Havendo dois resultados possiveis não seria necessário estrelas. Assim contradizes-te.
Apesar de não concordar com todos os pârametros que a EuroNcap dá valor, crédito a quem é devido. Graças às "estrelinhas", o nivel de protecção providenciado pelos automóveis é, no geral, bem superior.
O meu receio é que, como qualquer bom construtor faz, optimiza-se as viaturas para fazer boas figuras nos testes, e isso pode levar a negligências na definição estrutural do carro, ao não se considerar outro tipo de acidentes que não aqueles padronizados.
Basta ver o comportamento de certos carros 5 estrelas Euro Ncap nos testes de small-overlap da NHTSA...
Por isso é que eu questionei o significado das estrelas. Mas, baseando-me no ncap, é claro que um carro com 5 estrelas dá mais confiança a um possível comprador do que um carro de 3 estrelas, por exemplo.
Já ouvi dizer, numa conversa: "
pá, compra aquele modelo que tem 5 estrelas e já vais mais descontraído, até podes fazer uns 'bonitos' que nada te sucede". É claro que o número de estrelas pode dar mais ou menos confiança num
azar, mas não quer dizer que nos vai dar aquela protecção 'divina'. Devemos ser nós a determinar as estrelas na medida que conduzimos com precaução (não aselhice) e respeitarmos as regras básicas do civismo e do código da estrada.
Um carro pode ter 5 estrelas no choque frontal, por exemplo. Mas é necessário ver que é somente até uma determinada velocidade (40/50 Km/h); a partir daqui já não têm valor as 5 estrelas. E se capotar e for por uma ribanceira abaixo? Aqui é mesmo questão de sorte a sobrevivência, para todos os carros.
De qualquer das maneiras,
o número de estrelas conta/pode contar, como disse,
num azar e não devemos forçar a barra. Foi as conclusões a que cheguei quando dei uma vista de olhos pela filosofia do estudo euro ncap. A segurança depende, acima de tudo, de nós enquanto condutores.
Particularmente, cada qual deve conhecer com precisão os limites do seu carro (de modo a não criar situações de perigo). Aqui os resultados ncap ajudam muito, especificamente os que dizem respeito à segurança activa.