de automóveis do Mundo e desenvolve e fabrica até motores para navios

Resumindo, não sabes do que falas [;)]

Antes pelo contrario, sei perfeitamente do que falo, pois faço-o com conhecimento de causa

Sei bem quantas vezes tive que, empurrar para a berma, chamar o reboque e ficar semanas a espera que a carroça se dignasse a fazer 1000 kms sem ter saudades do mecanico

Dizer que os fiat não são altamente problemáticos, isso sim, é que não saber o que se diz e pior, é induzir as pessoas em erro[;)]

Um 159 não tem os mesmos valores de um Vectra GTS...

Contudo, há sempre os GTS 1.9 CDTI, mas ao contrário dos 2.2 que não ouvi falar mal, já os 1.9 sempre ouvi que eram problemáticos...

Estao-me a trocar todo [:D] atenção, não conheço pessoalmente (de ter usado) nenhum dos motores, estou a procura de informação.

O 1.9 Multijet/cdti de problemático não tem nada, o problema é esse motor estar montado num Opel que é uma marca com vários problemas crónicos, também por essa razão são tão baratos

Qual é o teu orçamento?

Antes pelo contrario, sei perfeitamente do que falo, pois faço-o com conhecimento de causa

Sei bem quantas vezes tive que, empurrar para a berma, chamar o reboque e ficar semanas a espera que a carroça se dignasse a fazer 1000 kms sem ter saudades do mecanico

Dizer que os fiat não são altamente problemáticos, isso sim, é que não saber o que se diz e pior, é induzir as pessoas em erro[;)]

Para um bocadinho e peço-te que penses só nisto:

achas que é de bom senso estares a generalizar os problemas no teu caso pessoal para milhões e milhões de Fiats por esse mundo fora?

A Fiat/FCA é um grande construtor mundial!

Realmente a gasolina não será melhor opção? Consegues um carro mais recente, com muito menos quilómetros, em melhor estado, etc..

Confortável, fiável e barato tens os Lagunas 1.6/1.8, motores muito fiáveis e do melhor para colocar a GPL ou um Passat/A4 também a gasolina, os Avensis penso que também confortáveis.

Last edited:
Back