Orçamento de chaparia c/ foto

ricardoanjos23

New member
Bem, um dia lá teria de acontecer.

A Maria hoje, tanto cuidadosa que é, raspou o carro num pilar. Está inconsolável [:D][:D]

Resumidamente e após verem a foto, falamos assim por alto de que valores?

qMGsz8H.jpg

Basicamente, a porta terá que ser pintada, o plástico preto provavelmente novo e o puxador será recuperado? Eu aponto para algo à volta dos 300€.

Ela tem carta à 8 anos, sem qualquer incidente. Tem seguro contra danos próprios, com franquia de 250€.

Recomendam alguma oficina de chaparia na zona do Porto?

Com franquia de 250€ não compensa participar, de todo.

Uma boa oficina independente faz-te isso por (provavelmente) menos do que esse valor.

Aparentemente é mesmo só pintura - pelo menos não se percebe ondulação na porta.

Em relação ao friso, é perfeitamente recuperável, tal como o puxador.

Que carro é?

Há umas canetas com cor p disfarçar isso. Umas pintadelas e tá novo. Poupa mas é o dinheiro pq vais (vamos) precisar dele no inverno q se aproxima [;)]

Last edited:
Uma lixadela no plástico, um painel 120€, puxador 20€. É o meu orçamento. [:D]

A ajudar num tópico que anda por aí, valores sem fatura. [:)]

Bem, um dia lá teria de acontecer.

A Maria hoje, tanto cuidadosa que é, raspou o carro num pilar. Está inconsolável [:D][:D]

Resumidamente e após verem a foto, falamos assim por alto de que valores?

qMGsz8H.jpg

Basicamente, a porta terá que ser pintada, o plástico preto provavelmente novo e o puxador será recuperado? Eu aponto para algo à volta dos 300€.

Ela tem carta à 8 anos, sem qualquer incidente. Tem seguro contra danos próprios, com franquia de 250€.

Recomendam alguma oficina de chaparia na zona do Porto?

Oficina oficial 300€ ou mais.
Chapeiro multimarcas, algo em torno de 150€.

eu confesso-te que tenho muito mais para arranjar desde ontem e espero não mais que 150€. depois de ter pintado o carro há pouco mais de 1 mês e de ter largado 700€ mais quase 100€ em pecinhas, ontem um camião parou para virar (sem pisca), eu quis passar entre a parede e o camião, olhei para a frente, passava bem, mas não prestei atenção à traseira. resultado, um bocadinho na porta, o resto na lateral traseira, amassou e raspou. se tu visses o que eu tenho caías para o lado, se já estás a fazer um filme tão grande por causa de duas marquinhas de (quase) nada.

se for fora do porto isso fica bem barato, fora do porto devem levar-te mais 50/75€. parece-me que tens um orçamento TEU muito alto. atenção que falo de valores sem fatura.

Eu nem mexia nisso. Desde que não chegue à chapa e não origine ferrugem é deixar estar. Mas já se sabe que não a vais conseguir convencer.

Eu nem mexia nisso. Desde que não chegue à chapa e não origine ferrugem é deixar estar. Mas já se sabe que não a vais conseguir convencer.

Honestamente eu nestas situações já nem me ralo muito, pois já sei que a probabilidade de voltar a acontecer é grande, mas há pessoal que um risco aquilo é uma tragedia, um estrago destes é o fim do mundo, por isso aquilo tem de ser arranjado, nem vai haver discussão possivel.

Assim a olho, parece que a parte da chapa (sem puxador) lixando com lixa 1000 e depois polir composto médio e polish no fim, vai disfarçar senão tirar esses riscos. Na foto parece ser apenas no verniz.

Ainda assim se precisar pintar, é apenas lixado na zona e despolido todo painel, pintam apenas o puxador e a zona dos riscos a disfarçar, e dão verniz no painel todo.
Ou pintam todo o painel, havendo o risco de a tinta não ficar exatamente igual ao resto dos painéis...mesmo com o código da mesma. Já me aconteceu várias vezes. Metalizado é complicado.
Concordo com alguns colegas aqui.
Em torno dos 150€.

Se for só lixar e pintar o puxador que é o que está pior, uns 70€ (seria a minha opção) com polimento na zona do painel ou todo, mas depois lá vai ficar o painel mais brilhante que o resto...[:cool:]
No plástico eu nem mexia, e olhe que sou picuinhas nessas coisas, até porque plástico pintado nunca durará muito ou ficará igual ao restante. Um protetor de plásticos e isso nem se nota...digo eu.

Posso estar a dizer um disparate, até porque não levo o carro ao meu pintor há 2 anos, mas não acredito que ele me levasse mais de 80/90 euros para reparar os danos que estão aí na foto...

Posso estar a dizer um disparate, até porque não levo o carro ao meu pintor há 2 anos, mas não acredito que ele me levasse mais de 80/90 euros para reparar os danos que estão aí na foto...

Honestamente dado há cor e há fraca resolução da fotografia não dá para ver a 100% o real estrago, mas 80\90€ nos dias que correm para estes trabalhos muito difícil se não impossível, mais para os 150 ou mais como já foi referido.

Assim a olho, parece que a parte da chapa (sem puxador) lixando com lixa 1000 e depois polir composto médio e polish no fim, vai disfarçar senão tirar esses riscos. Na foto parece ser apenas no verniz.

Só o verniz, com o primário á vista?

Ainda assim se precisar pintar, é apenas lixado na zona e despolido todo painel, pintam apenas o puxador e a zona dos riscos a disfarçar, e dão verniz no painel todo.
Ou pintam todo o painel, havendo o risco de a tinta não ficar exatamente igual ao resto dos painéis...mesmo com o código da mesma. Já me aconteceu várias vezes. Metalizado é complicado.

Lixado e reparado. São riscos fundos provocados por superfície abrasiva, não são riscos ligeiros de superfície lisa.

Então o retoque não se nota, e no painel há o risco de não ficar igual?

Qualquer oficina competente não retoca um veiculo pedindo apenas a tinta pelo código da cor.

A tinta é feita com o código da cor e é afinada á cor daquele veiculo especifico.

Honestamente dado há cor e há fraca resolução da fotografia não dá para ver a 100% o real estrago, mas 80\90€ nos dias que correm para estes trabalhos muito difícil se não impossível, mais para os 150 ou mais como já foi referido.

Aqui na Madeira as coisas são um bocado peculiares. Eu há dias disse que pagava 12 euros por uma lavagem à mão com aspiração completa e alguns acharam que estava a gozar. Mas não. É mesmo esse o valor que pago e sei de sítios onde fazem o mesmo serviço por 10 euros.
Na pintura é mais ou menos o mesmo; Pediram-me, em 2014, valores entre os 350 e os 750 por uma pintura geral. Na marca seria muito mais mas nem pus isso em consideração.

Exemplo mais recente, tenho as jantes do Megane a descascar e com umas raspagens. Fui a 2 ou 3 sítios e o "meu" pintor pediu 60 euros pelas 4. São jantes de 17"... Quanto costumam levar aí no "contenente"?

Aqui na Madeira as coisas são um bocado peculiares. Eu há dias disse que pagava 12 euros por uma lavagem à mão com aspiração completa e alguns acharam que estava a gozar. Mas não. É mesmo esse o valor que pago e sei de sítios onde fazem o mesmo serviço por 10 euros.
Na pintura é mais ou menos o mesmo; Pediram-me, em 2014, valores entre os 350 e os 750 por uma pintura geral. Na marca seria muito mais mas nem pus isso em consideração.

Exemplo mais recente, tenho as jantes do Megane a descascar e com umas raspagens. Fui a 2 ou 3 sítios e o "meu" pintor pediu 60 euros pelas 4. São jantes de 17"... Quanto costumam levar aí no "contenente"?

Pois isso ai já deu para ver que é mesmo do outro mundo, cá nem pensar praticar orçamentos desses.

O ano passado o mais em conta que consegui para me pintarem 4 jantes de 17' de uma focus foram 140€...

Só o verniz, com o primário á vista?

Lixado e reparado. São riscos fundos provocados por superfície abrasiva, não são riscos ligeiros de superfície lisa.

Então o retoque não se nota, e no painel há o risco de não ficar igual?

Qualquer oficina competente não retoca um veiculo pedindo apenas a tinta pelo código da cor.

A tinta é feita com o código da cor e é afinada á cor daquele veiculo especifico.

Como disse, pela foto não dá para ter a certeza, mas se tem a certeza que foi ao primário...
É que muitas vezes dá essa impressão e é so o arranhado do verniz.

Não é só o verniz com primário há vista,
lixam,retocam caso chegue ao primário com betume, a seguir dão primário nessa zona e depois pintam essa zona a dar disfarce para os lados de tinta. No fim que dão o verniz no painel todo.

Quanto ao afinarem a tinta é assim;
A tinta tem um codigo...
esse codigo é uma mistura de tintas com peso distintos muito preciso...
No final deverá dar a cor certa, mas basta deixar pingar 1 gota de uma base de tinta a mais para o resultado final não ficar 100%

Afinar a olho depois da cor feita? é coisa para muito poucos.

Aconteceu-me mais que 2x e não foi pintado no Zé da esquina...
Muitos pintores preferem ás vezes pintar a lateral toda para não se notar alguma coisa...

Vale o que vale...

Last edited:
Bem, já tenho o primeiro orçamento: 170€

O plástico safa-se, mas no caso da porta, o arranhão chegou mesmo ao primário. O puxador é reparável.

Vejam lá é as diferenças de tonalidade derivadas da pintura do painel.

Eu tenho uma porta sem tinta numa pequena mossa devido a um fdp que abriu a porta contra mim com toda a força , e ando há 3 anos a adiar.

O meu carro é cinza rato metalizado e o problema nem é o valor: é poder notar-se a diferença de tonalidade do painel.

Back