Orientação

xico198419

New member
Boa tarde,

Estou a organizar uma prova de orientaçao com o pessoal da empresa, atraves de um site de actividades radicais..

Vai ser a primeira vez que o faço.. Ja aqui alguem fez?

Vale a pena ou nem por isso?

Já fiz uma e teve a sua piada.

Mas a pouco tempo uns amigos foram fazer rafting e ficaram maravilhados.

Eu ia mais para essa ideia do rafting. Ou então Paintball.

20 marmanjos juntos só mesmo para algo que meta água, carros, miudas ou tiros. LOL

Orientação é um desporto muito divertido, e óptimo para fazer com os amigos. dependendo das provas ora puxa pela mente ora pelo corpo.

Pode ser praticado por qualquer pessoa e é altamente viciante :)

sugiro uma consulta à FPO, onde existem sempre inscrições abertas nas provas do campeonato nacuional e regional. É também óptimo para levar os filhos.

alguma dúvida que possa ajudar a esclarecer, terei todo o gosto.

Gro

Já fiz uma vez na Arrabida e outra na Tapada de Mafra...

Aconselho vivamente a Arrabida se quiserem mesmo fazer uma prova de orientação. É espectacular.

Mas como o Silver disse e bem, a gente quer é copos, gajas, futebol, carros, pancada e tiros !!! E a orientação nao tem nada disso !

Ja fiz e gostei imenso...

eu fiz no sul de espanha.. iamos em grupos de 4 pessoas acompanhadas por um mapa e bussola ee tinhamos vários checkpoints em que era obrigatorio passar, provas pelo meio etc.. foi muito fixe e durou sensivelmente 2h30... acabou numa grande almoçarada a seguir para restabelecer as forças!

Aconselho! [:cool:]

Pois eu acho que vai ser muito fixe..

Alem disso são mais elas que eles..

Dura sensivelmente 3/4h e é em Cabeço de Montachique.. Tem +/- uma area de 5 km para jogar..

Nada mau!

Eu faço orientação, e adoro! Aliás, no fim de semana de 17 a 20 de Fevereiro, vai de correr o Portugal'O'Metting 2007, a contar para o ranking internacional, e são 4 dias com 6 provas, e vou lá estar.
É em S. Pedro do Sul, mais informações em www.pom2007.com.

Que tipo de informações pretendes? Orientação é uma espécie de mistura de corta-mato com caça ao tesouro :). Não basta ter resistência, é preciso também miolos.

Se quiseres, manda mail para portuguesaovolante@gmail.com. É que não tenho muito tempo para estar no forum.

Abraços,

http://portuguesesaovolante.blogspot.com

Eu faço orientação, e adoro! Aliás, no fim de semana de 17 a 20 de Fevereiro, vai de correr o Portugal'O'Metting 2007, a contar para o ranking internacional, e são 4 dias com 6 provas, e vou lá estar.

Que tipo de informações pretendes? Orientação é uma espécie de mistura de corta-mato com caça ao tesouro :). Não basta ter resistência, é preciso também miolos.

Se quiseres, manda mail para portuguesaovolante@gmail.com. É que não tenho muito tempo para estar no forum.

Abraços,

Disseram-me que poderia ser com mapa ou apenas com bussula..

Nao sei como e..

Disseram-me tambem que poderia ser so para chegar ao destino directamente..

Tinha ideia que tinha que se ir ponto a ponto.. Tipo descobrindo pistas..

Disseram-me que poderia ser com mapa ou apenas com bussula..

Nao sei como e..

Disseram-me tambem que poderia ser so para chegar ao destino directamente..

Tinha ideia que tinha que se ir ponto a ponto.. Tipo descobrindo pistas..

Bem, estás confuso :)
Leva apenas uma bússola boa. Quando digo boa, é uma bússola prática, que não seja muito esquisita a dar azimutes quando está ligeiramente inclinada.

A cada participante é dada uma hora de partida, por exemplo, 10h34m. Um pouco antes, a organização prepara-te para a partida, ou seja, emprestam-te um sportident (uma espécie de microchip para marcares as tuas passagens pelos pontos de controle). às 10h34m00s, tu partes e vais buscar um mapa. Nesse mapa estão assinaladas a partida (um triângulo), a chegada (dois círculos) e os pontos de controle numerados (um círculo). Tens de fazer todos os pontos de controle por ordem numérica, isto é, vais ao 1, depois ao 2, etc. Não podes alternar, trocar ou falhar nenhum.

O mapa é muito detalhado, e tem indicações como pedras, buracos ou tipos de vegetações. Por outras palavras, um bom atleta de orientação praticamente só precisa do mapa e do cérebro, a bússola pode por vezes ser dispensável. Mas se estiveres com dúvidas ou se te perderes, é uma ajuda.

Há no mapa umas sinalizações que ajudam a dizer-te onde está pormenorizadamente o ponto, como por exemplo atrás de uma casa, etc. Para isso, vai ao sítio do IOF e tira de lá um PDF que explica isso muito bem.

Quanto às pistas, isso varia. Se o ponto de controle 5, por exemplo, está ao pé de um rio, isso é uma pista. Não há mais nada a não ser o mapa a indicar onde estão os pontos.

Abraços,

Viva,

Eu também estou interessado em iniciar-me nesta actividade.

Vou tentar participar nesta prova pelo prazer de caminhar.

Tenho duas questões:

- que tipo/marca de bussóla aconselha a comprar?
- poderei acompanhar-me da minha cadela durante a prova?

Obrigado,

@bbaixo,

Tens bússolas de 2 euros nos chineses, e tens outras de 15, 20 euros nas Decathlon. Desde que as primeiras apontem o Norte e não a China, servem perfeitamente :)

Agora, para pessoal mais experiente, há umas bússolas com fundo transparente, e que o mostrador pode rodar. Isso serve para colocar em cima do mapa e orientar as linhas do mostrador com as linhas azuis que percorrem o mapa, e que estão orientados segundo o norte magnético. Ou seja, é mais fácil e rápido orientar o mapa. Mas, para iniciantes, não é necessário andares com esses cuidados, pois vais perder-te de certeza e teres muito tempo para consultares o mapa... [:D]

Quanto à cadela, não te vou garantir, mas é bem provável que sim. Já vi um tipo que fez a prova com o bebé ao colo, numa cadeirinha tipo mochila, e já vi um estrangeiro, nos seus 70 anos, de muletas, a fazer a prova com o mapa numa mesa portátil pendurada no peito. Há de tudo... manda um mail para a empresa que organiza isso.

Outrra pergunta é: porque é que precisas de uma empresa de organização de eventos para isso? Basta ires ao www.fpo.pt, que lá tem as provas todas previstas para 2007. Escolhes uma relativamente perto, e cada um se inscreve lá. A vantagem é que tens a FPO a organizar tudo, os pontos de controle, os mapas, os sportidents, tudo... É só pagar e participar, não é preciso mais nada. Acho que é complicar o que é simples.

@bbaixo,

Tens bússolas de 2 euros nos chineses, e tens outras de 15, 20 euros nas Decathlon. Desde que as primeiras apontem o Norte e não a China, servem perfeitamente :)

Obrigado... vou ver se passo por uma loja para comprar a tal bussola... transparente... [;)]

...
Quanto à cadela, não te vou garantir, mas é bem provável que sim. Já vi um tipo que fez a prova com o bebé ao colo, numa cadeirinha tipo mochila, e já vi um estrangeiro, nos seus 70 anos, de muletas, a fazer a prova com o mapa numa mesa portátil pendurada no peito. Há de tudo... manda um mail para a empresa que organiza isso.

a minha pretensão, por enquanto e assim deve continuar, é divertir-me, andar a pé e descobrir um pouco mais deste cantinho a que chamamos Pátria... [;)]

E levando a cadela comigo é uma forma de ela não engordar, fazendo exercicio... :p e talvez ela me indique o caminho correcto... [;)]

...
Outrra pergunta é: porque é que precisas de uma empresa de organização de eventos para isso? Basta ires ao www.fpo.pt, que lá tem as provas todas previstas para 2007. Escolhes uma relativamente perto, e cada um se inscreve lá. A vantagem é que tens a FPO a organizar tudo, os pontos de controle, os mapas, os sportidents, tudo... É só pagar e participar, não é preciso mais nada. Acho que é complicar o que é simples.

Esta última questão penso que náo será para mim, mas para o autor do tópico...

Desde de já, o meu obrigado pelos esclarecimentos apresentados...

Cmpt...

Fiz uma coisa dessas quando estive no exercito, e foi o dia todo a andar. Gostei.

De resto já participei foi em passeios pedestres organizados pelo campo ou serra.

Ora aí está um desporto/modalidade que desconhecia e me deixaram curioso... vou dar uma vistas de olhos por esse site, quem sabe ainda me aventuro numa prova dessas.

Fiz uma coisa dessas quando estive no exercito, e foi o dia todo a andar. Gostei.

De resto já participei foi em passeios pedestres organizados pelo campo ou serra.
Sim, as famosas provas de "otop", as primeiras que fiz eram desse estilo, mas as ultimas eram bem mais engraçadas, com exercícios de contra-guerrilha e passagens por lugarejos no Alentejo onde nos ofereciam quase tudo.

Fiz uma poucas em Tancos, muito duras com vários dias e as mais engraçadas no Alentejo.

Agora já não tenho tempo, mas gostava de voltar a fazer.

Voltar
Superior