Operação STOP - Cidade Universitária (Lisboa)

SaxoPT

New member
Alguém assistiu a operação stop que estava montada no cruzamento da Cidade Universitária / Av.Brasil?

Paravam todas as motas, os agentes da PSP iam ao meio do trânsito buscar os motards..
Incrível, fiquei surpreendido.

Já me aconteceu estar parado num somáforo e um agente da psp parar ao meu lado e jogar a mão para me desligar a moto:sh)

Obvio que o impedi e disse que na minha moto quem mexe sou eu!

Depois de uma troca de palavras, lá a coisa acalmou...

Acabou por nem me pedir nada, nem documentos, nem seguro...[:D]

Mas deu para ver/sentir a forma como somos vistos/tratados apenas por estarmos montados numa moto...

Agora com o trabalho por objectivos é que vai ser bonito:sh)

Cump.

Já me aconteceu estar parado num somáforo e um agente da psp parar ao meu lado e jogar a mão para me desligar a moto:sh)

Mas deu para ver/sentir a forma como somos vistos/tratados apenas por estarmos montados numa moto...

Cump.

Até parece que eles (policias) não andam de moto. Eles têm atitudes semelhantes com "enlatados" não te preocupes.

Cump.

Por acaso nunca tive stress com polícias, e nunca fui mandado parar quando vou de mota. Até acho que se há descriminação com os motards é uma descriminação positiva, é muito raro ver um motard a ser parado numa operação stop.

Se isso realmente se passou assim tinha pedido a identificação do polícia e tinha apresentado queixa dele.

Pois foi mesmo isso que me aconteceu. Um pouco mais de simpatia não lhe fazia mal nenhum.

Compreendo que nem todos sejam assim mas aquele estava mesmo mal disposto.

Pois foi mesmo isso que me aconteceu. Um pouco mais de simpatia não lhe fazia mal nenhum.

Compreendo que nem todos sejam assim mas aquele estava mesmo mal disposto.

:confused:

E vocês não fazem nada?

A polícia não pode revistar ou aceder a um veículo privado sem autorização do proprietário ou sem um mandato judicial. Lá por uma mota não ter portas não muda em nada essa disposição.

Se isso acontecesse comigo logo a seguir ia à esquadra apresentar queixa.

Surpreendido, somente pela forma de abordagem aos motards.

Esperem lá Isso não é um agente da autoridade... é um chui, um bófia. Tentou desligar a mota sem pedir ao condutor? :confused:

Isso é legal? Não será o suficiente para lhe pedir a identificação e apresentar queixa? Não estou a ver um polícia a fazer operação stop e a entrar pela janela do meu carro, desligando a ignição. [8b]

Esperem lá Isso não é um agente da autoridade... é um chui, um bófia. Tentou desligar a mota sem pedir ao condutor? :confused:

Isso é legal? Não será o suficiente para lhe pedir a identificação e apresentar queixa? Não estou a ver um polícia a fazer operação stop e a entrar pela janela do meu carro, desligando a ignição. [8b]

Pois é mas isto aconteceu. E não fui o único. Por acaso estavam 3 motas paradas no semáforo e 3 agentes tomaram a mesma atitude autoritária.

Tudo o que era veiculo de duas rodas parava. Sou sincero, de mota foi a 1º vez que me mandaram parar.

já pensaram que poderiam estar a procura de alguém e teriam a informação que se estaria a deslocar de mota por aqueles lados? vocês partem logo para o preconceito e discriminação....

já pensaram que poderiam estar a procura de alguém e teriam a informação que se estaria a deslocar de mota por aqueles lados? vocês partem logo para o preconceito e discriminação....

E onde é que isso autoriza os agentes a violarem a lei? Em qualquer busca tens que ter um mandato judicial para revistares "propriedade" privada.

Duvido muito que um juiz tenha passado um mandato de revista a todos os veículos de 2 rodas de Lisboa...

Não falei em discriminação, mas sim o aparato policial num cruzamento com bastante trânsito.
Eu até acho bem mas em locais diferentes. Sei lá..

Estás a brincar não?

Portugal virou um Estado Policial? Foi decretado Estado de Sitio?

Fosse comigo e não se livravam de um queixa na esquadra, até podia não ir avante com tribunais e advogados mas pelo menos mostraria a minha indignação.

E onde é que isso autoriza os agentes a violarem a lei? Em qualquer busca tens que ter um mandato judicial para revistares "propriedade" privada.

Duvido muito que um juiz tenha passado um mandato de revista a todos os veículos de 2 rodas de Lisboa...
Não percebo nada de leis mas acho estranho que seja preciso um mandato para revistar um carro. Então, sempre que eles pedem para ver o triangulo ou o colete eles têm de ter um mandato para cada carro?! :confused:

De qualquer maneira essa de meterem a mão à chave também me parece abuso, por acaso nunca me fizeram isso mas se o fizessem acho que acabávamos na esquadra...

Não percebo nada de leis mas acho estranho que seja preciso um mandato para revistar um carro. Então, sempre que eles pedem para ver o triangulo ou o colete eles têm de ter um mandato para cada carro?! :confused:

eles pedem para ver...não tomam a liberdade para lá ir ver sem autorização.

Se for preciso revistar o carro, por exemplo com cães etc etc têm de ter um mandato.

Na altura nada fiz, até porque fiquei meio apardalado, a minha reacção foi apenas de não o deixa rmexer na chave[:D]

Por acaso até estava com a maria a pendura, e sempre tive tudo legal, não havia motivos para tanto espalhafato.

Ele bem se desculpou, dizendo que já se tinham posto em fuga alguns individuos nesta situação e tal...

Bem, no final tudo correu pelo melhor[;)]

De carro, quando tive hondas, era matemático, não passava em nenhuma operação stop sem parar[:D], mas nunca me tentaram "cortar caminho", ou desligar a ignição, até porque esta última não seria fácil[:)]

Cump.

De qualquer maneira essa de meterem a mão à chave também me parece abuso, por acaso nunca me fizeram isso mas se o fizessem acho que acabávamos na esquadra...

O artigo 174º CPP fala em "lugar reservado e não livremente acessível ao público" como local em que é necessário um mandato para efectuar buscas.

Para mim o meu carro não está livremente acessível ao público, tal como a minha mota, são propriedade privada.

Mas alguém que perceba mais da poda que se chegue à frente.

Ora, se bem me recordo de uma discussão tida há relativamente pouco tempo e de uns emails trocados com o comando metropolitano da PSP, as autoridades não necessitam de mandato judicial para revistar um carro, bastando autorização do proprietário. Caso este se recuse e exija um mandato pode ver a viatura apreendida enquanto aguardam que o tribunal emita o mandato.

Agora a questão é... se não tiveres nada a esconder vais-te dar ao trabalho de exigir um mandato e arriscares-te a ver o teu carro apreendido?

apr:) Acho muitíssimo bem e que fosse com todos sem uma única excepção.

Quase, quase, quase que aposto que alguém daquela esquadra ou sofreu um assalto ou um familiar ou amigo (o mesmo se aplica aos carros).

Tenho amigos cuja as motos lhe gamaram, eu próprio fui quase vítima de assalto hã 4 anos atrás e agora todo o cuidado é pouco.

Ando legal (seguro, selo e moto sem alterações) e não me importo de ser "perturbado" dessa maneira, porque sei que tem um bom fim e é um dos pouquíssimos meios, para verificar motos gamadas e acreditem que existe muitas motos nas mãos erradas (gamadas)...

Back