Os combustiveis modernos e as bombas injectoras antigas

O 1.9 TDI aqui de casa está com uma pequena fuga de gasóleo através da bomba injectora. A fuga é muito pequena e não se nota que ela está lá durante a condução do carro, não há perdas de potência. Ela nota-se porque a bomba fica toda gordurosa e de há pouco tempo para cá, ao fim de uns tempos aparecem uns pingos no chão (que podem não ser só gasóleo).

Pelo que pesquisei na net, isto é um problema comum nas bombas injectoras antigas com estes gasóleos "modernos".
Ultra-low-sulfur diesel - Wikipedia, the free encyclopedia

Estes gasóleos não lubrificam as borrachas como os antigos, o que faz com que estas encolham e haja fugas de gasóleo.

Encontrei este video no youtube e este gajo parece curar a fuga com a utilização de Bio Diesel.

A minha fuga não é tão grande e não quero chegar a extremos. O carro utiliza combustivel Galp normal. Será que utilizar Gforce ou BP Ultimate com mais aditivos e essas coisas pode fazer o mesmo que o Bio Diesel faz no video, ou pelo contrário, combustiveis premium ainda vão ser piores para os vedantes da bomba injectora?
 
O uso continuado de combustível aditivado (neste caso diesel), a par de uma correcta manutenção mecânica irá trazer beneficio a prazo.

No caso concreto do TDI de injecção bomba o uso vai notar-se no imediato no arranque a frio, vibração pela presença superior de índice de cetano no diesel, o que pode danificar borracha utilizada é outro tipo de bicocombustível não combustível aditivado.

 
Não ponho as mãos no fogo pelo video que postei, mas lá para os outros lados do Atlântico aquele gajo "curou" os problemas da bomba com a utilização de B99.

Mas para os kms que o carro anda, talvez experimente a meter um premium qualquer para ver se a fuga para. Claro que a longo prazo a solução passa por trocar todos os vedantes da bomba, mas isso ainda é caro.

P.S. Não estou a falar de um PD mas sim de um VP, de qualquer maneira muito obrigado pela tua resposta [;)]
 
De raiz (fábrica), as modernas mecânicas de injecção directa a diesel ou benzina estão preparadas para suportar X percentagem de biocombustivel integrado no combustível rodoviário, vê caderno de instrução do carro.

Outra questão é a utilização de biocombsutível em percentagem superior, aqui exige alteração, o etanol é utilizado no EUA, Escandinávia, Norte da Europa, Brasil a par do biodiesel ou álcool transformado.


Marcas como a Volvo, BMW, FIAT, VW, Ford, Mercedes-Benz, utilizam esta alternativa a par de outra(s) há muito.
 
Sempre ouvi dizer que nos motores diesel de injecção INdirecta não se deve usar gasoil premium porque prejudica a saude da bomba injectora.
 
Back
Top