Opinião -Certificados de aforro ou conta poupança?

Viva!

Li, recentemente, algumas opiniões relativas aos certificados de aforro e confesso que fiquei tentada.
Se dispusessem de cerca de 3 000 euros para investir a prazo optavam por abrir uma conta poupança (http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/35/article.jhtml?articleID=74858 - deste género no BCP) ou por aplicações em certificados de aforro?
Qual a opção mais rentável?

De igual modo tenciono abrir uma conta do género Conta Caixahabitação Jovem (http://www.cgd.pt/jovens/segmento25anos.htm/caixa_habitacao.htm)... Continuam estas contas a ser um bom investimento?

Obrigada.

Eu também tive essas dúvidas nos investimentos/poupança...

Depende sempre do tempo e risco necessários a rentabilizar...

Em relação aos teus links, nenhum é bom.
BCP tens melhor no BPN
caixahabitação é perda de dinheiro...

citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

Acho que se quiseres investir a longo prazo, os certificados de aforro são uma boa opção... mas com essa quantia, não pensas em investir na bolsa?

Pessoalmente vejo o investimento na bolsa como um grande risco... Ainda, para mais quando não domino estes assuntos. :(

citação:Originalmente colocada por mjm

Eu também tive essas dúvidas nos investimentos/poupança...

Depende sempre do tempo e risco necessários a rentabilizar...

Em relação aos teus links, nenhum é bom.
BCP tens melhor no BPN
caixahabitação é perda de dinheiro...

"Perda de dinheiro" em que medida?
Sei que em termos de benefícios, é sempre uma ajuda a nível fiscal.

Em relação ao tempo disponível para rentabilizar dinheiro... Será por período indeterminado, mas não me parece que seja inferior a 5/6 anos.
E seria para continuar a investir mensalmente...

citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

Acho que se quiseres investir a longo prazo, os certificados de aforro são uma boa opção... mas com essa quantia, não pensas em investir na bolsa?

por acaso a bolsa para mim é mesmo "chines":( já vi alguns artigos da bolsa mas continuo sem perceber praticamente nada para investir seja no que for[8)]

mas sei de pessoal que investe na bolsa e ganha algum.:)

Entre os dois, prefere os Certificados de Aforro: maior rendimento, maior liquidez e maior segurança.

Não precisas de saber de "Bolsa", se preferires correr algum risco; nesse caso compra Fundos de Acções. Maior rendibilidade potencial, mas risco mais elevado.

EDIT: A Caixa Habitação Jovem é um bom investimento, mas APENAS se tiveres A CERTEZA que irás fazer uma aplicação futura em compra (ou melhoramentos) de habitação. Doutro modo, as penalizações são elevadas.

Investe nos certificados de aforro. Vai fazendo depósitos mensais, pois se em determinada altura precisares do dinheiro levantas só o que precisas.
Ou então opta por uma conta a prazo com juros ao dia, mas aí as taxas são normalmente inferiores.

As contas poupança habitação já não têm beneficios fiscais.

Quanto à bolsa.... não te metas nisso.

citação:Originalmente colocada por ADF

(...)

EDIT: A Caixa Habitação Jovem é um bom investimento, mas APENAS se tiveres A CERTEZA que irás fazer uma aplicação futura em compra (ou melhoramentos) de habitação. Doutro modo, as penalizações são elevadas.

Sim, quando tiver maior estabilidade penso adquirir casa própria. De momento, penso abrir uma conta Caixa Habitação Jovem com uma quantia reduzida e aplicar "extras" em certificados de aforro.

Já agora, a que penalizações elevadas se refere?

Obrigada.

citação:Originalmente colocada por Omega

Investe nos certificados de aforro. Vai fazendo depósitos mensais, pois se em determinada altura precisares do dinheiro levantas só o que precisas.
Ou então opta por uma conta a prazo com juros ao dia, mas aí as taxas são normalmente inferiores.

De facto, os certificados de aforro são a opção mais atractiva e... Investimentos na bolsa, para quem não se sente minimamente confortável nessa área, são um risco enorme (além de o ser já por si).

Tem a certeza da inexistência de benefícios fiscais para quem abre uma conta Caixa Habitação Jovem?
Pelo menos na informação disponível pelos bancos, eles continuam a ser uma referência. Creio que estes benefícios não se aplicam no caso de aquisição de terreno, continuando em vigor para quem pretender adquirir habitação ou remodelar o edifício.

Obrigada.

-->"Fiscalidade Retenção na fonte de IRS/IRC à taxa liberatória de 20%". Que quer isto dizer? Retiram esta percentagem ao valor depositado?"

Não, essa taxa incide apenas nas mais valias que obteres na aplicação e é aplicada por todos os bancos.

citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

citação:Originalmente colocada por Omega

De facto, os certificados de aforro são a opção mais atractiva e... Investimentos na bolsa, para quem não se sente minimamente confortável nessa área, são um risco enorme (além de o ser já por si).

Tem a certeza da inexistência de benefícios fiscais para quem abre uma conta Caixa Habitação Jovem?
Pelo menos na informação disponível pelos bancos, eles continuam a ser uma referência. Creio que estes benefícios não se aplicam no caso de aquisição de terreno, continuando em vigor para quem pretender adquirir habitação ou remodelar o edifício.

Obrigada.

Os beneficios fiscais que lá estão indicados estão correctos.
Os beneficios fiscais em sede de IRS acabaram em 31/12/2004. Era a estes que eu me referia.

Obrigado pessoal. Estive a dar uma olhadela lá pelo site e fiquei a pensar em depositar a um mes a 6% depois no de 3 meses a 4% e depois a um ano com uma taxa de 3,7%, que dizem do big é seguro?Ou mais vale estar quieto? Desde ja obrigado

Tendo em conta que é uma poupança crescente, ou seja. tens neste momento 3000€ para aplicar e pretendes ocasionalmente aumentar o "bolo", penso que o melhor será mesmo uma conta a prazo tradicional.

A Mg 24 do Montepio Geral é das melhores e dá uma boa taxa, sem qualquer tipo de risco.

Os Certificado tb são uma boa solução, mas aconselho fazer sempre em fracções de 500€ no minimo.

Bolsa ou aplicações de risco, é na minha opinião para quem pode "gozar da liberdade" de perder algum do seu capital investido, o que não me parece o caso.

Cumps

citação:Originalmente colocada por EnginE

Tendo em conta que é uma poupança crescente, ou seja. tens neste momento 3000€ para aplicar e pretendes ocasionalmente aumentar o "bolo", penso que o melhor será mesmo uma conta a prazo tradicional.

A Mg 24 do Montepio Geral é das melhores e dá uma boa taxa, sem qualquer tipo de risco.

(...)

Não considera que, mesmo com a continuação de investimento mensal, consigo tirar mais lucros através dos certificados de aforro do que numa conta a prazo - já que, segundo li noutro tópico, do valor percentual de lucro é sempre retirado mais algum?

Obrigada.

Voltar
Superior