Para quem fez um Doutoramento - Vale a Pena?

citação:Originalmente colocada por brunoclio

citação:Originalmente colocada por ClioII

Isso faz-me lembrar uma frase que me contaram:

-Qualquer ciência que precise da palavra "ciência" no nome... não o é!

Exemplo de ciências:
- Física
- Química
- Biologia
- (etc)

Ninguém duvida que as anteriores são ciências. Agora...

- Ciência Política
- Ciência da Comunicação
- Ciência Económica

Já perceberam, não foi? ;)
Não deixam de ser ciências. Se verificares a definição de ciência, verás, que praticamente tudo, poderá ser considerado ciência. A palavra ciência, surge para tentar credibilizar os estudos da matéria que a acompanha.

E pá já chega de asneiras por hoje... ;)
Vcs têm noção do que estão a dizer?

O doutoramento é uma licença para se tornar investigador independente. Alguém capaz de identificar um problema e criar uma proposta de resolução. De preferência com carácter de inovação.

Só em Portugal é que o curso de doutoramento é que não tem importância nenhuma. Se os cursos forem bem feitos, com honestidade e permiterem dotar as pessoas das competências e das ferramentas necessárias para investigar e resolver problemas, não será importante?

O conhecimento advém apenas da experiência? Que experiência? Provém da repetição de processos ou pelo uso das técnicas do desenrasque? Por vezes oiço pessoas a auto elogiarem-se porque têm muita experiência, mas é tão relativo!

Sou de opinião de que todas as pessoas deveriam ter formação elevada, adequada às profissões que decidem efectuar.

A formação inicia-se com a família, passa pela escola (independentemente do nível de ensino) e continua pela vida fora.

O doutoramento é importante desde que existam as estruturas públicas e privadas capazes de o aproveitarem.

Sou optimista por natureza. Lá chegaremos, ou não. Espero que sim.

Se for para adquirir competencias para a vida profissional fora do meio academico, um Doutoramento, muito provavelmente não te será útil. Somente se tiveres intenção de trabalhar em R&D nas (poucas) empresas que o fazem e que recorrem a Doutorados para o fazer.

Como já se disse, se quiseres fazer carreira no ensino superior e na investigação, um Doutoramento é uma mais valia muito grande !

Ser for so mesmo para adquirir competencias para a tua profissao, umas Pós Graduações chegam e sobram !!!

Os doutoramentos não são valorizados em Portugal, na minha opinião, porque não há cooperação entre universidades e indústria. Os investigadores portugueses satisfazem-se com uns artigos publicados em revistas que enriquecem o seu currículo mas que ficam no meio académico, preferindo essa vida mais calma ao stress de uma indústria. Os tempos na indústria são muito mais apertados que no meio académico, e imagem uma empresa investir num doutoramento de um funcionário. Num doutoramento de 5 anos apenas uns 3 ou menos é de trabalho própriamente dito, para a empresa apenas interessa o conhecimento, a parte de escrita da tese etc. apenas interessa mais a quem faz o doutoramento. Por isso a experiência aliada a boas capacidades da pessoa valem muito mais que um doutoramento. Muitas vezes investigações que pouco interesse prático têm.. Não conheço muito do meio mas é de pequenas amostras que tiro as minhas conclusões.

hj ate podes ter so o 12º ano... mas se tiveres expriencia e aqueles cursozecos que vão sendo dados nas empresas... velem mt + a pena...

infelizmente é assim...
depois tens ainda o risco de n te aceitarem por excesso que qualificações

Isso faz-me lembrar uma frase que me contaram:

-Qualquer ciência que precise da palavra "ciência" no nome... não o é!

Exemplo de ciências:
- Física
- Química
- Biologia
- (etc)

Ninguém duvida que as anteriores são ciências. Agora...

- Ciência Política
- Ciência da Comunicação
- Ciência Económica

Já perceberam, não foi? ;)

Economia é ciência (prémio nobel da economia). Já gestão não é ciência. Finanças é ciência, já marketing não é ciência. Basicamente, se tiver muita matemática é ciência. O engraçado é que matemática não é ciência (mas é a base de todas as ciências).

Economia é ciência (prémio nobel da economia). Já gestão não é ciência. Finanças é ciência, já marketing não é ciência. Basicamente, se tiver muita matemática é ciência. O engraçado é que matemática não é ciência (mas é a base de todas as ciências).

Diz lá outra vez :confused::confused::confused:

Não estarás a confundir com o facto de não haver prémio nobel da matemática?

Hã ? :confused:

A Ciência é todo um conjunto de conhecimento que se adquire pela investigação racional e pelo método científico.

Agora porque tem mais ou menos matemática deixa ou não de ser ciência ? [:D]

EDIT: De qualquer das formas, quem te disse que o conhecimento científico existente em áreas como o marketing ou a liderança não se obtém através de validações empíricas com recurso a modelos matemáticos ?

Última edição:
Eu estou a tirar o doutoramento por razões académicas e , claro, ao investigarmos por conta própria acabamos por aprender muita coisa.

Se não estivesse nesta área preferia fazer um bom curso de vendas e ganhar dinheiro.

Em portugal até se valoriza o Doutoramento mas fora do meio académico não tem muitas aplicações práticas. No dia em que o acabar vou sentir-me bem comigo próprio porque é difícil cumprir este objectivo mas vou ter perfeita noção que não me dará emprego num banco ou noutra empresa.

Não há dinheiro para pagar a licenciados, quanto mais [:D]

Não percas mazé tempo, e manda-te as feras [:)]

A capacidade de uma empresa inovar depende da qualidade dos seus recursos humanos e, quanto mais qualificados forem, melhor. Uma variável analisada no ranking das empresas é, por exemplo, o número de doutorados que emprega.

Eu estou a tirar o doutoramento por razões académicas e , claro, ao investigarmos por conta própria acabamos por aprender muita coisa.

Se não estivesse nesta área preferia fazer um bom curso de vendas e ganhar dinheiro.

Em portugal até se valoriza o Doutoramento mas fora do meio académico não tem muitas aplicações práticas. No dia em que o acabar vou sentir-me bem comigo próprio porque é difícil cumprir este objectivo mas vou ter perfeita noção que não me dará emprego num banco ou noutra empresa.

Só quando as empresas, de uma forma geral, tiverem uma cultura enraizada de R&D é que os Doutoramentos começarão a ser valorizados fora do meio académico.

Eu já tive um convite para realizar um Doutoramento, e ainda pensei nisso. Mas para já ainda não me atrevo. Mas mais tarde quero fazer.

[:)][:)][:)][:)]

Pega lá, não tenhas o trabalho de pesquisar antes de dizer pérolas dessas [:D]

matemática
s. f.
1. Ciência do cálculo. (Usado também no plural)
Matemáticas aplicadas ou mistas: as que têm um fim prático.
Matemáticas puras: aquelas em que só intervém o cálculo.

in: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Mas é que é mesmo. E não precisei de ir ao dicionário para saber isso. Aprendi nos bancos da escola e pratico todos os dias.

Mas de onde esta pérola veio ainda há mais. Sabias que se pode estabelecer uma relação entre a linguagem matemática e a linguagem musical?

Esta é uma das tais coisas meio esotéricas a que só se acede, por exemplo, com um doutoramento.

Só quando as empresas, de uma forma geral, tiverem uma cultura enraizada de R&D é que os Doutoramentos começarão a ser valorizados fora do meio académico.

Eu já tive um convite para realizar um Doutoramento, e ainda pensei nisso. Mas para já ainda não me atrevo. Mas mais tarde quero fazer.

o que é exactamente uma cultura de R&D?

Voltar
Superior