Padre foge com jovem de 18 anos

Bj40

New member
Eu já tinha pensado abrir um tópico sobre esta noticia aproveitando para lançar (mais) uma discussão.

Mas depois achei que não ia ter muita adesão e desisti.

"Incrédulos e chocados. É assim que os habitantes de Carvalho, uma freguesia de Celorico de Basto, reagem à notícia de que o padre Rui fugiu com Fátima. O padre tem 26 anos e apenas 16 meses de sacerdócio. A jovem, que frequentemente visitava a casa paroquial, fez 18 anos um dia antes da fuga. Desapareceram no final da semana passada, depois de o padre Rui ter pedido 'permissão' à família para se casarem. Negaram-na, e eles desapareceram."
fonte: para esta notícia a única fonte credível é o CM claro. [:cool:]

Mas isso foi até ver estes testemunhos! Achei caricato vá.

"No fundo torna-se triste né?" "Que é que vou dizer aos meus filhos? Vós ide-vos confessar? Maza a quem?"

Padre foge com rapariga de 18 anos - Sapo Vdeos

E vocês o que acham? Quer sobre esta notícia quer sobre esta temática?

(ps: e já agora, umas fotos da moça.. [:p] [:p])

Os padres só deveriam ser "ordenados" (será este o termo?), numa idade mais avançada.
Parece-me bastante compreensivel, e ponho a hipótese, se n terá sido a falta de experiências anteriores de vida que provocaram isto?

Acho a coisa mais normal do mundo.

Quem é que pode condenar um ser humano por apaixonar-se por outro ser humano?Por ser padre?:confused:

Ser padre deve ser um vocação assim sendo se ele sentiu que o amor era mais forte que a vocação dele acho que Deus vai entender.[;)]

Como disse um tipo lá da terra:"que sejam muito felizes os dois"

Por mim também se podiam casar à vontade.

Claro que para mim, ser-se padre parte do princípio que há um compromisso com a igreja, ou com Deus como queiram e portanto penso que ser sacerdote e levar uma vida totalmente "normal" é incompatível.

Mas só o simples facto de serem casados não me parece impeditivo para a fé e vocação que sentem. Tenho a certeza que há muitos homens casados que se fossem padres faziam muito melhor figura do que alguns, tipo Policarpo, não posso com esse homem.

Quanto a estes casos de fuga... Por acaso conheço bem um. Deu-me catequese, casou uma prima minha, era um dos Padres preferidos das pessoas que frequentavam aquela igreja e um dia pumba. Só censuro a maneira como às vezes fazem as coisas, não o acto em si, pelo menos têm a dignidade e hombridade de assumir a mudança e o que querem da vida, assim não enganam ninguém durante uma vida (os paroquianos e acima de tudo, eles próprios).

O que eu vi na notícia foi simplesmente “jovem foge com jovem de 18 anos”.
Se eles se gostam não será a diferença de idades (não muito grande) que constituirá obstáculo.

O rapaz não dava para essa coisa contra-natura do celibato. Na bíblia diz “casai e multiplicai-vos”, por isso antes fazer à claras aquilo que vem na bíblia e que a natureza cobra ao homem à nascença, do que ir casando por aí com as mulheres de todos fazendo-lhes filhos e não os assumindo. Essa foi uma das muitas condutas dos padres. Outra era a de engravidar as freiras que matavam os bebés à nascença, os enterravam ou emparedavam. Noutros casos entretinham-se uns com os outros em actos homossexuais. Outros ainda, dedicavam-se a praticar pedofilia arruinando as vidas em que “tocavam”, e não com as palavras e ensinamentos de deus.
Antes assim do que se quedar por qualquer uma destas práticas inqualificáveis.

O rapaz fez aquilo que muitos outros não têm a coragem nem a seriedade de assumir. Ainda teve o cuidado de pedir a mão em namoro aos pais da rapariga. Mas parece que estes eram de mentalidade tacanha.

Por isso, apenas posso censurar a estupidez de quem o coagiu a seguir o caminho do sacerdócio e dos que agora o criticam por assumir ter sido tocado pela mão do amor – afinal de contas, aquilo que Cristo pregou quando veio ao mundo. Quem poderia ter tido uma atitude de maior nobreza do que eles tiveram? Esta era a verdadeira paixão de Cristo e só quando realmente a Igreja a tiver compreendido poderá estar em harmonia com aquilo que apregoa.

Houvesse mais amor no mundo e este seria um lugar bem melhor.
Desta história retiro apenas a lição que este casal deu à Igreja, ao povo local e a todos nós sociedade de hipocrisia: “Amem e deixem amar, que a vida é demasiado curta para ser desperdiçada.”

Por isso, apenas posso censurar a estupidez de quem o coagiu a seguir o caminho do sacerdócio e dos que agora o criticam por assumir ter sido tocado pela mão do amor – afinal de contas, aquilo que Cristo pregou quando veio ao mundo. Quem poderia ter tido uma atitude de maior nobreza do que eles tiveram? Esta era a verdadeira paixão de Cristo e só quando realmente a Igreja a tiver compreendido poderá estar em harmonia com aquilo que apregoa.

Este teu parágrafo fez-me lembrar a história de "Eurico, o Presbítero" de Alexandre Herculano, onde a fé e o amor (por uma mulher) são campos opostos e incompatíveis, terminando mesmo em tragédia.

É pena que a Igreja Católica continue a recusar aos seus representantes aquilo que a sua doutrina apregoa, querendo fazer deles super-homens ou homens acima dos restantes, quando se sabe que são apenas... homens.

O problema deve ser mesmo as mulheres lá da aldeia que dão a volta a cabeça dos padres, já o padre anterior foi "convidado" a deixar a paroquia porque também não resistiu aos prazeres carnais inclusive deixou descendentes e tudo.

Quanto a este caso da fuga ao que parece numa reunião de familia a jovem anunciou aos pais que o padre (que também estava presente) iria abandonar a igreja para poderem oficializar a relação, os pais da moça que pelo que sei são muito ligados a religião não aceitaram nada bem o namoro com o padre, como a relaçao não foi bem aceite então eles resolveram fugir.

............ assim não enganam ninguém durante uma vida (os paroquianos....................).

Enganar?

Pelo que dizes era bom padre[;)]

Ninguém (pouca gente) mente/engana uma paróquia durante anos.

Seguramente era bom padre, e genuino[;)]

Se calhar, e digo se calhar porque não sei nada de religião e não gosto da Igreja Católica no Geral, a Igreja devia pensar em fazer um "update"[;)]

Eu, e reforçando a ideia de que não sei nada de religião nem acredito em NADA[;)], acho que um homem não é melhor ou pior, e acredita menos ou mais em Deus, por estar casado ou solteiro virgem[;)]

Já O encontrou. Contrariamente a outros que falam dele a toda a hora e ainda não o encontraram. Esses sim, estão perdidos no mundo.

[:D]

É com cada um a acreditar na história da carochinha.

Acreditas em tudo o que te contam?
Eu vi um elefante cor de rosa que vive nas nuvens...acreditas?

Acho que fizeram muito bem, já era tempo de a igreja se mentalizar que os seus homens são iguais a todos os outros, não deixam de sentir ou de ter prazer, faz parte do ser humano. Devia ser permitido os padres se casarem, penso que o facto de ter uma pessoa ao seu lado, não lhes tira a sua vocação.

Gostei da tua opinião, bladerunner, só não levas pontinhos, porque isto diz que tenho de votar noutras pessoas para votar em ti [:)]

Last edited:
Enganar?

Pelo que dizes era bom padre[;)]

Ninguém (pouca gente) mente/engana uma paróquia durante anos.

Seguramente era bom padre, e genuino[;)]

Se calhar, e digo se calhar porque não sei nada de religião e não gosto da Igreja Católica no Geral, a Igreja devia pensar em fazer um "update"[;)]

Eu, e reforçando a ideia de que não sei nada de religião nem acredito em NADA[;)], acho que um homem não é melhor ou pior, e acredita menos ou mais em Deus, por estar casado ou solteiro virgem[;)]

Era e não era... Era porque atraía pessoas à igreja, notava-se que tinha uma mentalidade muito à frente relativamente ao que é costume, na catequese era o responsável natural pelo grupo de jovens e normalmente era o escolhido para abordar os temas mais "difíceis" (sexualidade, drogas, noite, etc) mas defendia inequivocamente que o uso de preservativo só era aceitável quando fosse certo que um dos elementos da relação tinha alguma DST, era contra o uso de qualquer tipo de contraceptivo, enfim, nas questões fulcrais resignava-se às leis que lhe impunham e como tal não tinha a capacidade total de afirmação.

Mas sim, tenho que admitir que trouxe algumas coisas boas e que era um dos tais que mesmo casado não faria má figura.

Quanto ao enganar, acho que me expliquei mal. [;)] Eu disse que dou valor a estes padres que assim que percebem que não foram talhados para a arte ou assim que se apaixonam assumem a sua posição e encaram as suas escolhas. Ao contrário de outros que não têm essa coragem e depois só aos 50 anos ou mais é que se descobre a careca e os paroquianos ficam sempre muito admirados: "....parece impossibel, era tão bom home, tão casto, tão responsábel... e agora, vou-me cunfessar aonde?"

Aliás, pelo que leio este padre teve a frontalidade de assumir perante a família dela (?) o que se passava, a partir daí não pode fazer mais nada. Certo?

eu n fui pa padre pq n posso casar... um dia que possam é um caso a pensar... as mulheres são uma espécie boa demais [:D] e tudo o que vem agregado a elas [:p]

mas a primeira parte é verdade!

a 2a tb, mas na verdade não poder cometer o pecado do "sexo" deixam muitos homens e mulheres a pensarem!

mas tb defendo que deve de haver dentro da igreja católica padres e freiras que viram para a castidade congregações para isso! mas só vai para lá quem quer, tal como o voto de pobresa - só vai para lá neste momento quem quer!

mas de resto pq não padres com freiras e padres com gestoras e enginheiros com freiras...

lol aqueles que têm fantasias com freiras [:p] já as podiam satisfazer sem irem Às sexshop comprar a roupinha [:)]

[:D]

É com cada um a acreditar na história da carochinha.

Acreditas em tudo o que te contam?
Eu vi um elefante cor de rosa que vive nas nuvens...acreditas?

É verdade.... vê lá que ainda há gente que acredita em deus....

Back