Panela de escape - comprar ou não comprar?

ttrodrigues

New member
Boas,

Sou dono de um Alfa Romeo 147 1.6TS, o qual tem neste momento 12 anos.
Desde que comprei o carro em 2011, sempre detestei a ridiculamente grande panela que a Alfa montou neste carro. Não sei como passou no crivo dos designers...

Assim, como nunca gostei deste pormenor, até cheguei a pintar a panela com tinta preta de alta temperatura e colocar uma ponteira oval em inox. Disfarçou um pouco, mas mesmo assim não estou 100% satisfeito.

Estive a pesquisar e encontrei uma panela que, pelo que verifiquei, é completamente compatível com carro. Eis a panela:
d980b5d275cd69fd88c77b62541d4a5b.jpg

E eis que a minha grande dúvida surge. Será que aquando da inspecção em Agosto, o inspector poderá implicar com o facto da panela não ser original e poluir mais do que homologado? Pois esta panela é mais pequena em termos de altura, o que é exactamente o que pretendo, para que não veja panela sempre que olhe para a traseira do carro...
Outro pormenor que me leva a questionar isto é que vejo muitos carros por aí que poluem muito mais que o meu, alguns talvez sem panela de escape, e mesmo assim passam na inspecção (pelo menos acredito que passem).

Qual é a vossa opinião em relação a isto?

Só existe reprovação no IPO por falta de catalizador, ou a carcaça dele.[:D]
Então estou à vontade para trocar a panela.
Que irá fazer mais um pouco de barulho, estou ciente disso, mas assim fico mais descansado.

Obrigado PEDROM.

Bem, se essa panela só deixar passar um pouco mais do ruído do motor tudo bem, agora se é para fazer um grande cagaçal, aí já não sei, pelo sim pelo não depois de montar a nova, guarda a original mesmo que não tenhas problemas no IPO.

Pedrom quando referes carcaça significa a protecção do catalizador?!
Significa que há artistas que lhes tiram,(partem) o miolo cerâmico, e passam um tubo por dentro para ficar com saída directa, e não reprovarem no IPO no exame visual.

A panela em si está óptima, é apenas uma questão estética, nada mais.
Estou a pensar é se os consumos irão subir, pois como ando trajectos curtos 5km x 4 ao dia, o carro mal aquece. Aliás, a média diária anda em 8lt/100km.

Enviado do meu 8079 através de Tapatalk

A panela em si está óptima, é apenas uma questão estética, nada mais.
Estou a pensar é se os consumos irão subir, pois como ando trajectos curtos 5km x 4 ao dia, o carro mal aquece. Aliás, a média diária anda em 8lt/100km.

se é só pela questão estética, vais a uma casa de escapes e metes uma ponteira que melhore a estética e problema resolvido, pois os consumos sim vão ser penalizados, e ainda por cima pouco uso ou nenhum dás ao carro pelo que dás a entender, nem compensa o investimento numa panela destas...

Tomara eu que os problemas dos meus carros se resumissem à estética das panelas, mas cada um é que sabe das suas prioridades.
Quanto à média diária, nunca ouvi falar em tal, eu faço contas à média quando vou atestar à bomba e divido pelos kilometros percorridos desde o atesto anterior, e ponho as minhas dúvidas que esse motor a fazer esses trajectos diários tenha esse consumo, mas isso sou eu, que tenho um motor que a fazer trajectos parecidos, está a gastar o dobro do que falas.[:D]

Vou tentar responder a ambos.

O uso do carro é realmente de 20km diários, entre casa e trabalho, mas depois faltam as voltinhas habituais, e ao ano faço 10000/11000km.
Penso que seja normal para um carro a gasolina a média que indiquei, pois apesar de a viagem ser curta e com colinas, aproveito essas mesmas descidas e declives para tentar poupar um pouco. Uma coisa é certa, se tiver de ir a local a menos de 3km de casa e que não tenha de levar carga vou a pé. Pode não parecer mas poupa-se muito assim.

Tal como disse inicialmente, é tudo uma questão estética (e já tem ponteira oval em inox e panela pintada de preto), pois está tudo bem com o carro. Aliás, há pouco tempo fiz uma revisão como deveriam ser todas realizadas, e corrigi alguns pequenos problemas que o carro tinha do antigo dono. Não foi barato, pois estava habituado a pagar 150/200€, mas pelo menos tenho a consciência de que está bom e em condições.

Back