Paineis solares

Torque

New member
Estou a pensar colocar um sistema de paineis solares para aquecimento das águas sanitárias, na casa que vou começar a construir.
Estava também a pensar numa piscina e queria também aquecer a água da piscina, pelo mesmo sistema.
Já andei a ver algumas ofertas e parecem-me todas boas ou todas más!

Alguém aqui tem sistemas destes montados? Que tipos, que marcas e quais os resultados?

é mais um topico que me interessa[:p] pelo que ouvi um painel já custa certa de 1500euros..será que valerá a pena?[8)]

É, talvez, uma boa opção aos serviços da EDP...

Alguém mais bem informado sobre este tema?...

Os orçamentos que tive até ao momento são na ordem dos 4.000€ (com dados preliminares e superficiais), mas o meu filho fez-me o favor de pifar o meu computador e então perdi os meus mails e (outros dados) todos.
Felizmente tenho backups e daqui a 2 semanas quando voltar de férias vou recuperar os orçamentos.

http://www.aosol.pt/
http://www.solplus.com.pt/
http://www.vulcano.pt/index.php?id=26

Vou contactar alguns deles, com dados mais precisos.

Gostava de saber se alguém aqui tem esses sistemas montados, e quais os resultados.

se puserem uma ventoinha daquelas que produzem energia eolica em casa,claro num tamanho mais pequeno a edp é obrigada a comprar o que vos sobra

agora paineis solares não sei muito disso

Os sistemas para aquecimento de águas sanitárias não são 100% autonomos no Inverno, mas permitem uma poupança na factuara do gás e da electricidade, e amortizaveis em pucos anos.

citação:Originalmente colocada por Blue2004eyes

não ponhas daqui a um mês,vai vir o mau tempo,a chuva....e quase o sol anda escondido

Isto é mesmo comentário de quem não percebe nada do assunto! Para que saibas, até num dia encoberto aquilo funciona... ;)

citação:Originalmente colocada por fapoc

não ponhas daqui a um mês,vai vir o mau tempo,a chuva....e quase o sol anda escondido

Isto é mesmo comentário de quem não percebe nada do assunto! Para que saibas, até num dia encoberto aquilo funciona... ;)

Funciona porque aquilo armazena energia, mas se tiver 1 ou 2 semanas inteiras nublado, ficas agarrado.

citação: mas precisam sempre de usar a electricidade da edp para bombear a agua para os paineis

Eu já fiz essa pergunta a uma das empresas e o que me responderam é que o consumo dessa bomba era insignificante. Comparou a um frigorifico!

Por essa razão e outras é que procuro pessoas que tenham experiências neste campo.

citação:Originalmente colocada por Torque

citação: mas precisam sempre de usar a electricidade da edp para bombear a agua para os paineis

Eu já fiz essa pergunta a uma das empresas e o que me responderam é que o consumo dessa bomba era insignificante. Comparou a um frigorifico!

Por essa razão e outras é que procuro pessoas que tenham experiências neste campo.

ok ok... mas pensei que gastasse +

Acho que ouvi em qualquer lado que as correntes de convecção da água pelo facto de estar fria em alguns sitios e quente noutros faz com que ela se movimente...isto até faz sentido, mas julgo que só se houver um reservatório a um nível superior ao do painel, pois assim a água aquece, e sobe devido às correntes de convecção...

...digo eu, que não sou fisico nem nada, e arrisco-me a tar a mandar um bitaite[8)][8D]

citação:Originalmente colocada por GJP

mas precisam sempre de usar a electricidade da edp para bombear a agua para os paineis

Isso é mentira. Depende do sistema k tas a usar! Um sistema básico pa se ter em casa, pode perfeitamente funcionar por Termosifao. Ou seja, existe uma circulacao natural da agua. So nos sistemas de circulacao forcada é k necessitas duma bomba.

Quanto a trabalhar no Inverno também nao é problema. Agora uma coisa é certa: estes sistemas so compensam a longo prazo! Se pensam que em pouco tempo irao receber o dinheiro pago, desenganem-se! Mas entre 8 a 12 anos, o sistema fica pago e re-pago!

Nao esquecer tambem da localizacao da casa, e a facilidade de montar os paineis, pois este tem k tar virados a Sul com uma inclinacao aproximada da longitude. E é claro, nada de obstaculos (casas, arvores, etc)

Mais informacoes:
www.energiasrenovaveis.com/html/energias/solar_tecnologias.asp#colector_solar
www.aguaquentesolar.com

citação:Originalmente colocada por Drachen

citação:Originalmente colocada por GJP

mas precisam sempre de usar a electricidade da edp para bombear a agua para os paineis

Isso é mentira. Depende do sistema k tas a usar! Um sistema básico pa se ter em casa, pode perfeitamente funcionar por Termosifao. Ou seja, existe uma circulacao natural da agua. So nos sistemas de circulacao forcada é k necessitas duma bomba.

Mais informacoes:
www.energiasrenovaveis.com/html/energias/solar_tecnologias.asp#colector_solar
www.aguaquentesolar.com

so falei nisso por causa de ele querer usar para a piscina

citação:Originalmente colocada por fapoc

:D:D:D Irra que nem a minha avó teria um comentario desses...

De facto como o fapoc diz o painel solar está sempre a acumular energia umas vezes menos outras vezes mais!

segundo sei pelos dados que tenho da DGGEE, actualmente um painel solar fica pago ao cabo de 12 anos!É extremamente vantajoso, o investimento inicial a fazer já não é tao elevado como ha uns tempos e para alem das claras vantagens toda a energia que dispomos em excesso é vendida automaticamente é EDP ao preço de 32euros o Megawatt se não estou em erro...já vos confirmo!

citação:Originalmente colocada por AMGfan

...toda a energia que dispomos em excesso é vendida automaticamente é EDP ao preço de 32euros o Megawatt se não estou em erro...já vos confirmo!

Confirma JÁ isso que amanhã compro uma bicicleta e um alternador!

Vou perder a pança mas vou ficar rico! :P

Back