Parabólicas e Satélites (II)

Não me refiro a nada ilegal;). Refiro-me a ter uma parabólica bem instalada para não ter de recorrer ás "tv´s cabos".

Bruno desculpa usar o teu tópico mas queria colocar uma questão, há maneira de poder mudar de satélite? ou seja sintonizar o satélite pretendido como se de um canal se tratasse?

Bruno desculpa usar o teu tópico mas queria colocar uma questão, há maneira de poder mudar de satélite? ou seja sintonizar o satélite pretendido como se de um canal se tratasse?

se não tiveres motor na parabólica tens de a desapertar e rodar para o satelite que queres.

Agora com esta informação só voltam amanhã depois de lerem 1021 tópicos, e artigos.

É esse o objectivo ... há muita informação na net ... basta selecionar 5 ou 6 paginas e ler com atenção ...

Visto de se tratar de um processo pouco legal nao me posso esticar mais num forum como este. Há forums dedicados ... é só inscrever.
apr:)

Eu gostava mesmo era de conseguir sintonitar o ASTRA ou o HOTBIRD, mas além do HISPASAT não consigo apanhar os outros...

Eu bem ja andei de bussula na mão, tenho um medidor de campo ( sat finder ), para ajudar, mas não é facil...

Além do Hispasat não consigo sintonizar mais nenhum, pura e simplesmente não consigo alinhar a antena para o sitio correcto...

Eu gostava mesmo era de conseguir sintonitar o ASTRA ou o HOTBIRD, mas além do HISPASAT não consigo apanhar os outros...

Eu bem ja andei de bussula na mão, tenho um medidor de campo ( sat finder ), para ajudar, mas não é facil...

Além do Hispasat não consigo sintonizar mais nenhum, pura e simplesmente não consigo alinhar a antena para o sitio correcto...

O prato tem de ter um minimo de 60 cm's recomendado é 80 para conseguir orientar aquilo bem.

Mas se orientas para HISPASAT não apanhas Astra e Horbird

Baiones vê se esta informação te ajuda

Agora temos de entrar em pormenores mais técnicos, mas será importante para se avaliar melhor quais as possibilidades, qual o material necessário e qual a estimativa dos valores envolvidos.

Vejamos então em detalhe, para quem interessar, a opção 3: apontar a antena actual para o Astra 1B-H/2A 19,2ºE, para o Astra 2A 28,2ºE ou para o Hotbird 13ºE. De referir que os diâmetros dos pratos aconselhados para uma recepção óptima na zona centro/Norte destes satélites seriam 80, 90 e 100, respectivamente. No entanto, para o efeito pretendido (opção 3), uma de 60cm muito provavelmente servirá. De referir que, para baixo da linha Lisboa-Beja, a "coisa" complica-se, não sendo má ideia adicionar mais uns 10 cm a cada situação.

3.a) Astra 1B-H/2A 19,2ºE - apontar a nossa antena cerca de 70º para a esquerda (direita se estivermos a olhar para o prato de frente), mais precisamente para os 140,9º, baixar ligeiramente a elevação (apenas 3º), rodar a inclinação do LNB para as 7 horas e fazer uma nova busca de canais, seleccionando o Astra. Apanham-se cerca de 700 canais (incluindo todo o pacote Digital+ que se apanha no Hispasat 30w), com quase 150 não codificados.
Consultar lista completa de canais em: _http://pt.kingofsat.net/pos-19.2E.php

3.b) Astra 2A 28,2ºE - apontar a nossa antena cerca de 80º para a esquerda (direita se estivermos a olhar para o prato de frente), mais precisamente para os 130,9º, rodar a inclinação do LNB para as 7 horas e baixar ligeiramente a elevação (apenas 8º) e fazer uma nova busca de canais, seleccionando o Astra 2A. Apanham-se cerca de 100 canais ingleses, com alguns não codificados. Em relação à alínea 3.a) tem a vantagem de apanhar canais ingleses em vez de alemães . Em relação aos restantes canais, aqui estão encriptados com VideoGuard, ainda não visíveis. Aqui não se vê o pacote Digital+. Ficamos limitados a uns quantos, poucos, BBC e ITV. Consultar lista completa de canais em: _http://pt.kingofsat.net/pos-28.2E.php

3.c) Hotbird 13ºE - apontar a nossa antena cerca de 60º para a esquerda (direita se estivermos a olhar para o prato de frente), mais precisamente para os 148,7º, rodar a inclinação do LNB para as 7 horas e fazer uma nova busca de canais, seleccionando o Hotbird 1. São apanhados inúmeros canais, cerca de 1200, mais do que no Astra 1 da alínea 3.a), dos mais diversos países, com vários sistemas de encriptação. Consultar lista completa de canais em: _http://pt.kingofsat.net/pos-13E.php

Vejamos agora em detalhe, a opção 4: manter a antena actual apontada para o Hispasat 30ºW e esperar por "soluções" para voltar a dar a "nossa" TV e a espanhola D+ e acrescentar uma nova parabólica a apontar para 1 ou 2 dos satélites referidos no ponto 3.

4.a) adicionar uma nova antena com a configuração descrita na alínea 3.a), Astra 1B-H/2A 19,2ºE. Material necessário: prato (aconselha-se de 80cm, mas um de 60 funciona na perfeição, embora possa ter alguns problemas em dias de chuva intensa), suporte, LNB de 0,2 ou 0,3, switch diseqc 2x1, 2m de cabo e 4 fichas F -> custo estimado: cerca de 55€

4.b) adicionar uma nova antena com a configuração descrita na alínea 3.b), Astra 2A 28,2ºE. Material necessário: prato (aconselha-se de 90cm, mas um de 60 pode funcionar, embora possa ter alguns problemas em dias de chuva), suporte, LNB de 0,2 ou 0,3, switch diseqc 2x1, 2m de cabo e 4 fichas F -> custo estimado: cerca de 65€

4.c) adicionar uma nova antena com a configuração descrita na alínea 3.c), Hotbird 13ºE. Material necessário: prato (aconselha-se de 100cm), suporte, LNB de 0,2 ou 0,3, switch diseqc 2x1, 2m de cabo e 4 fichas F -> custo estimado: cerca de 65€

Para apanhar 2 satélites em simultâneo (para além do Hispasat 30ºW), podemos ter 2 combinações: (4.a + 4.c) ou (4.a + 4.b)

4.d) Hotbird 13ºE + Astra 1B-H/2A 19,2ºE- mesma situação que 4.c), mas adicionar um segundo LNB e um suporte para ele (que apontará para o Astra 1, incluindo, portanto, a situação conseguida com a alínea 4.a).
Em vez do switch diseqc 2x1, colocar um 4x1. Custo estimado: cerca de 85€

4.e) Astra 2A 28,2ºE + Astra 1B-H/2A 19,2ºE - mesma situação que 4.b), mas adicionar um segundo LNB e um suporte para ele (que apontará para o Astra 1, incluindo, portanto, a situação conseguida com a alínea 4.a). Em vez do switch diseqc 2x1, colocar um 4x1. Custo estimado: cerca de 95€

Nota: Em todos os casos mantém-se um único cabo a entrar em casa, para o receptor. A "mistura" é feita no switch diseqc no exterior.

O prato tem de ter um minimo de 60 cm's recomendado é 80 para conseguir orientar aquilo bem.

Mas se orientas para HISPASAT não apanhas Astra e Horbird
O prato é de 80, é daqueles KITs da TVCABO antigos, com um Sagem IDS 4240 .

O LNB é novo, 0,5 DBs, Televes 7475 .

Eu bem tento orientar para o sitio correcto, mas pura e simplesmente não consigo apanha-lo...

Claro que estou a colocar as configurações correspondentes ao novo satelite, não as do Hispasat, estou a respeitar a rotação necessária ao LNB, tudo mesmo, pura e simplesmente não consigo é dar com a trampa do satelite...

O do Hispasat ainda consigo, com a ajuda do sat finder...

sf95.jpg

Para o do HotBird ASTRA é que nem vê-los...

Aliás, apontando para E, o Sat Finder acusa sinal em montes de direcções, tornando-se inutil de utilizar...

O Sagem até ajuda bastante, pois tem um menu de verificação de nivel de sinal, mas pura e simplesmente não sai dos 0,2% ( zero, não apanha nada... )

Até ja marquei no suporte de parede os 0º ( SUL ), apartir dos 30W onde está agora apontado ( HISPASAT ) .

Tendo esses 0º como inicio, é facil rodar para Este e apontar muito proximo do ponto onde deveria estar o Hotbird ou Astra, claro, sempre alterando a elevação e rotação do LNB, bem como configurações no receptor, correspondentes a cada satelite...

Já verifiquei o eixo vertical e horizontal com um nivel, e angulos com um transferidor...

Esta tudo aparentemente apontado para o sitio certo, mas não apanha nada...

Mesmo com "fine tuning" no prato, após o apontar inicial, nunca consigo algum sinal sequer...

Como consigo apanhar o hispasat sei que não é o receptor avariado...

Deve mesmo ser problema meu, que não consigo apontar para o sitio certo, sei bem que qualquer milimetro cá em baixo significa muito mais lá em cima...

Last edited:
Back