Opinião acerca de Serviço ao Cliente

kryator

New member
Boa tarde,

Venho aqui expor a seguinte situação para saber se tenho ou não razão quando acho que o serviço ao cliente é um pouco fraco.

Sem referir marcas, modelos e locais para manter a opinião mais objetiva. Posso num entanto indicar que é uma marca popular e o modelo é igualmente popular, nada de carros ou modelos exclusivos.

No dia 6 de Junho deste ano fiz o pagamento de 1500€ de entrada para um carro novo no stand oficial da marca (já tinha estudado a situação previamente, portanto avancei com a compra) até aí tudo correto.

Ao falar de período de entrega, o vendedor indicou que em principio final de Julho, mas claro, sem certezas. E nesse momento até indiquei que se não chegasse nessa altura, em Agosto sei que iria estar tudo parado, e ele até confirmou, mas pronto, que em principio final de Julho era uma grande probabilidade.

Sem qualquer contacto por parte do vendedor até dia 6 de Julho (um mês após encomenda) liguei para o mesmo, que me indicou que não existia qualquer novidade de momento.

Passaram mais 21 dias sem qualquer contacto, voltei a ligar a 27 de Julho e a situação permanecia igual, sem qualquer estimativa de entrega e indicou-me que estava complicado, talvez na primeira semana de Agosto, mas a probabilidade era baixa. Aí indicou-me e até frisou "eu ligo quando tiver alguma novidade, não se preocupe, está bem, assim que souber alguma coisa, eu ligo-lhe". Ou seja, ele deixou claro que eu ligar para ele nada adiantava, era uma questão de eu esperar pelo contacto dele.

A minha questão é a seguinte, hoje a 10 de Setembro, ou seja, quase 7 semanas após o ultimo contacto não recebi um único telefonema, tudo bem, ficou combinado ele ligar quando tivesse novidades, mas bolas, a 10 de Setembro nada se sabe sobre um veiculo que foi encomendado à 3 meses?

Então um vendedor não tem a educação/atenção/profissionalismo de dizer algo 50 dias após o ultimo contacto, mesmo sem novidades? Deixa um cliente quase mês e meio sem qualquer informação? Preciso de saber como vou fazer para levar miúdos a escola, pois nunca pensei ficar sem carro até meio de Setembro, entre outras coisas que estão dependentes de quando o carro chega ou não.

Ou será que ele está a agir de forma correta e eu estou errado?

Last edited:
Resolução do contrato por incumprimento era uma possibilidade...

Faz uma cartinha com aviso, sem mais conversa... E mantém te firme.

Vais ver que num instante vão surgir contactos e chover informações.

E nao fim pegas no dinheiro e vais para outro stand e não fiques com remorsos...

Partindo do princípio que assinaste um contrato e já diga qq coisa do género :

" " O cliente poderá resolver o contrato se:
- a celebração do contrato e a entrega não se realizar no prazo de x dias ou outro prazo que tenha sido acordado por escrito
- houver uma alteração de preços e se desta resultar um aumento superior a 5% do preço indicado na proposta
- se o cliente não obtiver aprovação de um financiamento por factos que não lhe sejam imputados.

Last edited:
Acho que tens toda a razão.

Insiste com ele, ligando ou aparecendo no local se for perto de ti.

E nao fim pegas no dinheiro e vais para outro stand e não fiques com remorsos...

- a celebração do contrato e a entrega não se realizar no prazo de x dias ou outro prazo que tenha sido acordado por escrito
- houver uma alteração de preços e se desta resultar um aumento superior a 5% do preço indicado na proposta
- se o cliente não obtiver aprovação de um financiamento por factos que não lhe sejam imputados.

Vou ver o que tenho escrito na folha, se existe alguma referencia a datas ou prazos.

Acho que tens toda a razão.

Insiste com ele, ligando ou aparecendo no local se for perto de ti.

Sim, isso é garantido, vou mesmo aparecer lá, num entanto o que mais me chateou é não ligar uma única vez, respeitei a "dica" do "eu ligo-lhe, eu digo-lhe, etc.." e até agora 0, nada, estou feito parvo, á espera, sem a mínima noção acerca da entrega, neste preciso momento não sei se chega daqui uma semana ou daqui um ano, é ridículo a falta de atenção para com o cliente.

É que eu já comprei outros automóveis e os vendedores sempre me ligaram ao fim de x semanas para me apresentarem o ponto de situação, mesmo que nada tivesse mudado, mas pelo menos a pessoa fica com noção da situação.

Bem, eu como no ano passado comprei num período semelhante, também tinha esse receio.

O vendedor colocou uma data estimada, mas a fabrica ia entrar de ferias.

Ele garantiu-me que o prazo não iria para a frente e ate se disponibilizou a facultar-me um carro perto da data (pois coincidia com o meu regresso ao trabalho).

Acabou por haver um atraso face ao que ele esperava e a entrega ocorreu exatamente no dia combinado inicialmente, ainda assim foi me emprestado um carro igual para esse dia (Pois a entrega so era o fim do dia e necessitava de transporte para o trabalho).

No meu caso foi tudo apalavrado (Empréstimo do carro), mas conheço casos em que emprestaram carro superior por período de 1 mês.

Se tens contrato tens que ter la uma data aproximada. Se ja esta muito ultrapassada é cancelar e partir para outro ou outra concessão.

No meu caso (encomenda à fabrica) numa concessão nem me sabiam dar datas... estávamos em julho e falavam em outubro (números redondos). No outro lado garantiram-me logo a data.

O contrato tem de ter prazo de entrega. E o ideal era ter ainda estipulado um desconto de 1% por cada semana de atraso na entrega (já nem digo ao dia, para não exagerar). [:D]

é verdade que tenho visto ai muita gente que comprou carros novos recentemente, e tudo com periodos entre 2 a 3 meses de espera, custa um bocado uma pessoa comprar algo e ainda ter de esperar tanto, mas não há milagres, tudo bem que o homem do stand nunca mais deu cavaco, mas nestas coisas já devias estar precavida que o tempo de espera podia ser muito mais alem do que previsto, agora tu é que tens de ponderar ir chatear o homem para saber como andam as coisas , ou desistir e partir para outra e cair outravez no mesmo e estar mais n tempo a espera...

o homem de certeza que não está fazer por mal, tambem não deverá querer perder a venda, mas não depende dele acelarar o processo de transferência do carro até cá para te ser entregue...

é verdade que tenho visto ai muita gente que comprou carros novos recentemente, e tudo com periodos entre 2 a 3 meses de espera, custa um bocado uma pessoa comprar algo e ainda ter de esperar tanto, mas não há milagres, tudo bem que o homem do stand nunca mais deu cavaco, mas nestas coisas já devias estar precavida que o tempo de espera podia ser muito mais alem do que previsto, agora tu é que tens de ponderar ir chatear o homem para saber como andam as coisas , ou desistir e partir para outra e cair outravez no mesmo e estar mais n tempo a espera...

o homem de certeza que não está fazer por mal, tambem não deverá querer perder a venda, mas não depende dele acelarar o processo de transferência do carro até cá para te ser entregue...

mas pode manter o cliente informado!! toda a gente gosta de um pouco de atenção!

mas pode manter o cliente informado!! toda a gente gosta de um pouco de atenção!

nem toda gente trabalha da mesma maneira, agora estar sempre a telefonar só para dizer que ainda não há nada, para quê, o cliente é que é impaciente, nestas situações tem que se resignar a esperar, o homem quando lá tiver o carro de certeza que a vai avisar logo que possivel para o poder levantar...

o pessoal entra em stress por muito pouco...

Isto. E sempre por escrito, registado.

nem toda gente trabalha da mesma maneira, agora estar sempre a telefonar só para dizer que ainda não há nada, para quê, o cliente é que é impaciente, nestas situações tem que se resignar a esperar, o homem quando lá tiver o carro de certeza que a vai avisar logo que possivel para o poder levantar...

o pessoal entra em stress por muito pouco...

concordo, se o vendedor disse que ligava, só te resta esperar
só devias chatear o vendedor se passasse mesmo muito tempo, ano e meio ou assim

Se calhar houve quem o chateasse mais e na calha encomendou depois do user e já anda de carro novo ;)

Sei que é triste pensar assim, mas não ficava nada admirado.

Really?

Nem um bocadinho de ironia aí?

porque haveria de haver ironia, é a verdade o pessoal quando compra é para ontem, não gosta de esperar, então metendo na cabeça as coisas, por vontade estavam sempre todos os dias a ligar a toda hora haver se já havia novidades... a que ser um pouco consciente que as coisas nem sempre correm como previsto, ainda por cima nesta altura do ano que é ferias e é quando se dá mais atrasos nas entregas...

Back