Pagar a pronto vale a pena?

rcrd

New member
Boa noite. Acham que se pagarmos o carro a pronto pagamento poderão ser feitos descontos maiores por parte do vendedor?

Ou querem impingir-nos um crédito para pagarmos muito mais pelo carro?

Bem pelo contrário, mas para nós, vulgos compradores, comprar a pronto é o melhor.

Imagina teres um carro sem compromissos, em que pagas somente combustível e manutenção.

A crédito pagas isso e a prestação do carro... Ao fim do mês nota-se o peso.

Boa noite. Acham que se pagarmos o carro a pronto pagamento poderão ser feitos descontos maiores por parte do vendedor?

Ou querem impingir-nos um crédito para pagarmos muito mais pelo carro?

Os descontos podem ser maiores se houver credito, os vendedores e concessionarios ganham muitas vezes mais com a comissão do credito do que com a venda do carro e em termos de pagamento é semelhante recebem sempre o dinheiro quer seja do cliente ou da financeira.

Posso estar enganado, mas sempre ouvi que por credito ha mais facilidade em descontos por as financeiras serem mais flexiveis com stands e dar-lhes melhores condiçoes de credito.

Agora, nesta altura do campeonato, so tendo uma grande folga orçamental para poder suportar um credito automovel que geralmente rondam os 250-300€ quando por vezes nao é o dobro disto.

Pois depende da negociação e agora então com a crise que vivemos não é muito fácil conseguir crédito nas instituições bancárias! Além do mais se fizermos as contas aos juros cobrados durante o contrato certamente que para além do desconto ainda poderemos juntar os juros. O carro será muito mais barato.
Com a crise no sector da venda de automóveis basta saber o que se quer e ter dinheiro e saber negociar!!!

Do que tenho conhecimento e, recentemente um conhecido meu comprou um carro a pronto, fica mais barato comprar o carro a crédito do que a pronto. Isto é, referindo-me ao PVP do veículo e, não o custo total incluindo TAEG e companhia.
No caso concreto e, pago a pronto o carro custou +/- 12000€ enquanto que, se quisesse recorrer ao crédito faziam-lhe um PVP de +/- 10500€.
Espero ter ajudado.

Conforme referido, a maioria das vezes, fazendo o crédito fica mais barato (no imediato) do que pagando a pronto.

O stand em si, acabará sempre por receber a totalidade do valor no imediato, quer seja a pronto ou via crédito por parte de financeira.

No entanto e apesar de no imediato ficar mais barato a crédito, a longo prazo, a compra recorrendo ao crédito fica mais onerosa, do que se tivesse comprado a pronto.

Os descontos que falam por parte dos vendedores por pagar a crédito, acabam por pagar nos juros.

Na minha opinião, pagar a pronto é a melhor opção. Não há mais complicações com o pagamento das prestações.

Pagar a pronto. O carro fica completamente teu sem mais despesas, fica sem taxas de crédito, e é menos um encargo para a vida.

Prefiro pagar a pronto.Agr em relação aos descontos,depende muito das marca,stands,concessionárias.Nas gamas altas consegue-se grandes descontos quando o carro é pago a pronto,pelo menos é esse o conhecimento que tenho.

Não me vejo a comprar um carro a credito. Só mesmo em ultimo caso, mas seria numa situação muito especifica. Se puderes compra a pronto. Mas tenta não dar todo dinheiro que tens...

Não me vejo a comprar um carro a credito. Só mesmo em ultimo caso, mas seria numa situação muito especifica. Se puderes compra a pronto. Mas tenta não dar todo dinheiro que tens...

Um grande problema de muitos é comprar a pronto,entregando todo o dinheiro disponível e depois quando surge um problema, andam a rascas.

Um grande problema de muitos é comprar a pronto,entregando todo o dinheiro disponível e depois quando surge um problema, andam a rascas.

E quem se mete a comprar carros às Prestações? Pior.

Enquanto que, pagando a pronto, consegues "recuperar", não tendo a despesa da prestação, a pagares uma prestação, todos os meses, o que te tira uma boa fatia do ordenado, vês-te em pior situação.

Nestes casos específicos, claro.

Depende. No meu caso valeu a pena pagar a pronto.
Os juros que o dinheiro rendia no banco não davam para cobrir os dos empréstimos, por assim dizer.
Ainda ficamos com um bom pé de meia.....

No entanto há casos em que pagar a prestações é vantajoso. Julgo que só após analisar as várias variáveis da vida de cada um se pode chegar a uma conclusão!

EDIT: Erros ortográficos

Não sei, porque nunca passei pela situação. Mas nada como fazer as contas. Se for mais vantajoso ter o dinheiro no banco e pagar um juro pela compra do carro (considerando que este tem um desconto maior a crédito), porque não?

É uma questão de ver em qual das opções se gasta menos.

P.S. Isto é diferente de não ter dinheiro para pagar a pronto e fazer um crédito!

Acham que agora os stands começam a fazer melhores preços?

Há uns tempos, quando o meu pai procurava carro, não faziam nada de jeito, acabou por comprar usado. Para terem uma ideia em Portugal a Audi fazia cerca de 7%, enquanto em Espanha, a mesma marca, faz cerca de 19%.

Não percebo muito bem isto, será o importador que não permite este tipo de descontos?

Cumprimentos

Muitas vezes ao optar-se por pagar um carro a crédito compra-se um carro mais caro.

Há 10 anos tinha um carro do qual faltava pagar 1 ano de prestações e pensei em trocar, tinha 2 possibilidades:

- Comprar um de 30 mil euros e ficar sensivelmente com o mesmo encargo por mais 5 anos
- Comprar um de 20 mil euros e ficar sem dinheiro

Optei pela 2ª possibilidade e fui repondo as poupanças. Desde aí não voltei a comprar carros a crédito.

Mas confesso que tenho alguma alergia a créditos. :sh)

Last edited:
Carros a pronto é sempre mais vantajoso: ficas com o carro logo em teu nome (enquanto se for a crédito, está no nome da financeira), sem encargos mensais (são sempre 300€, o que para muita gente é mais de metade do ordenado), se deixares por algum motivo de pagares o carro por um ou dois meses, torna-se muito mais difícil de sustentar, e tens a financeira a ligar-te todos os dias..
Agora, por exemplo, antes de comprar a minha nova Focus, andei a ver Méganes, e a Renault, se recorresse a crédito, a financeira não cobrava juros, ou seja, suponhamos que o carros custava 26000€, seria 26000€ a dividir pelos X meses que mais me convinha, e mais nada.. se quisesse regularizar a situação, tinha de pagar 125€ salvo erro, e o restante.. quanto ao extras no recorrer a crédito, na minha situação, não houve proposta, mas ofereceram-me o rádio Sony mesmo assim apr:)

Back