Opiniões sobre a Novabase

A vida de consultor é assim.

Quem quiser ter uma vida mais descansada, que tente a FP, ou algo do género.

Gostom muito do trabalho de consultoria pois dá-me a possibilidade de conhecer novas gentes/realidades bem como participar em múltiplos projectos.

Agora deixem-se de coisas. Na consultoria não há horários. E não é só em Portugal. Estive em muitas missões de trabalho por esse mundo fora e a hora de sair é quando o trabalho estiver terminado.

Se pensarem de outro modo, procurem outra profissão.

Ah, e estou a falar de consultoria a sério, não é dar uns toques numa qualquer linguagem de programação e fazer um form ou um report a gosto do utilizador. Isso não tem nada a ver com consultoria. :)

Isso é trabalho de programação.

O meu colega q lá estava tbem se queixa das horas, mas ganhava bem.
Curioso falares da Capgemini, fizeram um trabalho pa minha empresa, foi tao bom, q agra na minha unidade de negócio estão riscados de qquer outro trabalho.

Infelizmente estamos numa fase em que só temos praticamente consultoria, de resto pagam mal em quase todos os sítios. Pah n há milagres, agora podes fazer como eu que fui para uma consultora em que se trabalha bastante, mas como o ambiente é mto porreiro encara-se as coisas de maneira diferente e pagam mto bem.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

A vida de consultor é assim.

Quem quiser ter uma vida mais descansada, que tente a FP, ou algo do género.

Gostom muito do trabalho de consultoria pois dá-me a possibilidade de conhecer novas gentes/realidades bem como participar em múltiplos projectos.

Agora deixem-se de coisas. Na consultoria não há horários. E não é só em Portugal. Estive em muitas missões de trabalho por esse mundo fora e a hora de sair é quando o trabalho estiver terminado.

Se pensarem de outro modo, procurem outra profissão.

Ah, e estou a falar de consultoria a sério, não é dar uns toques numa qualquer linguagem de programação e fazer um form ou um report a gosto do utilizador. Isso não tem nada a ver com consultoria. :)

Isso é trabalho de programação.

A empresa onde estou também é zelosa dos horários de trabalho dos seus colaboradores. As coisas correm de forma normal, e raramente é preciso fazer serão. Em 4 anos e tal aqui, contam-se pelos dedos de uma mão o nº de vezes que tive que ficar até mais tarde. Não é preciso ires para a FP. É preciso teres gestores competentes.

O exemplo que dei a nível de consultoras no estrangeiro reflecte a minha experiência com consultoras a nível internacional. Lá as coisas são feitas dentro dos horários normais de trabalho.

Quanto à Capgemini, as pessoas com quem convivi estão nos ultimos meses ligadas a projectos com o banco ABN Amro (uma espécie de CGD lá do sítio, em termos de dimensão). São pessoas de uma competência a toda e qualquer prova. Se cá as coisas (não) correm do mesmo modo, não sei... a minha experiência com eles é muito positiva.

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

Curioso falares da Capgemini, fizeram um trabalho pa minha empresa, foi tao bom, q agra na minha unidade de negócio estão riscados de qquer outro trabalho.

O que se passou com a Capgemini? Que tipo de problemas existiram?

Para te dar um exemplo a consultora onde fui ganho + do dobro do que ganhava na Siemens. Por isso o meu conselho é, se fores negoceia bem. Fui a mtas outras consultoras e regra geral estas são forretas, tem q se fincar o pé e n vacilar no valor q pretendemos.

Oi JCPR !!

Ainda te lembras de mim ?
Há uns tempos atrás era eu a colocar aqui um post sobre uma
eventual mudança de emprego, agora és tu !!!

Olha, posso-te dar a minha opinião da Novabase pois conheço
2 pessoas que trabalham lá.

Pois bem, a minha opinião não é mto boa :)
Sei que são requisitados frequentemente fora de horas e que
os salários não são mais do que medianos. Penso que o reconhecimento
financeiro principalmente não é grande coisa, mas a 'palmadinha' nas
costas é prática corrente quando se trabalha bem.

É uma empresa grande, és mais um no meio deles, mas isto é como tudo.
Não era empresa para a qual eu concorresse. Tem algumas semelhanças
com a Accenture em termos de recrutamento e politicas de recursos
humanos, e como deves saber a Accenture tb não é muito famosa.

Actualmente tb faço trabalho de consultoria na banca, e como em tudo
mais uma vez, ha coisas boas e más, mas posso dizer que estou
satisfeito, se bem que a curto prazo pois espero mudanças brevemente.

A oportunidade que falei da outra vez aqui no forum era para trabalho
numa multinacional (Siebel) mas como freelancer, onde eles pagavam
uma diária MUITO boa, com alojamento, viagens e todas as despesas
pagas, no entanto seria necessário estar a maior parte do tempo fora
do pais, e eu tenho cá a minha vida da qual nãp pretendi abdicar.

Dinheiro nao é tudo e costumo dizer 'Antes um sapateiro feliz do que
um engenheiro infeliz'.

Muito boa sorte com a tua escolha, e qualquer coisa já sabes, comunica !

Grande abraço.

citação:Originalmente colocada por JCSPOWER

Oi JCPR !!

Ainda te lembras de mim ?
Há uns tempos atrás era eu a colocar aqui um post sobre uma
eventual mudança de emprego, agora és tu !!!

Olha, posso-te dar a minha opinião da Novabase pois conheço
2 pessoas que trabalham lá.

Pois bem, a minha opinião não é mto boa :)
Sei que são requisitados frequentemente fora de horas e que
os salários não são mais do que medianos. Penso que o reconhecimento
financeiro principalmente não é grande coisa, mas a 'palmadinha' nas
costas é prática corrente quando se trabalha bem.

É uma empresa grande, és mais um no meio deles, mas isto é como tudo.
Não era empresa para a qual eu concorresse. Tem algumas semelhanças
com a Accenture em termos de recrutamento e politicas de recursos
humanos, e como deves saber a Accenture tb não é muito famosa.

Actualmente tb faço trabalho de consultoria na banca, e como em tudo
mais uma vez, ha coisas boas e más, mas posso dizer que estou
satisfeito, se bem que a curto prazo pois espero mudanças brevemente.

A oportunidade que falei da outra vez aqui no forum era para trabalho
numa multinacional (Siebel) mas como freelancer, onde eles pagavam
uma diária MUITO boa, com alojamento, viagens e todas as despesas
pagas, no entanto seria necessário estar a maior parte do tempo fora
do pais, e eu tenho cá a minha vida da qual nãp pretendi abdicar.

Dinheiro nao é tudo e costumo dizer 'Antes um sapateiro feliz do que
um engenheiro infeliz'.

Muito boa sorte com a tua escolha, e qualquer coisa já sabes, comunica !

Grande abraço.

É claro que me lembro Johnny.

Eu fiquei particularmente entusiasmado porque eles estão a pedir pessoal em Usabilidade, que é a minha área de especialização e eleição.

Estava com esperanças de ter projectos que usassem extensivamente usabilidade, ao contrário do que acontece hoje em dia onde estou. Penso que já vai começando a haver uma abertura para isso por aqui, mas não sei se é só "tesão de mijo", como se costuma dizer.

É como te disse aí em cima, prefiro ter menos dinheiro e mais tempo para usufruir dele.

citação:Originalmente colocada por jcpr

(...) pessoal em Usabilidade, que é a minha área de especialização e eleição.

Estava com esperanças de ter projectos que usassem extensivamente usabilidade(...)
Já viste o anúncio da Motorpress? É que estes sites são uma mina de ouro... há aí muita hora para facturar! :D
Brincadeirinha... não me bloqueiem... :D

Tenho um colega meu que esteve na Novabase e não gostou muito daquilo. No entanto continua no mundo da consultoria (está agora na minha empresa).

O mundo da consultoria é só mesmo para quem quer ganhar calo, conhecer outras sítios para trabalhar (:D) e alargar horizontes (verticais e horizontais). Lembra-te que neste mundo as coisas não são muito constantes, podes estar a olhar para o ar durante 1 mês e 3 meses a vergar a mola. Quanto a contractos e essas coisas na minha empresa felizmente não tive problemas (até agora), passados 6 meses passas ao quadro.

Quanto a horas de trabalho não tenho grandes problemas na minha empresa. Normalmente o horário usado é o do cliente, mas não esquecer que os resultados têm que aparecer, portanto é melhor aprender a organizar trabalho e antever botlenecks para não ficar tudo para "o último dia".

Se eu recomendo ires para consultoria? Sim e não. Sim, se conheceres gente do meio e fores um daqueles gajos técnicos de topo (que são facturados pela empresa a mais de 500€ por dia aos clientes), aí talvez compense. Caso contrário, o ideal é ires para um banco ou seguradora.

citação:Originalmente colocada por Y

(...) pessoal em Usabilidade, que é a minha área de especialização e eleição.

Estava com esperanças de ter projectos que usassem extensivamente usabilidade(...)
Já viste o anúncio da Motorpress? É que estes sites são uma mina de ouro... há aí muita hora para facturar! :D
Brincadeirinha... não me bloqueiem... :D

He he... Já vi o anúncio, mas usabilidade não tem nada a ver com fazer/manter sites. É um erro comum associar as 2 coisas.

Podes "utilizar" usabilidade no desenho do site, sim, tal como a podes utilizar para desenhar uma aplicação, uma torradeira, um lápis, etc...

Não tenho traquejo suficiente em algumas das áreas que o anuncio refere, logo decidi não concorrer.

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

O que se passou com a Capgemini? Que tipo de problemas existiram?

N te vou dar grandes pormenores, pq é um projecto q ainda está em desenvolvimento.
Mas para te dar uma ideia, a minha empresa é extremamente conservadora mesmo muito, e eles fazem uma apresentação em q parecia q estavamos a ver o cartoon network c bonequinhos e exemplos q pareciam para crianças. Os directores no final da apresentação puxaram as orelhas Às pessoas da minha empresa q trabalharam c eles e dps aos consultores.

Lá fora como disseram, com horarios de trabalho definidos (embora logicamente acho que ng minimamente profissional qdo ha um problema et em cima da data nao fique la umas horas a mais) é aceitavel alias mais do k aceitavel.

Cà a trabalhar 10-14h por dia, ser chamado a sabados e FDS para receber inicialmente uns 1500-2000 (brutos), não ter vida, n ter tempo para gastar o € dar o litro para ter 2 ou 3 tipos a atrazarem o projecto não é para mim.
E nao me venham dizer que é para quem estofo ou para quem quer programar... estofo possivelmente eu tenho, tenho é prioridades desde familia a amigos namoradas e afins. Depois programa-se...ora bem mas programa-se tanto como um programador nato? Um tipo a quem dão X para fazer e o gajo tem de fazer tudo? (obviamente n estou a falar de um "indiano num barco a coodar" tou a falar de um gestor de projecto ou programadores com alguma autonomia a nivel de arquitectura)

O que me convencem é qdo dizem que é uma ampla diversidade de projectos ai concordo (embora grande parte seja a nivel de Bases de dados que não é tema k me fascine propriamente)embora experiencia ganha-se.
Depois depende mto das pessoas com quem se trabalha. Eu sinceramente prefiro trabalhar com "cotas"/"velhos" que estão em sintonia com o que é de novo e estar tb integrado com ppl da minha idade (recen "inginheiro"). Já ouvi mta coisa de quem trabalha nas consultadorias, como de tudo coisas boas, coisas más mas a ideia (má) k me dão é
-pintas
-mta vezes são vistos como outsider´s nos clientes (claro k o são o problema é como são tratados)

Outra coisa que tb me dizem é k anda-se sempre de um lado para o outro (mm dentro das cidades)
Ainda mais importante: clausulas de rescisão... "contracto 1/2anos, caso desista/rescinda antes tem de reaver 99-100% do k recebeu"... loucuras!

Adiante eu não me vejo como consultor pelo menos em Portugal, especialmente pelas horas. È entrar as 9 e sair ás 23 são doidos? OK k n se paga horas extraordinarias mas é ridiculo isso para alem k "obrigam" ? et e lei do trabalho? são malucos!
Qdo as coisas são feitas a bem e as pessoas são profissionais não é obrigando a fazer 10a14h dia e a meter clausulas doidas no contracto.

Posso dizer a minha experiencia (embora so tenha 30 meses de experiencia no mercado de trabalho).

Tentei trabalhar para 2 PMEs nacionais e foi o aqui mencionado. Tentam pressionar para entregar ao cliente.

Eu acho que é uma questão de carácter. Isto de se trabalhar 14 horas/dia dá para quem se deixar submeter.

Eu nao me importo de trabalhar 14 horas/dia desde que paguem. Eu faço actualmente 7 (das 10 as 19) horas segunda a sexta (multinacional alema de memorias - qimonda).

Ontem fiquei ate a 1 da manha. Hoje entrei as 15 (nada mais simples).

Já trabalhei numa empresa (Indra CPC - nao foi nesta mas na empresa q um dos directores criou recentemente) e tentam abusar.

O trabalho é orientado ao cliente mas de tem de haver regras. Prazos impossiveis para ganhar concursos? Métodos adhoc para ser mais rapido implementar mas depois dificil gerir bugs ou falhas? Não é para mim.

Já passei por 2 empresas assim (eu nao gosto de falar em consultoras porque o que devemos falar sao empresas de software). O problema aqui é sempre prazo e formação. E isso é injustificavel.

Eu trabalho para a Novabase mas num cliente apenas (a tal qimonda) por isso a minha experiencia é da Qimonda (a Novabase só paga) e digo-te excelente.

Agora empresas que façam software por projecto é facil de entender.
Cada projecto é unico (aprende-se imenso) mas sofre-se bem na pele.

Eu não gostei dessa forma de trabalhar especialmente pq nao es recompensado por projectos ganhos.

A minha visao é esta: Um gestor vende projectos se a sua equipa o fizer bem (esse feedback de prazo e qualidade é distribuido).

A missao de 1 equipa é ganhar nome para os proximos projectos nao serem ganhos por prazo mas por qualidade.

Em Portugal (nao sei como e la fora) os gestores habituam-se a margens fenomenais (vendas por prazo) e quem se lixa é a equipa.

Eu propus dividir os dividendos e entao saí devido a recusa. Não ando a sacrificar-me para alguem ganhar rios de dinheiros e fama a minha custa. E mesmo hoje tenho a convicção que e possivel fazer 1 horario normal. Eu sempre fiz e cumpria.

Agora é como tudo quem mais se submeter mais trabalha. Agora nunca vi beneficios disso.

Pode existir sobre a minha atitude o comentario de que quem nao se submete é despedido. Nada mais errado:

Mesmo fazendo o horario de 40 horas por semana se se cumprir os objectivos nao despedem porque é 1 pessoa que sabem que podem contar.

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Na Bélgica e noutros países é assim que se trabalha... O Trabalho tem de ser feito dentro do horário de trabalho...
Tretas[8)]

Em qualquer país do mundo um consultor/programador uma vez por outra tem que fazer mais horas do que aquilo que é suposto! Ou isso ou então os prazos de entrega estão sempre cheios do factor C.

Quanto a que trabalho de consultor ser sempre assim em Portugal é outro mito rídiculo. Depende do cliente, da equipa e do projecto! E é assim com todas as empresas.

Conheço quem trabalhe na Novabase e entre às 11h e saia às 19h, praticamente todos os dias. Tal como conheço quem na mesma empresa se limite a fazer as 40h de trabalho e outros devem fazer quase 80h por semana[8]

Depois também tudo depende de cada um. Existem pessoas mais rápidas e outras mais lentas a trabalhar, e também existem pessoas que se organizam melhor e outras pior. Basta juntares um gajo lento a trabalhar e que não planeie bem o trabalho para teres à tua frente um aparente work-addicted!

Quanto à Novabase, posso-te dizer que é uma empresa que contrata para encher chouriços se for preciso. Não têm problemas em meter 100 pessoas e prometer-lhes mundos e fundos, quando à partida já sabem que 80 deles vão para a rua quando o trabalho acabar.

Além disso são uns chulos na hora de pagar aos trabalhadores. E isto na medida em que dão ordenados base rídiculos e depois é tudo com ajudas de custa e coisas do género que como sabes além de não contarem para os teus descontos, também não contam para os subsídios de férias e Natal.

Mas desculpem lá.

O que é que programação de computadores tem a ver com consultoria?

Expliquem-me lá para não perder o fio à meada. :)
Tem um pouco a ver.

Se bem que a implementação seja distinta da consultadoria prestada a terceiros, ou seja podem ser fases distintas... a minha curta experiência mostra-me que tipicamente quem não percebe de uma das coisas dificilmente fará bem o papel de consultor.

E é raro a consultoria ser prestada e depois a implementação ser feita por terceiros, porque ninguém está disposto a correr os riscos de implementação de uma solução proposta por terceiros (excepto em casos típicos em que a consultora demonstra ter habilidades únicas no mercado).

Mas desculpem lá.

Information technology consulting (IT consulting or business and technology services) is a field that focuses on advising businesses on how best to use information technology to meet their business objectives. In addition to providing advice, IT consultancies often implement, deploy, and administer IT systems on businesses' behalf.

http://en.wikipedia.org/wiki/Information_technology_consulting

Posto isto, falo do que se passa na empresa onde eu trabalho. Existem por lá 2 tipos de consultores, os gestores de projecto e os técnicos. Os gestores de projecto são os que fazem as propostas e os técnicos são os que implementam/administram/fazem manutenção das aplicações.

EDIT: BTW, a empresa onde trabalho aparece nessa página. :D

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Mas desculpem lá.

Information technology consulting (IT consulting or business and technology services) is a field that focuses on advising businesses on how best to use information technology to meet their business objectives. In addition to providing advice, IT consultancies often implement, deploy, and administer IT systems on businesses' behalf.

http://en.wikipedia.org/wiki/Information_technology_consulting

Posto isto, falo do que se passa na empresa onde eu trabalho. Existem por lá 2 tipos de consultores, os gestores de projecto e os técnicos. Os gestores de projecto são os que fazem as propostas e os técnicos são os que implementam/administram/fazem manutenção das aplicações.

EDIT: BTW, a empresa onde trabalho aparece nessa página. :D

Accenture sucks

Voltar
Superior