Opinião Advogado

DPower

New member
Bom dia
Em julho tive um acidente de moto em que não fui o culpado mas a companhia da outra parte diz-me que o sou a 100%, entretanto quando prestei declarações na BT sobre o mesmo acidente mesmo eles me disseram que não tinha a minima culpa, o que é certo é que a mota foi para perca total.

Recorri à quase 3 meses ao CIMPAS, deram 30 dias para a outra companhia responder, coisa que não aconteceu e entretanto dissera-me que vão entrar por outros meios.

Queria uma opinião de um advogado experiente nesta matéria.
Mais valia ter arranjado logo um na altura?, arranjo agora? vale a pena? ou espero pelo resultado do CIMPAS?

Obrigado

Não sou Advogado, mas na altura do acidente:

Participaste-o á tua Companhia de seguros ( dando-te como «não culpado» )?
Houve participação amigável?

O CIMPAS é um tribunal arbitral, que tem a mesma força jurídica de um tribunal da 1ª instância, pelo que o recurso da sua decisão só será possível dentro de determinadas regras.

Se o valor for superior a 5000€ é obrigatório o recurso a advogado. Podes sempre constituir advogado e pedir a sua opinião, até ao julgamento arbitral - que é a fase para onde deve estar a passar.

Ok Valium
Então vou aguardando resposta, certo?
Qualquer dos modos tenho entrado em contacto com eles para saber como estão a correr as coisas.
O meu valor pretendido é inferior aos 5000€ e superior ao que me queriam dar.

Sansoni7, sim participei logo na altura à minha companhia, a outra parte não quis preencher a participação na altura e tive que reclamar à companhia dela.
A resposta da minha é que não sou o culpado, da dela diz que o sou a 100% e a da policia pelo auto, não tenho a mínima culpa.

Ok Valium
Qualquer dos modos tenho entrado em contacto com eles para saber como estão a correr as coisas.

Sansoni7, sim participei logo na altura à minha companhia, a outra parte não quis preencher a participação na altura e tive que reclamar à companhia dela.
A resposta da minha é que não sou o culpado, da dela diz que o sou a 100% e a da policia pelo auto, não tenho a mínima culpa.

E a tua companhia não te defende?
Se a resposta é não, aconselho-te a recorrer ao Instituto de Seguros de Portugal....comigo deu resultado!

Boa sorte.

E a tua companhia não te defende?
Se a resposta é não, aconselho-te a recorrer ao Instituto de Seguros de Portugal....comigo deu resultado!

Boa sorte.

A companhia dele defende-o dentro do possível. Se não tiver protecção jurídica não podem fazer mais nada.

A companhia dele defende-o dentro do possível. Se não tiver protecção jurídica não podem fazer mais nada.

Pensei que as Companhias se «entendiam» mesmo que o Segurado não tivesse «protecção jurídica». :-(

Sendo assim, resta recorrer ao Instituto de Seguros de Portugal...relatando os factos.

A minha companhia nada fez, até me chateei com a minha agente, diz que neste caso nada podem fazer.
Enfim, é ter que aguardar.

Ok Valium

Se o processo no CIMPAS já passou a fase de Mediação, irá passar para a fase de Arbitragem, deves receber uma comunicação para aderir a essa nova fase e fazer o pagamento de uma taxa (mínimo 60€ ou 3% do valor do pedido - salvo erro).

Podes sempre contactar para esclarecer como está e como vai avançar.

Pensei que as Companhias se «entendiam» mesmo que o Segurado não tivesse «protecção jurídica». :-(

Sendo assim, resta recorrer ao Instituto de Seguros de Portugal...relatando os factos.

As companhias tomam decisões quanto à responsabilidade, não quer dizer que o segurado tenha que concordar. Neste caso pelos vistos a dele disse que não era responsável, a do outro diz que ele é.
Para isso agora servem os Tribunais (arbitrais ou comuns).

Não vejo qualquer motivo - pelo relatado - para o ISP intervir. A resposta do ISP será controlar os prazos legais e dizer que não se pronuncia e não tem competência à responsabilidade.

Não adianta reclamar ao ISP. O caso já está no Cimpas. É aguardar e, já agora, ver se tem ou não a cobertura de PJ.

A minha companhia nada fez, até me chateei com a minha agente, diz que neste caso nada podem fazer.
Enfim, é ter que aguardar.

Se tiveres a cobertura de Protecção ou Defesa Jurídica ou um nome similar, por norma eles podem intervir numa primeira fase e, dependendo da cobertura, pelo menos suportar os gastos com advogados e custas até certos limites.

Nesta fase já estando no CIMPAS, já será mais dificil.

Não adianta reclamar ao ISP. O caso já está no Cimpas. É aguardar e, já agora, ver se tem ou não a cobertura de PJ.

A questão é que agora já estando no CIMPAS, provavelmente já não mexem no assunto nem assumem despesas [;)]

A questão é que agora já estando no CIMPAS, provavelmente já não mexem no assunto nem assumem despesas [;)]

Só têm de mexer. Se o segurado pedir a protecção jurídica, esta tem de fundamentar a não intervenção. Varia de seguradora para seguradora. Alguns serviços não patrocinam nem pagam por entenderem não existir viabilidade jurídica, o segurado ganha em tribunal e eles depois pagam e não bufam.

Só têm de mexer. Se o segurado pedir a protecção jurídica, esta tem de fundamentar a não intervenção. Varia de seguradora para seguradora. Alguns serviços não patrocinam nem pagam por entenderem não existir viabilidade jurídica, o segurado ganha em tribunal e eles depois pagam e não bufam.

Tudo correcto e afirmativo, mas por norma estas coberturas tem exclusões ou não garantem o reembolso de despesas de acções sem o acordo dos serviços deles.

Obrigado pelos esclarecimentos.
Fui ver o CIMPAS CIMPAS - Centro de Informao, Mediao, Provedoria e Arbitragem de Seguros e algumas das antigas competências do ISP foram «tranferidas» para este Centro. Assim, não faz qualquer sentido, em meu entender, recorrer ao ISP...a não ser, averiguar se, na eventualidade de não existir «protecção jurídica» a Companhia do Segurado deveria prestar outro tipo de apoio.

Já aprendi mais umas coisa.;-)

Não tendo "PJ", não tendo entrado por uma Convenção (IDS ou CIDS), não vejo como.

Quer dizer então que essa despesa irá sair do meu bolso, nem posso reclamar ao seguro..
Tb são cento e tal euros, desde que me resolvem o assunto.

Quer dizer então que essa despesa irá sair do meu bolso, nem posso reclamar ao seguro..
Tb são cento e tal euros, desde que me resolvem o assunto.

O melhor é veres se tens essa cobertura e tentar activar para ver o que dizem.
Os meus posts são no geral do conhecimento que tenho dessas coberturas, mas que variam em garantias e procedimentos.

Liguei agora mesmo para o CIMPAS, ainda está em fase de análise por parte deles, depois dão o parecer à outra companhia a qual poderá aceitar ou não e aí então poderei recorrer para o processo arbitral dentro do mesmo organismo, o tal em que tem as tais custas de 3% do valor pretendido.
Tanto tempo.......puxxaaaa.

Sem mota desde Julho é muito tempo.

Back