Painel de instrumentos

kovas

New member
Antes de mais boa tarde a todos, nao sei se este é o local correto para colocar a minha questão, mas cá vai

Tenho um Renault Megane II, de Janeiro de 2004, versão 1.5dci com 86cv.
As vezes acontece uma coisa estranha, o "painel" do computador/conta km apaga-se.
Isto acontecia aleatória mente, ao ligar, durante viagens com o calor.... sei lá...
Fica tudo ligado, todas as luezes do painel funcionam, apenas a dos conta km é que se apaga.
Nao me aparece nenhuma mensagem nem nada, passado um bocado aparecem as letras e "está tudo bem".... Que poderá ser?
Nunca liguei mto a isso, mas agora tenho de mudar a correia de distribuição, e uma vez que o carro vai ter de ficar no mecanico aproveitava e resolvida isso.
Já andei á procura numas oficinas e eles dizem que tenho de trocar o painel todo, mas isso não faz muito sentido, pq para isso ser verdade todas as luzes deveriam falhar, e msm qd a luz dos conta km se apaga todas as outras funcionam na perfeição.
Assim que puder tiro uma foto para vocês verem.
Obrigado pessoal

Provavelmente é a retroiluminação desse painel do CB que falha por vezes. Se isso é reparável ou se só trocando todo o painel de instrumentos, pois não sei...

Pode ser só trocar uma lampada pequenina do painel ou até limpar o encaixe. O pior é chegar lá, num carro moderno!

Tenho um Renault Megane II, de Janeiro de 2004, versão 1.5dci com 86cv.

Antes demais, o motor em questão tem 80cv. Os modelos de 85cv sairam em 2006.

As vezes acontece uma coisa estranha, o "painel" do computador/conta km apaga-se.

Problema comum nos Clio III. Geralmente surge quando o carro passa várias horas ao sol em dias de Verão, ao baixar a temperatura volta ao normal.

Nos Megane II Fase I com rádio Cabasse também acontece no LCD do rádio, mas aí só mesmo com frio é que funciona, acima dos 20ºC é normal funcionar só metade.

Em geral nos quadrantes não costuma haver problema, mas é possível. O meu quando passa o dia ao sol fica bastante laranja, mas até agora nunca falhou.

Solução tens duas: trocar de quadrante, adquirindo um numa sucata ou em sites tipo OLX. Segunda opção e melhor: procurar um técnico de electrónica ou alguém que saiba trocar o LCD. Nem todos os electricistas fazem isso, é mesmo uma questão de perguntar se costuma fazer esse trabalho.

Se entregares esse serviço a um mecânico normal provavelmente troca-te o quadrante e fica-te mais caro.

Pode ser só trocar uma lampada pequenina do painel ou até limpar o encaixe. O pior é chegar lá, num carro moderno!

Ás vezes surgem post's que só servem para complicar, este é um bom exemplo.

Actualmente todos os veículos usam LED's, principalmente na retroiluminação de um display.

Segundo, desmontar o quadrante no Megane II demora no máximo 2 minutos.

Basicamente: puxar a pala do quadrante para cima, tem apenas 2 molas de cada lado. Usar uma chave torx para tirar um parafuso. Premir duas patilhas e o quadrante sai fora. É só ter cuidado ao desligar as fichas.

Antes demais, o motor em questão tem 80cv. Os modelos de 85cv sairam em 2006.

Problema comum nos Clio III. Geralmente surge quando o carro passa várias horas ao sol em dias de Verão, ao baixar a temperatura volta ao normal.

Nos Megane II Fase I com rádio Cabasse também acontece no LCD do rádio, mas aí só mesmo com frio é que funciona, acima dos 20ºC é normal funcionar só metade.

Em geral nos quadrantes não costuma haver problema, mas é possível. O meu quando passa o dia ao sol fica bastante laranja, mas até agora nunca falhou.

Solução tens duas: trocar de quadrante, adquirindo um numa sucata ou em sites tipo OLX. Segunda opção e melhor: procurar um técnico de electrónica ou alguém que saiba trocar o LCD. Nem todos os electricistas fazem isso, é mesmo uma questão de perguntar se costuma fazer esse trabalho.

Se entregares esse serviço a um mecânico normal provavelmente troca-te o quadrante e fica-te mais caro.

Ás vezes surgem post's que só servem para complicar, este é um bom exemplo.

Actualmente todos os veículos usam LED's, principalmente na retroiluminação de um display.

Segundo, desmontar o quadrante no Megane II demora no máximo 2 minutos.

Basicamente: puxar a pala do quadrante para cima, tem apenas 2 molas de cada lado. Usar uma chave torx para tirar um parafuso. Premir duas patilhas e o quadrante sai fora. É só ter cuidado ao desligar as fichas.

muito obrigado.... bruncampos tens toda a razao, o carro qd passa umas horas ao sol passa-se completamente
a serio... ja falo com o meu eletrecista a ver se me pode fzr isso em casa dele...

hummmm
Mas isso dps vai-me mudar os Km?
pe. nos carros antigos os km do msm vinham marcados nos conta km, nesses acontece o msm?
O meu carro tem quase 200mil se o carro de onde veio a peça tiver 300 mil qual é a informação que aparece?

Last edited:
Back