Opiniões

joaosantos5

New member
Boa tarde,

Tenho um Seat Ibiza 6l 1.4 TDI, o carro esta prestes a precisar de uma revisão geral basica, oleo, filtros, anti congelante, Distribuição + bomba de agua, fui perguntar por orçamentos e deram me um orçamente de 840€ (C/IVA), desse valor 508€ são apenas para a mão de obra, estão a colocar 8.5h de mão de obra, acham isto normal ou ajustado? 8h não é demasiado para um revisão basica?

Agradeço a quem poder dar uma opiniao.

Cumprimentos,
João​

Última edição:
Boas,

Só quem já fez essas intervenções nesse motor te saberá dizer melhor se é muito tempo ou não.
( Há motores em que as peças a intervencionar estão mais acessíveis, há outros que não. )

Mas também levar 60 € / hora em mão de obra, isto sim é caro ... como diz o outro: não tenhas pena deles.

Se achas que podem estar a meter a unha de alguma forma, pergunta orçamentos noutras oficinas.

Última edição:
Já com IVA os valores não me chocam, sobretudo se for uma revisão a sério em que não se limitam apenas a trocar peças mas também diagnóstico electrónico , checkup das luzes, tubagens, etc etc.

Quer dizer, é caro sim, mas infelizmente habitual nas marcas.

Fora das oficinas " de renome " poderá ser um pouco mais barato mas não sei se a diferença será muito acentuada.

Como diz o boraLaMarina, 60 paus à hora é que.....

60€ à hora??? isso é quase o dobro de uma bosch car service, que penso que levam 35€ à hora e até cobram aos quartos de hora. faz isso num mecânico normal. qualquer tipo que te indiquem faz isso num instante e por "metade do preço".

no meu, que é o 1.9 de 2004, logo pouco mais antigo que esses ibizas, mudo a correia da distribuição por 240€ (a última até foram 255 há quase 2 anos, pois andava a acender a luz vermelha de vez em quando ao ligar o carro e foi preciso um termostato). óleo e filtros são uns 80€ se forem os filtros todos, talvez 90€. e meti óleo castrol 5w40, não um simples óleo mineral ou semi-sintético. este tem que ser do mais caro, que é sintético. o anticongelante é só encher.

agora faturas... pois, está bem... por isso é fazeres bem as contas do quanto estás a ser roubada. mais até, pois quando o meu carro tinha uns 5 ou 6 anos e precisei de mudar a correia da primeira vez, na marca queriam entre 550 e 650€, dependendo dos sítios. com o valor do teu orçamento ainda dava para o óleo e filtros nessa altura.

p.s: já agora, a mudança da correia e da bomba de água envolverá umas 2 a 3h, penso eu. não faltam tdis no meu mecânico. é o prato do dia.

60€ à hora??? isso é quase o dobro de uma bosch car service, que penso que levam 35€ à hora e até cobram aos quartos de hora. faz isso num mecânico normal. qualquer tipo que te indiquem faz isso num instante e por "metade do preço".

no meu, que é o 1.9 de 2004, logo pouco mais antigo que esses ibizas, mudo a correia da distribuição por 240€ (a última até foram 255 há quase 2 anos, pois andava a acender a luz vermelha de vez em quando ao ligar o carro e foi preciso um termostato). óleo e filtros são uns 80€ se forem os filtros todos, talvez 90€. e meti óleo castrol 5w40, não um simples óleo mineral ou semi-sintético. este tem que ser do mais caro, que é sintético. o anticongelante é só encher.

agora faturas... pois, está bem... por isso é fazeres bem as contas do quanto estás a ser roubada. mais até, pois quando o meu carro tinha uns 5 ou 6 anos e precisei de mudar a correia da primeira vez, na marca queriam entre 550 e 650€, dependendo dos sítios. com o valor do teu orçamento ainda dava para o óleo e filtros nessa altura.

p.s: já agora, a mudança da correia e da bomba de água envolverá umas 2 a 3h, penso eu. não faltam tdis no meu mecânico. é o prato do dia.

Concordo que o que você diz, e la esta por muito que sejam 4h para mudar a distribuição e bomba de agua (as ibizas são conhecidas por ser dos melhores carros para se trabalhar devido ao espaço que tem), onde estão as outras 4h? mudar filtros e oleos? não faz qualquer sentido na minha opinião, mas queria confirmar porque ninguem sabe tudo

Já com IVA os valores não me chocam, sobretudo se for uma revisão a sério em que não se limitam apenas a trocar peças mas também diagnóstico electrónico , checkup das luzes, tubagens, etc etc.

Quer dizer, é caro sim, mas infelizmente habitual nas marcas.

Fora das oficinas " de renome " poderá ser um pouco mais barato mas não sei se a diferença será muito acentuada.

Como diz o boraLaMarina, 60 paus à hora é que.....

Pois eu acho que 60€ a hora é demasiado e como disse e em parte o caditonuno confimou, 8h para esse serviço é demasiado tempo, nas peças eu tive a ver e sao mais caras do que eu conseguiria comprar, dou um exemplo eu conseguiria comprar a distribuição com bomba de agua por 174€ (da bosh) +- e no orçamento que pedi ela fica-me por 270€, mas ai ate posso dar o beneficio da duvida porque depende muito, devido a existirem varias marcas etc (apesar que o orçamento vem sem referencias para poder verificar as peças, vem apenas o nome "Correia Distribuição" por exemplo o que é suspeito)

já se sabe que se vês na net por 240 eles depois levam 300 ou perto disso. ainda há dias comprei uma ventoínha grande para o radiador, na net eram 107€ da meyle. na casa de peças paguei 135€. ou vou pagar, aliás. mas é esse preço já com iva. provavelmente cobram mais fisicamente porque estão a pagar a funcionários e espaços físicos, terem que mandar vir, etc, enquanto que pela net vão ao armazém, embalam e já está. no teu caso as peças vêm de uma casa ou de outra (no meu mecânico vêm da centrauto, onde eu vou buscar peças é na concorrência deles) mas depois a casa que as vai aplicar, como é ela que as manda vir, mete sempre um valor extra para ganharem também aí. é chato, mas todos fazem isso.

já foste a algum sítio no porto sem ser uma oficina generalista tipo norauto, midas ou assim? não sabes quem te possa indicar um mecânico? o meu pai vive em gaia, mas ele não vai a essa zona arranjar o carro. eu vou a um na zona de fafe.

de qualquer forma, não faltarão mecânicos e se fores ao sub-fórum das boxes, por exemplo, deverá haver algum tópico que fale sobre onde ir ou então perguntas que poderãop indicar. vais lá pelos próprios meios e verificas se é alguma coisa de jeito, pedes orçamento e depois decides. vais encontrar quem te faça isso por uns 400€ ou menos até.

Voltar
Superior