Opinião Focus mkII

DJukic

New member
Boas noites!

Qual é a vossa opinião sobre este modelo, mais especificamente uma Sportvan 1.6 TDci 109cv de 2006? Manutenção? Fiabilidade?

E já agora, o que acham de passar de um Clio II ph1 1.6 16v de 1999 com 133.000km para este Focus com 31.000km, super estimado, e com ESP, JLL 17" e AC auto como extras?
Estou algo hesitante porque o meu Clio não me tem dado despesas extra, será que ao ir para o Focus vou ter "dores de cabeça"? Já confirmei que este motor tem FAP (ou DPF, ou simplesmente filtro de partículas).
Ah, não me incomoda nada passar de um carro de 5 lugares para um só de 2...

Obrigado.

Se conheces o dono do Focus avança com isso. O Focus será menos "nervoso" que o Clio, será mais difícil de estacionar devido às suas dimensões e tem menos 3 lugares. De resto é só vantagens. Em termos de manutenção será praticamente igual (não sei se o filtro de partículas possui alguma manutenção) e em termos de fiabilidade talvez até seja melhor.

A assistência FORD é carota ... e nada eficiente ... para nao dizer pior!

Mas isso varia de região para região ... na Zona do Porto é uma desgraça ... nao há um que se aproveite.

A assistência FORD é carota ... e nada eficiente ... para nao dizer pior!

Mas isso varia de região para região ... na Zona do Porto é uma desgraça ... nao há um que se aproveite.

Num carro sem garantia só vai à marca quem gosta de queimar dinheiro...e parece-me que este por ser de 2006 já não tem.

Se fosse a ti mantinha o Clio, a menos que tenhas motivos mesmo muito fortes para o quereres trocar. É um carro que anda muito bem, não te tem dado problemas, tem 5 lugares (embora digas que não é esencial), é de manutenção muito barata, tem um motor que em caso de avaria tem mão de obra muito simples e muito mais em conta que o Tdci, não tem Fap, etc etc.
Ninguém melhor do que tu para conheceres o teu carro, pensa bem se o gasto extra (que não deve ser tão pequeno quanto isso) se justifica [;)]

entao espera la, o Focus é do teu Pai....

Ele vai dar-te ou vender-te o focus?

Se te deres bem com o teu pai, e conheces bem o historial do carro, e se a tua duvida é se o focus da problemas, entao fica com o carro que é grande máquina. [;)]

O dono do Focus é de confiança, é o meu pai!
Mais opiniões? Anyone?

eu não confiava nele! [:)]

aí pela zona de SJM, Feira, etc, não arranjarás um mecânico da ford em condiçoes? ou farás depois as revisões num mecânico conhecido? se o carro está bom, porque não? e ainda ganhas algum com o clio. prepara-te é para teres um pouco mais de desconforto devido às jantes de 17', mas vais aí à sanjoauto ao sr. augusto e metes uns pneus de 16' que ficam mais em conta. [:D]

Não sei o nivel de relação que tens com o antigo dono... Pq é que não experimentas a perguntar os valores da manutenção?

As revisões normais não são muito mais caras do que as do Clio, estou é preocupado com os custos de manutenção do filtro de partículas: li aqui no fórum, mudança do líquido aos 60.000km e substituição do filtro aos 120.000km, operação (segundo dizem) para os 700€.
Quanto ao seu outro post, veio um bocado a despropósito. Nem sou obrigado a nada, nem o meu pai tem qualquer obrigação de me dar o carro.

Respondendo aos outros posts, o carro seria comprado e não oferecido (antes fosse!). Todos os carros do meu pai são muito estimados e este não é excepção. Podem não acreditar mas ainda cheira a novo! Por fora tem uns riscos quase insignificantes, de resto está impecável. Revisões a cada 10.000km fora da marca (apesar dos intervalos entre revisões sugeridos pela marca serem maiores), 0 problemas até hoje.
É certo, é um investimento (despesa) grande, mas é uma oportunidade, talvez única, de trocar de carro e oferecerem-me "facilidades de pagamento" que não arranjaria noutro negócio qualquer. Além de que o Clio vai à troca...
O meu grande objectivo ao abrir este tópico é saber problemas típicos deste carro/motor e também sondar o que outros fariam se tivessem no meu lugar. Mas confesso, estou muito inclinado para fazer negócio. De qualquer maneira este fim-de-semana irei andar com o Focus e espero conseguir chegar a uma decisão.

Obrigado a todos pelas respostas.

As revisões normais não são muito mais caras do que as do Clio, estou é preocupado com os custos de manutenção do filtro de partículas: li aqui no fórum, mudança do líquido aos 60.000km e substituição do filtro aos 120.000km, operação (segundo dizem) para os 700€.
Quanto ao seu outro post, veio um bocado a despropósito. Nem sou obrigado a nada, nem o meu pai tem qualquer obrigação de me dar o carro.

Respondendo aos outros posts, o carro seria comprado e não oferecido (antes fosse!). Todos os carros do meu pai são muito estimados e este não é excepção. Podem não acreditar mas ainda cheira a novo! Por fora tem uns riscos quase insignificantes, de resto está impecável. Revisões a cada 10.000km fora da marca (apesar dos intervalos entre revisões sugeridos pela marca serem maiores), 0 problemas até hoje.
É certo, é um investimento (despesa) grande, mas é uma oportunidade, talvez única, de trocar de carro e oferecerem-me "facilidades de pagamento" que não arranjaria noutro negócio qualquer. Além de que o Clio vai à troca...
O meu grande objectivo ao abrir este tópico é saber problemas típicos deste carro/motor e também sondar o que outros fariam se tivessem no meu lugar. Mas confesso, estou muito inclinado para fazer negócio. De qualquer maneira este fim-de-semana irei andar com o Focus e espero conseguir chegar a uma decisão.

Obrigado a todos pelas respostas.

Os focus são bastante fiáveis, nomeadamente o motor 1.6TDCi é bastante notório pelas suas prestações, baixo consumo e fiabilidade.

Ainda há outro promenor, esse motor é partilhado por várias marcas de carros, sendo que esse motor especificamente encontra-se no Citroen C4, Peugeot 308, Volvo, Mini D, etc.

Se o motor desse imensos problemas, dava imensos problemas em montes de carros e marcas.

Eu tb não sou inteiramente imparcial, uma vez que acabei de comprar um focus 1.6TDCi novinho em folha, por isso será de esperar que o defenda, no entanto das muitas razões que mo levaram a comprar está na qualidade do carro, fiabilidade, equipamento, segurança, e todos os extras oferecidos.

Eu se fosse a ti, comprava. É uma decisão que não te irás arrepender. [;)]

Boas.

O meu carro é um Ford Focus Tdci 110 cv de finais de 2005.
Até ao dia de hoje, 0 problemas.
Gasta pouco e anda bem.

Cumps,
Jorge Teixeira

Voltar
Superior