Ouro Investimento.

Pois.

O preço do ouro como matéria prima ou como investimento é a mesma coisa. Não há duas cotações do ouro.

O valor é o que as pessoas lhe dão.

Um dos problemas do teu raciocínio (e nem é o maior) é que nem sequer leva em consideração a desvalorização da moeda. Ou seja, para ti o valor de tudo é relativo, mas aparentemente a moeda de papel tem um valor absoluto. E se te dissessem que o dinheiro é que tem perdido valor, em vez de ter sido o ouro a ganhar? O ouro é o que é. Sempre foi e sempre será.

Ok. eu já disse que não sou economista, a minha opinião é apenas como "treinador de bancada". Apenas acho que há coisas que têm valor por serem úteis como matéria prima ou como outra coisa qualquer. Não estou a dizer que o ouro não tem valor nenhum, apenas acho que uma grande fatia do preço é especulativa, muito mais do que qualquer outro bem, e a sua cotação é extremamente volátil. Se fosse assim tão seguro investir em ouro, então toda a gente vendia imóveis, negócios e outras propriedades para meter tudo em ouro, em vez de estar a ganhar uns míseros 10 ou 15% ao ano.

Ok. eu já disse que não sou economista, a minha opinião é apenas como "treinador de bancada". Apenas acho que há coisas que têm valor por serem úteis como matéria prima ou como outra coisa qualquer. Não estou a dizer que o ouro não tem valor nenhum, apenas acho que uma grande fatia do preço é especulativa, muito mais do que qualquer outro bem, e a sua cotação é extremamente volátil. Se fosse assim tão seguro investir em ouro, então toda a gente vendia imóveis, negócios e outras propriedades para meter tudo em ouro, em vez de estar a ganhar uns míseros 10 ou 15% ao ano.

Investir em ouro é relativamente seguro. Como em todos os investimentos relativamente seguros o seu retorno não é extraordinário comparativamente a outros investimentos. As grandes fortunas fazem-se com outras coisas que não ouro, a não ser que se o vá buscar à terra e mesmo isso já teve a sua altura. :)

O ouro como investimento, tirando agora nesta subida louca, é mais usado como banco alternativo, como um sitio onde pôr o dinheiro sem grandes riscos mas também sem grandes lucros. Normalmente quem quer enriquecer não o faz com o ouro.
Quanto ao seu valor especulativo, tudo o tem. Tens razão que como matéria prima o ouro é um bocado como os diamantes, para pouco serve considerando o seu valor, mas tem uma história enorme desde as sociedades antigas e até á relativamente pouco tempo era o que sustentava o dinheiro, infelizmente já não é assim.

Pois.

O preço do ouro como matéria prima ou como investimento é a mesma coisa. Não há duas cotações do ouro.

O valor é o que as pessoas lhe dão.

Um dos problemas do teu raciocínio (e nem é o maior) é que nem sequer leva em consideração a desvalorização da moeda. Ou seja, para ti o valor de tudo é relativo, mas aparentemente a moeda de papel tem um valor absoluto. E se te dissessem que o dinheiro é que tem perdido valor, em vez de ter sido o ouro a ganhar? O ouro é o que é. Sempre foi e sempre será.

O meu post foi considerando a degradação da economia americana e europeia ao mesmo tempo, deixando de existir confiança em ambas as moedas o refugio é no ouro

Agora não sei se me metia numa compra de ouro. Mas há 4/5 anos, quando esta crise a nível mundial se inicou e os mercados começaram em queda, o ouro era um investimento excelente. Hoje em dia, já não será tanto assim...

ishot6.jpg

Por falar em bocadinhos de papel, ouvi esta no Domingo: vou deixar de comprar papel higiénico, limpo o c* a acções do BCP que fica mais barato :-p

Essa oportunidade de negocio já passou á 5/6 anos agora é a hora de quem o comprou nessa altura começar a livrar-se dele e embolsar o lucro..

Lembro-me das acções do BCP a 20 cêntimos e de dizerem que era altura de entrar e eu só pensava como é que seria altura de entrar num banco que no longo prazo seria nacionalizado e as acções passariam a valer zero.
Se bem que para os especuladores, a cotação actual pode ser vantajosa para a realização de mais valias no curto prazo. Uma subida de 1 cêntimo significa um ganho de 10%/15%.

Back