Os kms, o combustível, a decisão

fredman

New member
Boas minha gente.

Desde 2011 que passei a morar em Lisboa e os carro que tive foram todos a gasolina devidos ao poucos kms que fazia (e faço) diariamente e pelo que poupava na aquisição do carro.

Mas actualmente começei a repensar se ainda estarei correcto ou não.

Contextualizando, actualmente tenho uma Ford Focus 1.0 EcoBoost de 2014 que foi comprada em finais de Janeiro de 2018 com 45.000km e ao dia de hoje está com 71.000km, ou seja, em pouco mais de ano e meio andei cerca de 26.000km.

No CB indica média de 6.0 l/100km, no entanto comecei a usar a aplicação Spritmonitor e com a ainda pouco informação lá colocada está a dar-me uma média de 8.91 l/100km (presumo que a média do CB no final do dia vale o que vale, se a do spritmonitor é mais precisa)

Sempre ouvi dizer que "se é para fazeres poucos kms compra gasolina, se vais fazer muitos kms compra gasóleo".

Segue-se a minha grande questão, qual a quilometragem ideal para se ter carros a gasolina e a gasóleo? tem que se ver apenas os kms que se fazem diariamente ou no todo (anual)?

Até meados do mês passado estava a fazer 32.3km/dia, entretanto mudei de emprego e passei a fazer 22.3km/dia e a partir de setembro vai passar a ser 21km/dia (nos bons dias em que faça 2ª circular caso contrário tenho que usar caminhos alternativos que vão aumentar cerca de 3km +/-), por mudança de instalações.

A todos os experientes e gurus do sitio, peço-vos que me iluminem o caminho [;)]:)

Não sou tão experiente como outros, mas para mim estás bem como estás.

Reza a lenda que para um carro a gasóleo de compensar (compra - combustível) tens que fazer acima de 20/25mil km ao ano...coisa que fizeste em ano e meio.

A isso junta-se o facto de uma viatura a diesel ser mais cara aos olhos no estado, na manutenção e por aí fora.

Há simuladores em que podes comparar e ver os valores.

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

Boas minha gente.

Desde 2011 que passei a morar em Lisboa e os carro que tive foram todos a gasolina devidos ao poucos kms que fazia (e faço) diariamente e pelo que poupava na aquisição do carro.

Contextualizando, actualmente tenho uma Ford Focus 1.0 EcoBoost de 2014 que foi comprada em finais de Janeiro de 2018 com 45.000km e ao dia de hoje está com 71.000km, ou seja, em pouco mais de ano e meio andei cerca de 26.000km.

No CB indica média de 6.0 l/100km, no entanto comecei a usar a aplicação Spritmonitor e com a ainda pouco informação lá colocada está a dar-me uma média de 8.91 l/100km (presumo que a média do CB no final do dia vale o que vale, se a do spritmonitor é mais precisa)

Sempre ouvi dizer que "se é para fazeres poucos kms compra gasolina, se vais fazer muitos kms compra gasóleo".

Segue-se a minha grande questão, qual a quilometragem ideal para se ter carros a gasolina e a gasóleo? tem que se ver apenas os kms que se fazem diariamente ou no todo (anual)?

Até meados do mês passado estava a fazer 32.3km/dia, entretanto mudei de emprego e passei a fazer 22.3km/dia e a partir de setembro vai passar a ser 21km/dia (nos bons dias em que faça 2ª circular caso contrário tenho que usar caminhos alternativos que vão aumentar cerca de 3km +/-), por mudança de instalações.

A todos os experientes e gurus do sitio, peço-vos que me iluminem o caminho [;)]:)

Tens a certeza que os dados do spritmonitor estão corretos? Nunca vi uma diferença tão grande entre o CB e o consumo real.

Boas minha gente.

Na minha opinião falta-te aí a equação GPL, em que se estivesse na tua situação era o que faria!
Um sistema de injeção direta fica-te a 2500/3000€ mas mais tarde vais buscar o retorno!

Tens a certeza que os dados do spritmonitor estão corretos? Nunca vi uma diferença tão grande entre o CB e o consumo real.

Também me parece uma diferença demasiado grande.

Falta saber se entradas estão correctas.

Não tenho ocupado muito tempo a ver a app de ponta a ponta, mas tenho tentado preencher as coisas o mais correctamente possivel.

Não tenho ocupado muito tempo a ver a app de ponta a ponta, mas tenho tentado preencher as coisas o mais correctamente possivel.

Mas tens enchido o depósito sempre?

Faço a questão, porque por defeito o spritmonitor a cada entrada realizada, assume que foi feito um depósito cheio.

Last edited:
Cada carro é um carro. tens de fazer as contas de quanto te custa fazer 100km a gasolina e 100km a gasóleo. Depois abater o diferencial de preço.

Vou te dar um exemplo. Imagina 2 carros iguais, um a gasolina de 120cv e outro diesel de 120cv. O diesel custa mais 5000€.

A gasolina a média é 6.5, considerando 1,5 € o litro, para fazeres 100km gastas 9.75€

O diesel a média é 5,5, considerando o gasóleo a 1.4, para fazeres 100km gastas 7.7€

Daqui se conclui que o diesel é mais barato 2.05€ por cada 100km. Mas o diesel custou mais 5000€. Se dividirmos os 5000€ por 1.05 (a poupança por cada 100km),dá o valor de 2439,02439
. Multiplicando por 100, dá 244000 km.

Se fizeres mais de 476190km com o diesel, compensa. Se não, não compensa. É assim que se fazem as contas.

Depois há pequenas nuances, como o facto de o diesel poder dar para recuperar alguma coisa na retoma. Ou o facto de ser mais caro pagar mais seguro de danos próprios, ou tendo mais cilindrada pagar mais iuc.

Nada como fazer uma tabela coom os custos de um e de outro. Mas o principal é mesmo a conta do combustível.

Last edited:
Pela minha experiência a diferença não é 1 lt, mas anda a volta de 2 lt no mínimo e se aumentarmos o ritmo no carro a gasolina essa diferença dispara, para mim fazer no máximo dos máximos a volta dos 12 mil km/ano gasolina acima disso sempre gasóleo, mas cada um sabe de si.

Cumps

Boas minha gente.

Pelos dados que apresentas darás uns 17 a 18mil km ano.
Comoraste um focus com 4 anos a gasolina, o semelhante a diesel nas mesmas circunstâncias teria custado mais +-2 a 3 mil euros, não sei bem.
O consumo que referes 8.9l/100 é muito elevado, mas como dizes estares a ter cuidado na introdução dos dados não deve estar muito errado.
Parece-me que para o teu caso seria mais racional o diesel.

Eu por exemplo no Captur a diferença entre a gasolina e a gasóleo chega a ser de 2L o 1.5dci de 110cv´s está com 5,21L de média o 1.2tce de 120cv´s está em 7,28L isto dados tirados do Spritmonitor[;)]

Mas tens enchido o depósito sempre?

Faço a questão, porque por defeito o spritmonitor a cada entrada realizada, assume que foi feito um depósito cheio.

Não encho o deposito, mas na app dá para definir se foi deposito cheio ou parcial.

Tens garagem? Carro elétrico.

Enviado do meu Pixel 2 através do Tapatalk

Não tenho garagem e isso também já foi equacionado inclusivé um hibrido plug-in, mas como não tenho uma forma prática de carregar o carro ia andar á rasca no caso do elétrico e no caso do hibrido o que poderia poupar em gasolina para usar somente as baterias no percurso diário iria ser dificil porque lá está, não tendo uma forma prática, fácil e conveninente de o carregar não iria usufruir em pleno.

Não encho o deposito, mas na app dá para definir se foi deposito cheio ou parcial.

Sim claro que dá.... mas se não tiveres feito nenhum depósito "cheio"... o spritmonitor apenas faz a contagem e fica "aguardar" que haja um deposito cheio, para fazer a media.

Assim sendo, quer parecer que se calhar a média "geral" que estás a ter na aplicação, poderá não estar o mais correcto.

Last edited:
Não sou tão experiente como outros, mas para mim estás bem como estás.

Reza a lenda que para um carro a gasóleo de compensar (compra - combustível) tens que fazer acima de 20/25mil km ao ano...coisa que fizeste em ano e meio.

A isso junta-se o facto de uma viatura a diesel ser mais cara aos olhos no estado, na manutenção e por aí fora.

Há simuladores em que podes comparar e ver os valores.

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

Consegues indicar esse(s) simulador(s)?

Pela minha experiência a diferença não é 1 lt, mas anda a volta de 2 lt no mínimo e se aumentarmos o ritmo no carro a gasolina essa diferença dispara, para mim fazer no máximo dos máximos a volta dos 12 mil km/ano gasolina acima disso sempre gasóleo, mas cada um sabe de si.

Cumps

Cada carro é um carro. Não se pode fazer uma regra. Há modelos que o gasóleo compensa logo. outros nem por isso. Tem de se saber quantos quilómetros se faz na vida do carro. As diferenças de consumo também têm a ver com a utilização. Modo de condução. Percursos. Eu consigo pôr o meu diesel a gastar mais que o meu a gasolina. E nem é aumentar o ritmo.

Resumindo. Cada carro é um carro. Para comparar de uma forma realista o consumo é consultar os consumos dos carros iguais no sprintmonitor.

Para fazer uma média de consumo, e já cometendo um erro, é sempre atestar. Mas do que conheço dos sistemas, o mais certo de todos os métodos é sempre o computador de bordo. Nunca metemos exatamente a mesma quantidade de combustivel. Mesmo sendo a mesma bomba.

Não fazes muitos kms por ano. Pareceu-me que dizes que fazes poucos kms diariamente.

À primeira vista parece-me que gasolina é a escolha acertada. Gasóleo com poucos kms diários não vai permitir limpar o FAP convenientemente, vais propiciar mais regenerações e muitas serão interrompidas. Enquanto se fazem as regenerações o consumo de combustível é bem mais elevado (lá vai parte da poupança), e haverá diluição de combustível para o óleo. Por isso terias de mudar o óleo com mais regularidade e eventualmente trocar o FAP. Não é o fim do mundo mas para além das despesas dá chatices. Com gasolina é tranquilo nesse aspecto.

Se a ideia de mudar era por causa de combustível, parece-me que o melhor é manter como estás.

Eu faço na maior parte das vezes percursos citadinos, O meu Audi 1.4 TFSI (gasolina) gasta cerca de 8,5l/100, o BMW 320D de 2000 que tinha anteriormente, nos mesmos percursos, gastava 7,6l/100. A diferença não chega a 1l...

Se fazes percursos quase sempre citadinos e com trânsito, 8,9l, é um consumo normal, não esperes num diesel um consumo de 5l...

Cada carro é um carro. Não se pode fazer uma regra. Há modelos que o gasóleo compensa logo. outros nem por isso. Tem de se saber quantos quilómetros se faz na vida do carro. As diferenças de consumo também têm a ver com a utilização. Modo de condução. Percursos. Eu consigo pôr o meu diesel a gastar mais que o meu a gasolina. E nem é aumentar o ritmo.

Resumindo. Cada carro é um carro. Para comparar de uma forma realista o consumo é consultar os consumos dos carros iguais no sprintmonitor.

Para fazer uma média de consumo, e já cometendo um erro, é sempre atestar. Mas do que conheço dos sistemas, o mais certo de todos os métodos é sempre o computador de bordo. Nunca metemos exatamente a mesma quantidade de combustivel. Mesmo sendo a mesma bomba.

Cada carro é um carro, cada trajeto é um trajeto e cada pessoa é uma pessoa e cada um sabe de si e para mim a melhor maneira de fazer a média é encher o depósito ao primeiro click parar de encher, fazer 200 km e voltar a encher até o primeiro click ver os litros que levou e dividir por 2.

Cumps

Back