Opiniões sobre a Novabase

jcpr

New member
Ois pessoal,

A Novabase anda à procura de consultores de uma dada área que é a minha área de especialização.

Estou a pensar em concorrer, porque o sinto que no meu emprego não me dão o reconhecimento devido e porque sinto que a empresa onde trabalho actualmente não tem interesse em incluir nos projectos aspectos da área em que me especializei.

No entanto, já tenho ouvido algumas histórias que me fazem recear ir trabalhar para a Novabase, nomeadamente as larguíssimas horas de trabalho e a situação financeira em que esta se encontra (apesar das suas contas, miraculosamente, darem sempre uns nºs porreiros).

Gostaria de saber a opinião de pessoas que já lá tenham trabalhado (vocês ou conhecidos) de como é que aquilo é.

Desde já obrigado.

Um amigo meu trabalhou lá 2 anos. Chegou ao fim do contrato e não renovaram (como a muitos outros). Estava a fazer outsourcing SAP na CML. Mais não sei.

citação:Originalmente colocada por jcpr

hum... obrigado Y.

Esse é um dos pontos que vou ter que ter em conta.

A Novabase, tal como qualquer empresa de consultoria em Portugal (sei que a NovaBase não é só consultoria, mas as outras áreas são iguais), tem horários que, para quem gosta de ter vida pessoal são impossiveis. Eu sei porque tb estive um ano numa consultora(multinacional,rival da NB) e o que me levou a sair é que eu estava a ficar sem vida pessoal (e eu não queria estar a trabalhar para não poder gozar o que ganhava).

O que me valeu esse ano foi uma grande bagagem, quer em termos de experiencia profissional, quer pessoal.

Agora não acredites é que eles te vão dizer que cada um faz o horario que quer etc... etc... Isso é td tangas, pois se tu não entrares nos horários deles facilmente és excluido do grupo.

Abraços, espero ter ajudado a dar uma ideia das "consultoras" Portuguesas.

infelizmente concordo com o nelsinho

trabalhar nas consultoras em portugal é para quem não tem vida. Para além de tudo o que o nelsinho disse, ainda te querem fazer acreditar que o sacrificio que fazes ao trabalhar para eles (e muitas vezes a ganhar menos) vai ser recompensado pela enorme experiencia que ganhas

claro, claro...

[8)]

Epá se quiseres apenas ganhar bom dinheiro e juntar ao curriculo uma empresa como a Novabase força. é como tudo na vida, tem coisas boas e outras más, eu n trabalho lá mas já estive envolvido em projectos com ppl de lá.

Actualmente creio q as empresas de Consultadoria são as q têm mais hipoteses de permitir um crescimento na carreira (e ganhares uma bela bagagem), ainda q para isso tenhas de sacrificar a vida pessoal

Sim, eu já tinha essa ideia. Estive recentemente em formação na Capgemini, na Holanda, e perguntei-lhes como trabalham eles.

É um emprego como outro qualquer, das 8H00 às 16H30. Qualquer tempo a mais é pago como horas extra-ordinárias, ou podem tirá-lo como dias de férias. Outras mentalidades.

A Capgemini é das consultoras de maior sucesso a nível mundial e em particular na Holanda.

citação:Originalmente colocada por PTFighter

Epá se quiseres apenas ganhar bom dinheiro e juntar ao curriculo uma empresa como a Novabase força. é como tudo na vida, tem coisas boas e outras más, eu n trabalho lá mas já estive envolvido em projectos com ppl de lá.

Actualmente creio q as empresas de Consultadoria são as q têm mais hipoteses de permitir um crescimento na carreira (e ganhares uma bela bagagem), ainda q para isso tenhas de sacrificar a vida pessoal

Sou casado e estamos a começar a pensar em pequenos. Não me interessa ficar rico. Interessa-me fazer algo de que gosto e ter vida para além do trabalho.

Enquanto estou a trabalhar, dou 150%, mas gosto poder chegar ao fim do dia e ir para casa sem stresses e a horas decentes.

2 mitos:

ganhar bom dinheiro: não é nas consultoras que se ganha melhor, pelo menos na maioria dos casos

ganhar experiencia: estar num cliente meses num projecto ou mesmo em outsourcing puro a fazer trabalho considerado inferior também não me parece o melhor para a tua carreira. Sim porque não se iludam, se vão para a vodafone, tmn ou banca num projecto, o know-how e o trabalho de analise fica nessas empresas, os "consultores" muitas vezes vão lá fazer o trabalho "sujo"

Um empresa pequena pode ser uma boa solução, mas cuidado com as condições

Sou casado e estamos a começar a pensar em pequenos. Não me interessa ficar rico. Interessa-me fazer algo de que gosto e ter vida para além do trabalho.

Enquanto estou a trabalhar, dou 150%, mas gosto poder chegar ao fim do dia e ir para casa sem stresses e a horas decentes.

Concordo 100% contigo [^]
Prezo o dinheiro como é normal mas acima de tudo prezo mais em ter uma qualidade de vida razoavelmente boa, senão q raio andamos nós a fazer aqui neste planeta...

então podes esquecer a consultoria neste tipo de empresas....

mas isto tudo depende de onde te encontras na tua carreira profissional, quanto tempo queres apostar nessa área, etc

gosto da tua maneira de pensar, é a minha também. Se falares assim na entrevista tens boas hipoteses de não seres contratado ;)

Curioso que lembrei-me agora, nos meus tempos de IST andavam a fazer um estudo sobre porque é que os informaticos não gostavam das consultoras e geralmente estavam lá pouco tempo, porque seria...

citação:Originalmente colocada por jpg

2 mitos:

ganhar bom dinheiro: não é nas consultoras que se ganha melhor, pelo menos na maioria dos casos

ganhar experiencia: estar num cliente meses num projecto ou mesmo em outsourcing puro a fazer trabalho considerado inferior também não me parece o melhor para a tua carreira. Sim porque não se iludam, se vão para a vodafone, tmn ou banca num projecto, o know-how e o trabalho de analise fica nessas empresas, os "consultores" muitas vezes vão lá fazer o trabalho "sujo"

Um empresa pequena pode ser uma boa solução, mas cuidado com as condições

Não são necessariamente mitos, tem algo de verdade mas pode haver excepções como em tudo.

Quando trabalhas em vários projectos/clientes aprendes sempre mais alguma coisa pq n há projectos iguais assim como jogos de futebol :-).

um amigo meu trabalha lá, e pelo menos a parte de trabalhar bastantes horas eu posso confirmar. costuma sair de lá dp das 21h.

não era vida para mim [8)]

citação:Originalmente colocada por jpg

gosto da tua maneira de pensar, é a minha também. Se falares assim na entrevista tens boas hipoteses de não seres contratado ;)

Curioso que lembrei-me agora, nos meus tempos de IST andavam a fazer um estudo sobre porque é que os informaticos não gostavam das consultoras e geralmente estavam lá pouco tempo, porque seria...

He he...

Mas se acabar por concorrer e ir lá a uma entrevista, digo-lhes qual a minha posição em relação a este assunto. Assim, ninguém anda a enganar ninguém.

Se não me quiserem nestas condições, não querem. Se eventualmente quiserem, sabem com o que contar.;)

Sim, eu já tinha essa ideia. Estive recentemente em formação na Capgemini, na Holanda, e perguntei-lhes como trabalham eles.

É um emprego como outro qualquer, das 8H00 às 16H30. Qualquer tempo a mais é pago como horas extra-ordinárias, ou podem tirá-lo como dias de férias. Outras mentalidades.

A Capgemini é das consultoras de maior sucesso a nível mundial e em particular na Holanda.

Na Bélgica e noutros países é assim que se trabalha... O Trabalho tem de ser feito dentro do horário de trabalho...

Eu trabalho numa consultora.

Em relação aos horários, depende dos projectos e dos deadlines. É possível conciliar uma vida pessoal, mas temos que estar preparados para em certas ocasiões termos de abdicar de certos horários.
A experiência que se adquire é de facto enriquecedora. O que se ganha é mau relativamente ao que damos a ganhar à empresa.

Com o continuar dos anos, compensa chega-se a ter vencimentos muito bons, mas até lá há um processo natural de selecção... Quem ter perfil, aguenta, quem não aguenta sai por vontade própria e parte para outra.

Eu não me via (por enquanto) a trabalhar noutro tipo de empresa. Estamos sempre a trocar de cliente o que é motivante.

Voltar
Superior