[Opinião] CLK 200 Kompressor 1998

Kevincego

New member
Tenho andado a observar a vertiginosa descida de valores destes carros e ando a pensar comprar um para usar esporadicamente, alguém pode dar uma opinião formada sobre este motor de 192cv? Problemas comuns, pontos fracos?
Uma unidade com cerca de 280000 kms sempre assistida a tempo e horas e com histórico ainda tem muito para dar ou já está mais para lá do que para cá?

Tenho andado a observar a vertiginosa descida de valores destes carros e ando a pensar comprar um para usar esporadicamente, alguém pode dar uma opinião formada sobre este motor de 192cv? Problemas comuns, pontos fracos?
Uma unidade com cerca de 280000 kms sempre assistida a tempo e horas e com histórico ainda tem muito para dar ou já está mais para lá do que para cá?

Já tive um durante meio ano.
Não é um carro rápido, os cavalos fazem crer que anda mais o que não é o caso, mas não tive problemas. É giro de se conduzir no verão de capota para baixo. Só vendi porque precisava dos 4 lugares.
Para uns passeios ao fds, com esses km ainda terás muita vida pela frente.

Já tive um durante meio ano.
Não é um carro rápido, os cavalos fazem crer que anda mais o que não é o caso, mas não tive problemas. É giro de se conduzir no verão de capota para baixo. Só vendi porque precisava dos 4 lugares.
Para uns passeios ao fds, com esses km ainda terás muita vida pela frente.

ele está a falar do clk que tem 4 lugares, mesmo na versão cabrio[;)]
tu deves estar a falar do slk.

a única coisa que posso dizer em relação ao clk é que sempre foi das estéticas mais bonitas que vi em coupés mercedes (falando na primeira geração). Também cheguei a equacionar a compra de um derivado à estética e preço apelativo, mas nunca avancei nem sequer ao ponto de aprofundar a pesquisa sobre eventuais problemas ou virtudes.

facto curioso, quando os preços começaram a baixar vi bastantes ciganos a conduzir clk [:D][:D]

O compressor destes carros costumam ser fiáveis? Mete medo caso avariem com facilidade.

Enviado do meu Redmi 5A através do Tapatalk

Eu nao me metia numa lata de 280.000 km

Depois eu é que sou anti-Mercedes [:D]

Ao OP: estando bem cuidado, com a capota tratada/substituída no caso do cabrio, e acima de tudo, com preço a condizer com os kms (eu não daria mais de 4000€ nessas condições), não vejo porque não. Tenho a ideia que são razoavelmente fiáveis, se bem que um pouco preguiçosos e bêbedos para os 192cv que indicam ter. Preferiria sempre avançar para o V6.

Eu nao me metia numa lata de 280.000 km

Sim, o melhor é queimar 500 a 1000€ por mês em desvalorização num carro 0 kms [:D].

Agora mais a sério, percebo o teu ponto de vista, mas tudo depende do preço a que estiver o carro. Claro que tem teoria preferia uma unidade com menos kms, mas se o carro estiver em bom estado e o preço for interessante seria capaz de arriscar (desde que tivesse um bom pé de meia para as chatices que o carro tem /irá ter para resolver). A grande vantagem é que carros como este estão no seu pico de desvalorização, dificilmente alguém neste momento "perde" dinheiro neles.

Um carro velho, com manutencao cara, cheio de km, com uma potência que para o peso sinceramente nao vai fazer grande comichao... Eu so vejo um grande risco para um carro que nao vale tanto a pena, muito honestamente.

O compressor destes carros costumam ser fiáveis? Mete medo caso avariem com facilidade.

Enviado do meu Redmi 5A através do Tapatalk

Basta ver a concepção de um turbo e de um compressor para se perceber que este último é muito mais resistente e durável. As partes móveis são muito mais resistentes e de dimensões superiores.

A única coisa a ter em atenção é se o compressor fizer um barulho tipo bater castanholas a frio.

Tem uma espécie de bolacha de transmissão em nylon que poderá estar com folga. Existe um kit para revisão integral do compressor, inclusivamente para lhe trocar um óleo interno que leva e dos rolamentos.

O kit no ebay anda à volta dos 150 euros, nada de especial.
2nb7zg4.jpg

View attachment 144883De resto é uma mecânica muito fiável, aguenta tudo e mais alguma coisa. Não é um motor esquisito nem em termos de óleo (leva desde 0W30 a 10W40) nem em gasolina (95 S/C chega).

Andamento é porreiro, tem umas baixas muito porreiras (parece um turbo diesel) e o compressor está sempre lá a puxar pelo motor até ao corte.

Em autoestrada aguenta velocidades de cruzeiro que dão para ir preso. [:D]

Não é um motor explosivo ou de "arranque" mas mexe-se muito bem.

Isto é a experiência de um ex-proprietário de um 200K e 230K.

Um carro velho, com manutencao cara, cheio de km, com uma potência que para o peso sinceramente nao vai fazer grande comichao... Eu so vejo um grande risco para um carro que nao vale tanto a pena, muito honestamente.

A manutenção não é mais cara que seg D actual a gasóleo com 200 000kms. Agora se isso é muito ou pouco, depende de cada um.

Qual é o risco mesmo de usufruir de um carro destes ao f-d-s? Na pior das hipóteses vendes o carro passado uns meses por um valor semelhante ao adquirido.

Atenção à MO da reconstrução do compressor. Convém ser feita por quem sabe, e quem sabe não é barato.
Se não tens uma boa revisão ao compressor no historial recente (depois dos 200mil), assume que vais precisar.

Esses motores são particularmente sensíveis ao uso de oleos incorrectos, prazos de revisão alongados (oleo velho) e falhas de combustão (por exemplo, uma bobine que já não tem a "força" que é suposto mas ainda não queimou de vez)
Por isso, investe num teste de compressão, aproveitas e vês as bobines. Convém que sejam as 4 iguais e com aspecto de terem a mesma idade, de preferência Mercedes ou Bosch.

Vê a medida de pneus que está no carro e no livrete. Muitos sairam com jante 16" com pneus numa medida qualquer fora do comum que é CARA que doi. é frequente o pessoal pôr outra medida não homologada ou pneus ranhosos.
De resto, é igual a qualquer outro carro. é ver as coisas com tempo, cuidado e atenção. é bastante fiável, a manutenção é perfeitamente acessível, mas as reparações podem ser caras.

Falei no compressor porque me lembro do famoso G40 com o seu compressor que na marca custava nada mais nada menos que 3000 euros mais iva...

Obrigado a todos, as vossas opiniões são valiosas, o preço estou a tentar que fique nos 3000€, é o modelo coupé preto sport e é nacional. Pelo que vi quando tive perto dele está sequinho sem babas, anti-congelante com bom aspecto, sem pressão nos tubos, manutenção em dia e comprovada. A ver se ainda esta semana vou lá outra vez para ver isso das bobines e o compressor a trabalhar a frio. O carro será para usar no máximo 4 dias por mês que é nos dois fins de semana que tenho junto com a mulher e isto se for sair a algum lado portanto os consumos estão para 3° ou 4° plano, quanto aos 192cv nunca guiei um CLK mas guiei um SLK e achei-o bastante desenrascado, o irmão maior não é assim tão mais pesado portanto não deve de desiludir, até porque não é um carro com pretensões de desportivo mas sim de um cruzador rápido que é isso que eu espero dele.

Obrigado a todos, as vossas opiniões são valiosas, o preço estou a tentar que fique nos 3000€, é o modelo coupé preto sport e é nacional. Pelo que vi quando tive perto dele está sequinho sem babas, anti-congelante com bom aspecto, sem pressão nos tubos, manutenção em dia e comprovada. A ver se ainda esta semana vou lá outra vez para ver isso das bobines e o compressor a trabalhar a frio. O carro será para usar no máximo 4 dias por mês que é nos dois fins de semana que tenho junto com a mulher e isto se for sair a algum lado portanto os consumos estão para 3° ou 4° plano, quanto aos 192cv nunca guiei um CLK mas guiei um SLK e achei-o bastante desenrascado, o irmão maior não é assim tão mais pesado portanto não deve de desiludir, até porque não é um carro com pretensões de desportivo mas sim de um cruzador rápido que é isso que eu espero dele.
Se assim for, acho boa compra
É um carro muito bonito e parece por um bom preço, nunca irás perder dinheiro.

Back