Para quando o fim da PAC?

1- A agricultura é um sector mais estratégico que qualquer outro, inclusive a energia

2- Sendo assim, a Europa nao se pode dar ao luxo de fazer um outsourcing absoluto da produçao agricola, seja de Africa, China ou América do Sul

3- Se os outros países estao tao chateados por causa da PAC que façam uma PAC deles próprios, os EUA têm uma e funciona, só que dá muito trabalho ter uma politica própria.... para as grandes empresas agroindustriais desses países fornecerem o mercado local e evoluir a partir daí, mercado esse que nao tem poder de compra, o realmente aliciante é o lucrativo mercado europeu. Por isso protestam tanto.

4- Os países subdesenvolvidos têm um problema de abastecimento alimentar devido a dificuldades naturais (secas, cheias, etc) mas muito mais directamente ligado com a posse da terra, há fazendas se calhar do tamanho de Portugal que nao produzem porque nao é rentável (culpa da PAC) e à porta da fazenda vivem milhares de pessoas que nao podem trabalhar a terra para ter o que comer. Para além disso as grandes tragédias militares em África fazem o resto...

5- enquanto nao resolverem o tema do "neo-feudalismo" nao há condiçoes para a agricultura nesses países ser realmente competitiva e um pilar para a melhoria da sociedade.

citação:Originalmente colocada por zanudo

citação:citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por Liberal

3) Os destinatários dos subsidios representam apenas 4% da população na Europa. Mas nestes 4%, só 1/5 destes recebem 80% do total das verbas. Ou seja, qualquer coisa a rondar 1% da população europeia que recebe 80% de 43 mil milhões. Façam as contas. Em Portugal, cerca de 280 agricultores recebem 13,4% do total de subsidios destinados a Portugal (977 milhões €)
--------------------------------------------------------------------------------

Zanudo

Parece que a PAC é feita por alguns Europeus para muito poucos Europeus à custa de.... todos.
Á custa de todos os outros Europeus pagadores de impostos e como consequência teve a destruição do aparelho agricola produtivo em países débeis, como em áfrica, e o impedimento de países menos débeis de se desemvolverem, como argentina, brasil, etc.

Como consequência tens a "parte produtiva" da Europa a pagar uma PAC que tem como consequência produtos mais caros nas prateleiras.

É isso que a PAC faz.

Meu caro J.R.,
Deduzo que está mais procupado com os outros do que com o seu bem estar, deve ser uma passoa mesmo altruísta, não quer ser meu amigo??
Tudo bem.
Não sei é se voçê quer ser meu amigo.
Para mim ser amigo ou altruista não é dar dinheiro... por isso;).
citação:Coitadinhos dos outros paises em que as pessoas se matam, robam, violam e corrompem umas as outras... Se eu mandasse acabava já com a PAC... Estou tão triste:(:(
Qd se olha só para o umbigo....;)
citação:Agora a sério, pela minha experiência no sector e com conhecimento de causa, sem PAC a agricultura e tudo o resto que vem por arrasto até a comida chegar ao nosso prato em casa ou no restaurante, iria reinar uma anarquia total.
Isso combate-se com regras de higiene e segurança alimentar.
Não na produção.
citação:O resultado mais lógico seria as pessoas com dinheiro a comer produtos de qualidade a um preço exorbitante, porque a qualidade paga-se e os outros a comer barato mas sabe-se lá o quê.
CLARO QUE NÃO:D. A comer MAIS BARATO o que os serviços fiscalizadores do Estado deixavam chegar à nossa mesa.
Tal e qual como acontece agora de forma AINDA um pouco ineficiente.
E olha que sei do que falo pois tenho muitos FP familiares com o curso de Agronomia:D.
E fazem parte de muitos organismos estatais de fiscalização, tanto no M.A. como na nova Polícia das Actividades económicas.
citação:
J.R., noutra altura vou-lhe explicar como foi produzido um determinado lote de queijo ligt:(, depois acho que nunca mais vai comer queijo ligt.

Histórias dessas e das fábricas de margarina fazem parte do nosso imaginário[:p]:D.

Aqui há sempre um problema de alocação de recursos e de eficiência.
A PAC não é eficiente. Não contribui para o regular funcionamento dos mercados de produtos alimentares e cria miséria em TODO o LADO.
Tanto fora da U.E. como internamente.

Há muitas formas de se ser DEPENDENTE do ESTADO.
Não é preciso ser FP para o ser.
É a Europa e a França que contribuiem para impedir o desemvolvimento de outros países e da Europa por uma completa distorção de alocação de recursos.

A PAC tb impede o desemvolvimento da Europa.</u>
Lá se foi o meu altruismo, afinal sou egoísta:D;).

citação:Originalmente colocada por Liberal

4) Para gerir toda rede complexa e burocrática de subsidios, a UE gasta fortunas colossais em salários, instalações e custos operacionais. Calcula-se que se a União Europeia mantivesse apenas uma sede e não as duas actuais (Estrasburgo e Bruxelas) a poupança seria na ordem dos 200 milhões de euros anuais.

Apenas uma correcção. A UE não tem duas sedes. Em Estrasburgo funcionam apenas as sessões plenárias do Parlamento Europeu (uma vez por mês). O próprio PE tem 3 sedes (Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo);)

De facto, e por causa da teimosia francesa, uma vez por mês os eurodeputados e todo o staff que os acompanha tem que se mudar de armas e bagagem para Estrasburgo o que implica um custo anual de cerca de 200 milhões d euros.

citação:CLARO QUE NÃO. A comer MAIS BARATO o que os serviços fiscalizadores do Estado deixavam chegar à nossa mesa.
Tal e qual como acontece agora de forma AINDA um pouco ineficiente.
E olha que sei do que falo pois tenho muitos FP familiares com o curso de Agronomia.
E fazem parte de muitos organismos estatais de fiscalização, tanto no M.A. como na nova Polícia das Actividades económicas.

J.R., quando tiveres tempo pergunta aos teus familiares da fiscalização do M.A. como na nova Polícia das Actividades económicas qual é a amostra do total de alimentos que é fiscalizada.

Pergunta tambem quantas saídas são feitas por semana, (é melhor por mês) e quantas vezes controlaram o intervalo se segurança em alimentos.

Pergunta tambem de onde vem o dinheiro para sustentar M.A., IFADAP, INGA, Direcção Geral de Veterinaria, etc..

citação:Histórias dessas e das fábricas de margarina fazem parte do nosso imaginário.
Não é ficção é a realidade, só é do conhecimento de poucos.

citação:Lá se foi o meu altruismo, afinal sou egoísta.
sendo assim quero ser teu amigo:D:D

citação:zanudo, não vamos confundir politicas de subsidiação à produção e às exportações, com regras de qualidade e higiene..

Sabes que actualmente num restaurante, nem sequer podem usar a mesma tabua de partir para as carnes cruas e as carnes cozinhadas? Não se pode por galheteiros tradicionais nas mesas.. Nas cozinhas têm que ter as normas de higiena em vigor afixadas junto aos sitios de trabalho... Etc.. Etc... E eles não recebem nenhum subsidio para fazer isso...

O que eu digo, é que se esse dinheiro fosse bem investido, geraria mais valias que compensariam varias vezes os beneficios que recebo da PAC.. Eu prefiro viver numa economia dinamica, em que arranjo um emprego em que ganho 1000 e gasto 500 em alimentos. Do que viver numa economia eternamente estagnada, em que ganho 500 e gasto 300 em alimentos...

E já agora, se não é indiscrição, qual é a tua ligação ao sector?

Mas não há confusão, a PAC como politica é que obriga a normas muito mais apertadas de Higiene e Segurança tanto na produção como na comercialização, os subsidios são exactamente para que quem produz o faça a pensar na qualidade e não na quantidade.

Se tiveres um pouco de tempo dá uma olhadela às mediads agroambientais e as suas penalizações e fiscalizações.

Em portugal quem receber qualquer tipo de subsidio é fiscalizado[:o)], a maior parte das vezes eles não sabem... é conveniente que assim seja para quem fiscaliza :D, eu já fiscalizei muitos.;)

Back