Os desnecessórios

Vou ser polémico mas o extra que não me faz sentido é o GPS integrado. Extremamente caro e de difícil actualização.

o GPS integrado caro e de difícil actualização, o preço depende do ponto de vista, quanto a actualizações hoje já se consegue por tuta e meia, e é algo que valorizo, pois não tenho que recorrer a alternativas...

o GPS integrado caro e de difícil actualização, o preço depende do ponto de vista, quanto a actualizações hoje já se consegue por tuta e meia, e é algo que valorizo, pois não tenho que recorrer a alternativas...

Pois, depende do ponto de vista.....
De qualquer das formas nisto dos extras uns valorizam umas coisas outros outras, não há certo nem errado.
Eu como uso o GPS um par de vezes por ano, tendo n aplicações gratuitas sempre actualizadas disponíveis para o telefone julgo que não justifica os € do extra nem tão pouco os € das actualizações oficiais ou as chatices das actualizações pirata.

Tudo o que puder ter.
Se não tiver dinheiro para mais nada, no carro profissional preciso de bluetooth, sensores de estacionamento e cruise-control.

Todos os extras são úteis. Não há nenhum inútil. A grande questão é que o orçamento não é, regra geral, ilimitado, por isso necessitamos de escolher os que têm a melhor relação custo/benefício.

Pois, depende do ponto de vista.....
De qualquer das formas nisto dos extras uns valorizam umas coisas outros outras, não há certo nem errado.
Eu como uso o GPS um par de vezes por ano, tendo n aplicações gratuitas sempre actualizadas disponíveis para o telefone julgo que não justifica os € do extra nem tão pouco os € das actualizações oficiais ou as chatices das actualizações pirata.

mas isso és tu, agora eu uso com frequência o GPS e as actualizações não preciso de ir á marca faze-las a custos exorbitantes, nem recorro a piratarias...

Todos os extras são úteis. Não há nenhum inútil. A grande questão é que o orçamento não é, regra geral, ilimitado, por isso necessitamos de escolher os que têm a melhor relação custo/benefício.
No segmento C e D as versões business costumam ter a melhor relação custo/beneficio, claro que estão longe de terem todos os extras mas para a minha carteira chegam [:D]

Claro que se fosse milionário era full extras e nem pensava duas vezes.

Sem dúvida, o extra mais inútil e mal conseguido de sempre, os comandos por voz. Tenho há alguns anos e nem para mostrar aos amigos serve, porque não funciona minimamente bem.

Carregador sem fios, cruise control, gps, espelho eletrocromático, ac bizona e outros... Só não fazem falta a quem não os tem / utiliza

Sim, é muito giro quando sai do stand actualizado, depois disso é que € mais chato continuar com aquilo atualizado.

Claro que 1€ é sempre dinheiro.

Mas por exemplo o 3008 que comprei tem 3 anos de actualizações gratuitas. Depois disso podes comprar os packs. Penso que são 120€ para mais 3 anos, isto inclui 4 actualizações por ano e toda a informação de transito, estacionamentos, meteorologia e gasolinas.
Não acho caro.

Aqueles tempos que tinha de ir à marca e pagar 250€ por uma actualização já estão para trás. [;)]

Sem dúvida, o extra mais inútil e mal conseguido de sempre, os comandos por voz. Tenho há alguns anos e nem para mostrar aos amigos serve, porque não funciona minimamente bem.

Carregador sem fios, cruise control, gps, espelho eletrocromático, ac bizona e outros... Só não fazem falta a quem não os tem / utiliza

Eu por exemplo no meu uso bastante. [;)]

Cruise Control é um extra que a mim é muito condicional. Depende do país. E depende do tipo de sistema.

A meu ver, é algo incompatível com o tipo de fluidez de tráfego que se pratica nas AE em Portugal em que há pouco "comboio" e anda meio mundo a alterar a sua faixa, a toda a hora, num ritmo frenético de caos absoluto (e que reflecte muito a falta de ordem do tuga). Obriga constantemente a pausar a função e acaba a dar mais trabalho. Nos EUA é um sistema que não só faz sentido como aumenta muito a segurança. Até em Espanha já é muito mais fácil "aproveitar" o CC. Aqui? LOL.

Depois, os sistemas com travão -ao manterem a velocidade nas descidas e ao serem "restritos" na manutenção da velocidade em subida- prejudicam os consumos e uma condução "eficaz", não aproveitando o perfil do trajecto. Gostaria, por exemplo, que os sistemas permitissem alguma flutuação em torno da velocidade de cruzeiro (+/- 10 km/h por exemplo seria o suficiente).

Já conduzi, durante centenas/milhares de quilómetros, sistemas com distância adaptativa e cheguei à conclusão de 2 coisas:
1. Há sistemas horríveis por aí, em que independentemente dos ajustes que possam existir sobre a distância pré-estabelecida e/ou sensibilidade do sensor, travam de forma brusca mesmo quando o carro da frente já está lá há imenso tempo (ie, quando não vem lançado da outra faixa). Não estou para fazer centenas de quilómetros a sentir coices.
2. Uma mais valia ENORME são os sistemas que já associam pequenas correções na direcção e que, na prática, só exigem que o condutor mantenha as mãos no volante para o sistema não desligar. É um facto que torna uma viagem longa muito menos desconfortável para o condutor e onde realmente se tem "finalmente um verdadeiro CC".

Em conclusão: em PT acho que o CC é pouco útil, nomeadamente os sistemas que são disponibilizadoss em 99% dos carros que por aí andam...

Última edição:
O pessoal continua a falar dos GPS como se estivesse em 1990, o meu tem atualizações gratuitas e trânsito em tempo real também gratuito.

A semana passada tive a felicidade de conduzi um Datsun 240Z de 1972 e não senti falta de nada no carro. :)

Obviamente que estou a brincar, acho que quase tudo é "nice to have". Obviamente que coisas como "lane assist" (desligo sempre) e start/stop, seriam para mim dispensáveis.

Claro que 1€ é sempre dinheiro.

Mas por exemplo o 3008 que comprei tem 3 anos de actualizações gratuitas. Depois disso podes comprar os packs. Penso que são 120€ para mais 3 anos, isto inclui 4 actualizações por ano e toda a informação de transito, estacionamentos, meteorologia e gasolinas.
Não acho caro.

Aqueles tempos que tinha de ir à marca e pagar 250€ por uma actualização já estão para trás. [;)]

Quantas actualizações já fizeste efectivamente? Não é raro as concessionárias não saberem se há actualizações disponíveis, ou estas "de momento só estão disponíveis" nos países X...
Por acaso na minha opinião os sistemas integrados acabam por deixar sempre a desejar a médio/longo prazo. Creio que soluções como Apple CarPlay ou Android Auto são mais interessantes. [;)]

O CC nas zonas urbanas é complicado utilizar, mas afastando um pouco das grandes cidades consegues utilizar perfeitamente. Agora claro para os trajetos de Lisboa, cascais, Sintra, Setúbal, vila franca, etc, boa sorte a utilizar o CC [:D]

Voltar
Superior